Beleza
Por

O cabelo platinado virou tendência e parece ter conquistado homens de diferentes estilos e idades e, digamos, “graus de fama” - ou seja, não são só os rappers e jogadores de futebol que aderiram à ideia. Veja aqui como conseguir o tom certo para você - e, bem importante, como manter a saúde dos fios.

A ideia do visual é deixar os fios quase brancos, refletindo intensamente a luz. Chegar a esse tom exige um processo de descoloração, que utiliza produtos como pós descolorantes e água oxigenada para “quebrar” o pigmento natural do cabelo.

Mas cuidado com a água oxigenada (parte daquela estratégia “vou me virar em casa mesmo”). Por mais que esse produto seja encontrado em qualquer farmácia, conquistar um cabelo platinado saudável é tarefa para profissionais. Assim fica garantido o resultado que você espera, um processo que não danifique a cabeleira e, de quebra, você recebe orientações de como fazer a manutenção.

Cabelo platinado: vale saber

Quanto ao tipo de cabelo, o platinum blonde está liberado para todos, do liso ao crespo. Mas procedimentos químicos anteriores podem acender um sinal de alerta. É o que explicou o hair stylist Daniel Lacerda, sócio do CAB, em São Paulo, em matéria à GQ sobre o tema.

“Não aconselhamos descoloração para quem possui algum processo químico como progressiva, que afina e tira a umidade do fio. O cabelo ideal para descolorir é aquele com todos os nutrientes em dia, ou seja, virgem”.

Ainda segundo Lacerda, quando há outras químicas no fio, como a progressiva, vira parte fundamental do processo o chamado teste de mecha antes da descoloração total. É essa etapa que vai revelar se a saúde atual dos fios suporta o processo.

Por ser um procedimento invasivo, o couro cabeludo pode reagir à descoloração com uma sensação de ardência. Até certo ponto, ela é natural. “É por conta da oxidação que o produto promove”, volta o especialista. “Não é ideal aplicar produtos no couro cabeludo, mas como estamos falando de uma descoloração global (ou seja, desde a raiz), é necessário”.

O ator Zac Efron adotou o platinado em 2019 — Foto: Getty Images
O ator Zac Efron adotou o platinado em 2019 — Foto: Getty Images

Cabelo platinado: como é feito

Um cabelo platinado se consegue com uma mistura de pó descolorante e água oxigenada. As medidas adequadas são da alçada de um bom profissional – mas a gente te conta: em geral, uma medida de pó descolorante para duas de água oxigenada.

O especialista vai então aplicar o preparado, com a ajuda de um pincel: em todo o cabelo ou nos locais onde você deseja o efeito. É essa a hora da ardência que, se estiver tudo ok, é totalmente suportável

E se não for, saiba: a conduta adequada é retirar o produto imediatamente para evitar qualquer tipo de reação alérgica. Daí a importância do teste de mecha antes. É importante que um profissional faça o diagnóstico para que se compreenda a necessidade do fio do seu cabelo.

O jogador de futebol Marinho, famoso por variar nos penteados, em fase platinada — Foto: Divulgação Instagram
O jogador de futebol Marinho, famoso por variar nos penteados, em fase platinada — Foto: Divulgação Instagram

Cabelo platinado: o tom certo

O tom do cabelo platinado varia de acordo com o tempo de ação do produto e o tipo do fio. Esses fatores é que vão determinar o quanto mais amarelo ou mais branco o cabelo vai ficar.

E aí aqui também que o profissional precisa ficar atento para evitar o chamado corte químico, que é quando os fios ficam tão fragilizados que chegam a se romper.

Mas, claro, o tom também fica ao gosto do cliente. Dentro do espectro do platinado, é possível optar pelo mais perolado ou mais acinzentado. E dá também para escolher se o cabelo platinado será bem claro desde a raiz ou se haverá um leve esfumado para dar um efeito de profundidade nos fios e preservar a raiz do cabelo.

Cabelo platinado: quanto tempo dura

Em média, o cabelo platinado tem a durabilidade de 30 a 40 dias. Como, em geral, o cabelo do homem costuma ser curto, a raiz fica aparente com maior facilidade, destoando da cor natural do cabelo.

Se você preferir por um intervalo maior no retoque da raiz, uma dica pode ser aquele cabelo platinado com fundo esfumado, que não levou produto próximo ao couro cabeludo. Dessa forma, a diferença entre tons causada pelo crescimento fica, por assim dizer, incorporada ao estilo, adiando a hora de repetir o procedimento ou fazer um retoque.

Kanye West também já desfilou com os fios quase brancos; a foto é de 2017 — Foto: Getty Images
Kanye West também já desfilou com os fios quase brancos; a foto é de 2017 — Foto: Getty Images

Cabelo platinado: como cuidar

No caso do cabelo platinado, o cuidado vai muito no sentido de preservar ou recuperar a saúde dos fios, até para que tudo esteja bem para uma próxima sessão de descoloração.

E como a descoloração é um procedimento invasivo para o cabelo, é importante criar e seguir um cronograma capilar para restabelecer a estrutura do fio e recuperar nutrientes perdidos.

Para isso, uma boa dupla shampoo/condicionador, até mesmo específica para cabelos descoloridos, será sua aliada. O condicionador fecha as cutículas, protegendo-as das impurezas do ar, e regula o ph do fio.

A periodicidade da lavagem, como acontece normalmente, é ditada pelo grau de oleosidade do couro cabeludo. “A lavagem é importante quando você verifica que o couro cabeludo está oleoso. Isso acontece com a maioria dos homens, mas os que não ficam oleosos podem lavar dia sim dia não”, recomenda Lacerda.

Jão com o cabelo platinado para o lançamento do álbum 'SUPER' — Foto: Divulgação
Jão com o cabelo platinado para o lançamento do álbum 'SUPER' — Foto: Divulgação

Cabelo platinado: dicas para pentear

Produtos para modelar o fio do cabelo platinado são bem-vindos, desde que em quantidades moderadas – em geral, indicadas pelo próprio fabricante. Isso é importante para evitar excesso de resíduos, o que amarela o fio.

É sempre preciso observar (ou se informar sobre) o seu tipo de cabelo, mas os óleos, por exemplo, são bons para baixar o frizz e hidratar. A pomada, usada para modelar, também pede moderação, já que mesmo as mais secas podem deixar resíduos.

Cabelo platinado: cuidados extras

A chegada da primavera – que, para nós, já é verão – anuncia também a volta da temporada de sol forte, praia e piscina. É quando a atenção dos platinados precisa redobrar.

Recomenda-se o uso do protetol solar em dias quentes, idas à piscina ou escapadas praianas. Além de proteger dos raios solares e do sal marinho, o produto evita o efeito esverdeado na piscina.

Mais recente Próxima Cortes de cabelo masculino que nunca saem de moda
Mais de GQ

Cantor divulga nova música nesta quinta-feira (15); à GQ Brasil, ele fala sobre o projeto, a família e a relação com a moda

Dilsinho lança single 'Duas' em homenagem à esposa e à filha: "Estou mais maduro para falar de mim"

"Um presente"; personagens dos atores vivem triângulo amoroso na nova novela das 18h da Rede Globo

Sérgio Guizé exalta parceria com Renato Góes e Isadora Cruz em 'Mar do Sertão'

O aquecimento global oferece riscos também para a base da cadeia alimentar oceânica, sugere estudo

Uma viagem submarina pelo tempo pode trazer más notícias para a vida nos mares

Uma das lideranças criativas da AlmappBBDO, ela já ganhou um Caboré e conta aqui como as mulheres vem mudando a publicidade

5 perguntas para Keka Morelle

Filme da HBO retrata a história de Elizabeth Holmes e sua startup, a Theranos

Documentário “A Inventora” discute os limites do storytelling em inovação

Unindo razão e sensibilidade, Viviane Pepe conquistou a direção brasileira de uma das marcas de beleza mais reconhecidas no mundo

No topo da Avon

Com campanhas disruptivas, divertidas e emblemáticas, os publicitários brasileiros não conquistaram apenas Cannes – transformaram anúncios em cultura pop

Propaganda a gente vê por aqui

Executivo que já enfrentou crises aéreas e ama revistas acredita que criatividade é inerente ao ser humano

German Carmona, um dos nossos jurados, voa alto

Uma startup na crescente indústria de serviços climáticos permite que você crie um mapa e projete seu próprio desastre - e ajuda a colocar um preço no impacto da mudança climática

Empresas podem prever as catástrofes climáticas por encomenda