CHEMERIN AND FACTORS RELATED TO CARDIOVASCULAR RISK IN CHILDREN AND ADOLESCENTS: A SYSTEMATIC REVIEW

Rev Paul Pediatr. 2018 Apr-Jun;36(2):221-229. doi: 10.1590/1984-0462/;2018;36;2;00003. Epub 2018 Jan 15.
[Article in Portuguese, English]

Abstract

Objective: To review findings on chemerin and factors related to cardiovascular risk in children and adolescents.

Data source: A systematic review was performed, according to the standards proposed by the PRISMA guideline, on PubMed, Science Direct, and Lilacs databases. The descriptor "chemerin" was used in combination with "children" and "adolescent", no time limit applied. The research encompassed only original articles written in English, conducted with human subjects - the adult and elderly populations excluded -, as well as literature reviews, brief communications, letters, and editorials.

Data synthesis: After independent analyses of the studies by two reviewers, seven articles meeting the eligibility criteria, published between 2012 and 2016, remained for the review. Cross-sectional, prospective, cohort, and case-control studies were included. The importance of chemerin adipokines on the risk factors for cardiovascular disease is demonstrated by its association with obesity and diabetes mellitus, as well as clinical, anthropometric, and biochemical parameters. However, the strength of evidence from these studies is relatively low, due to their heterogeneity, with several limitations such as small samples and consequent lack of representativeness, lack of standardization in dosage methods, cross-sectional design of most studies, and impossibility of extrapolating results.

Conclusions: The deregulation of chemerin caused by increased adipose tissue may contribute to the development of cardiovascular diseases, suggesting that this adipokine may play a significant role in early identification of individuals at risk.

Objetivo: Sintetizar os achados sobre a quemerina e os fatores relacionados ao risco cardiovascular em crianças e adolescentes.

Fontes de dados: Realizou-se uma revisão sistemática de acordo com os itens propostos pela diretriz PRISMA nas bases de dados PubMed, Science Direct e Lilacs. Utilizaram-se os descritores chemerin de forma associada a children e adolescent, sem limite de tempo. A pesquisa limitou-se a artigos originais realizados com seres humanos, em língua inglesa, excluindo-se a população adulta e idosa, assim como os artigos de revisão, comunicação breve, cartas e editoriais.

Síntese dos dados: Após análise dos estudos por dois revisores, de forma independente, segundo os critérios de elegibilidade, permaneceram na revisão sete artigos, publicados entre 2012 e 2016. Foram incluídos estudos de delineamento transversal, prospectivo, coorte e caso-controle. A importância da adipocina quemerina nos fatores de risco para doenças cardiovasculares é demonstrada por meio de sua associação com obesidade e diabetes melito, assim como com parâmetros clínicos, antropométricos e bioquímicos. Entretanto, a força da evidência dos estudos é relativamente baixa, em função da heterogeneidade das publicações, destacando-se como limitações o número reduzido das amostras e sua ausência de representatividade, a falta de padronização dos métodos de dosagem, o delineamento transversal de grande parte dos estudos e a impossibilidade de extrapolação dos resultados.

Conclusões: A desregulação da quemerina provocada pelo aumento de tecido adiposo pode contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares, sugerindo que tal adipocina tem papel relevante na identificação precoce de indivíduos em risco.

Objetivo:: Sintetizar os achados sobre a quemerina e os fatores relacionados ao risco cardiovascular em crianças e adolescentes.

Fontes de dados:: Realizou-se uma revisão sistemática de acordo com os itens propostos pela diretriz PRISMA nas bases de dados PubMed, Science Direct e Lilacs. Utilizaram-se os descritores chemerin de forma associada a children e adolescent, sem limite de tempo. A pesquisa limitou-se a artigos originais realizados com seres humanos, em língua inglesa, excluindo-se a população adulta e idosa, assim como os artigos de revisão, comunicação breve, cartas e editoriais.

Síntese dos dados:: Após análise dos estudos por dois revisores, de forma independente, segundo os critérios de elegibilidade, permaneceram na revisão sete artigos, publicados entre 2012 e 2016. Foram incluídos estudos de delineamento transversal, prospectivo, coorte e caso-controle. A importância da adipocina quemerina nos fatores de risco para doenças cardiovasculares é demonstrada por meio de sua associação com obesidade e diabetes melito, assim como com parâmetros clínicos, antropométricos e bioquímicos. Entretanto, a força da evidência dos estudos é relativamente baixa, em função da heterogeneidade das publicações, destacando-se como limitações o número reduzido das amostras e sua ausência de representatividade, a falta de padronização dos métodos de dosagem, o delineamento transversal de grande parte dos estudos e a impossibilidade de extrapolação dos resultados.

Conclusões:: A desregulação da quemerina provocada pelo aumento de tecido adiposo pode contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares, sugerindo que tal adipocina tem papel relevante na identificação precoce de indivíduos em risco.

Publication types

  • Systematic Review

MeSH terms

  • Adolescent
  • Cardiovascular Diseases / epidemiology
  • Cardiovascular Diseases / etiology*
  • Chemokines / physiology*
  • Child
  • Humans
  • Intercellular Signaling Peptides and Proteins / physiology*
  • Risk Factors

Substances

  • Chemokines
  • Intercellular Signaling Peptides and Proteins
  • RARRES2 protein, human