Eleições 2024
Por — Belo Horizonte

Em sabatina da TV Globo Minas, o candidato à prefeitura de Belo Horizonte pelo Republicanos, Mauro Tramonte, disse que, se eleito, vai ofertar veículos da prefeitura, durante a madrugada, para levar moradores para a realização de exames médicos. A proposta foi apresentada no momento em que Tramonte era questionado sobre o projeto do "Corujão da Saúde", medida defendida por ele para reduzir a fila de espera por procedimentos médicos na capital mineira.

Segundo o candidato, com o transporte municipal disponível para buscar e trazer o paciente, as pessoas estarão dispostas a fazer os exames em hospitais e clínicas parceiras.

"Eu acredito que não vai ter dificuldade nenhuma, porque nós temos os veículos da vigilância da saúde, do transporte sanitário, que nós vamos fazer que eles rodem também de madrugada. Nós vamos fazer esse convênio e temos que dar a condições para as pessoas se deslocarem. Hoje, nós temos aí uma infinidade de pessoas na fila de exames, só de cirurgias eletivas são quase 30 mil pessoas. É muita coisa pra Belo Horizonte, então nós queremos dar um jeito de zerar isso", prometeu.

Durante a entrevista, o candidato do Republicanos também prometeu fortalecer a Guarda Municipal, mas não quis se posicionar sobre a implantação de câmeras corporais nos uniformes dos agentes. Para a educação, ele propôs um programa de intercâmbios para alunos da rede municipal que se destacarem.

Fuad recebeu apoio de políticos de esquerda e movimentos sociais que defendem o "voto útil" no atual prefeito. — Foto: Júnia Garrido/Campanha Fuad Noman

Já o prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman, do PSD, recebeu um manifesto com mais de 500 assinaturas do "Movimento BH Democrática, progressista e popular". Composto por candidatos de partidos da esquerda, como do PV, Rede, PSOL, entre outros, além de sindicalistas e lideranças de movimentos sociais, o manifesto pede voto útil em Fuad para evitar que apenas chapas da direita estejam no segundo turno.

Sobre o apoio, o prefeito afirmou que sempre esteve aberto às pautas da esquerda, além de fazer acenos ao presidente Lula.

"Eu acho que Belo Horizonte não pode retornar a um extremismo, não pode ficar discutindo coisas que não fazem parte da nossa pauta. A nossa pauta não pode ser abandonada por uma ideologia, por exemplo, as obras que nós estamos fazendo, todas elas importantes. Então, quando eu vejo as forças progressistas se unirem para trabalhar comigo, eu que, em tese, nunca fui de esquerda, sempre digo que o meu partido é Belo Horizonte, mas a minha afinidade com o governo Lula tem sido muito importante para ajudar Belo Horizonte", declarou.

O candidato Bruno Engler fez caminhada na região hospitalar de BH. — Foto: Lucas Mendes/Campanha Bruno Engler

Além deles, o candidato do PL à prefeitura, Bruno Engler, focou o dia de campanha em caminhada pela área hospitalar e no bairro Santa Efigênia, na região Leste. Ao conversar com apoiadores e o eleitorado local, o candidato defendeu maior segurança nas ruas de BH, a partir do aumento do efetivo da Guarda Municipal. Engler também propôs a ampliação do atendimento no Hospital Veterinário da capital.

"A situação é a seguinte hoje, a gente tem um aparato veterinário municipal, mas ele atende muito pouco, ele funciona apenas de segunda a sexta, em horário comercial e faz ,em média, 30 atendimentos por dia. E a gente nunca sabe a hora que o animal vai precisar do atendimento. Então, a nossa proposta não é só ampliar esses atendimentos, mas colocar o hospital funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, para a gente poder atender a saúde dos animais que precisarem", defendeu.

Também nesta quinta-feira, a candidata Duda Salabert, do PDT, almoçou com o presidente do PDT em Minas, Mário Heringer, e participou do encontro de candidatas "mulheres pelo clima".

Já o candidato Rogério Correia, do PT, fez panfletagem na Copasa e se encontrou com a diretoria do Sindágua, enquanto Carlos Viana, do Podemos, visitou uma igreja evangélica na Lagoinha, na região Noroeste, e se encontrou com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Já o candidato Gabriel Azevedo, do MDB, fez caminhada nos bairros São Cristóvão e Serra, além de participar de podcast, enquanto Wanderson Rocha, do PSTU, visitou escolas em Venda Nova.

Por fim, as candidatas Lourdes Francisco, do PCO, e Indira Xavier, do UP, fizeram panfletagem no Centro da cidade. Indira também se reuniu com o sindicato dos servidores municipais nesta quinta-feira.

Mais recente Próxima Datafolha SP: Nunes (27%) e Boulos (25%) seguem tecnicamente empatados; Marçal tem 21%
Mais da CBN

A principal preocupação é com a aproximação de empresários com o adversário Pablo Marçal. Num jantar com empresários para arrecadação de fundos, o influenciador obteve 300 mil reais.

Ricardo Nunes vai à Faria Lima buscar apoio do mercado financeiro

Durante sabatina ao MG1, o candidato Mauro Tramonte prometeu oferecer transporte gratuito para levar pacientes para a realização de exames durante a madrugada. Já Bruno Engler defendeu ampliar o serviço do Hospital Veterinário para 24h por dia, enquanto Fuad Noman recebeu apoio de políticos, sindicatos e movimentos sociais.

Em sabatina, Mauro Tramonte promete veículos na madrugada para levar morador para fazer exame

O Coritiba encara o Goiás pela 29ª rodada do Brasileirão da Série B. Saiba o horário e onde assistir ao vivo aos jogos desta sexta-feira.

Onde assistir a Coritiba x Goiás pela Série B e aos outros jogos desta sexta-feira (27)

A alegação é do tio da vítima, em entrevista à Globonews. O Itamaraty ainda não confirma a informação. Ontem, o Ministério divulgou a morte de um adolescente brasileiro em meio ao conflito no Oriente Médio.

Jovem brasileira morreu após ataques de Israel no Líbano, afirma família

O caso ocorreu em julho na Avenida Lucio Costa, no Recreio dos Bandeirantes. Desde então, Vitor Vieira Belarmino está foragido. A vítima havia se casado poucas horas antes.

Justiça decreta prisão preventiva de influenciador que atropelou e matou fisioterapeuta no Rio

Nesta semana, o BC divulgou um estudo que revela o gasto de cerca de R$ 20 bilhões por mês pelos apostadores. A audiência foi marcada para 11 de novembro.

Bets: Fux convoca audiência para discutir regulamentação das apostas esportivas online

um exame de arcada dentária conseguiu comprovar que os restos mortais eram da advogada.

Polícia confirma que corpo encontrado é da advogada Anic Herdy

O pedido do governo do Rio foi feito em caráter de urgência, já que a execução da cobrança está prevista para a próxima terça-feira

Governo do Rio aciona STF contra cobrança de R$ 1,2 bilhão feita pela União

Apesar do recorde na capital paulista, a situação no interior de São Paulo é ainda pior.

Dia mais quente do ano de novo: São Paulo bate recorde de calor pelo terceiro dia consecutivo

Saiba mais no comentário de Marcelo d'Agosto.

Simulador do Tesouro Direto informa resultados diferentes em curtos intervalos? entenda