Lifestyle

Estou extremamente impactado com minha experiência no hotel Rosewood São Paulo. Desde o momento da minha chegada até minha saída (e até agora), estou impressionado em todos os sentidos.

Eleito como um dos melhores hotéis do mundo pela The World's 50 Best Hotels, o Rosewood São Paulo merece mesmo ganhar todos os prêmios do planeta. Situado no antigo hospital Matarazzo, ícone metropolitano onde nasceram muitos paulistanos, o monumento histórico tombado foi inteiramente transformado em um complexo chamado Cidade Matarazzo.

A Cidade Matarazzo em São Paulo — Foto: Ruy Teixeira
A Cidade Matarazzo em São Paulo — Foto: Ruy Teixeira

O projeto representa um marco para a cidade de São Paulo e integra, além do Rosewood, um outro hotel, uma área de eventos, uma capela, um centro cultural e um shopping com diversos restaurantes que devem abrir no próximo ano.

Aqui encontra-se uma diversidade de arte e projetos inspiradores — e, uma vez aqui, não dá vontade nenhuma de sair. Idealizado pelo empresário francês Alexandre Allard, o empreendimento é um dos mais gigantescos e impressionantes já vistos no Brasil.

Vindo do aeroporto de Guarulhos cansado de um longo voo, chego de carro entrando diretamente no lobby que parece um museu. O curador de artes Marc Pottier e o famoso designer Philippe Starck fizeram desse hotel uma grande galeria de arte viva e imersiva.

Por cada canto que você olha, admiram-se obras de artistas brasileiros renomados. Ao chegar no meu quarto fui surpreendido por um livro aberto na cama com as letras de uma das minhas canções favoritas: Drão, de Gilberto Gil. Levanto os olhos e vejo um violão… assinado pelo próprio artista, que acaba de anunciar sua última turnê. A magia continua a acender as luzes do banheiro, me olho no espelho e uma frase aparece, “o inesperado instante do primeiro olhar.”

Um dos quartos do Rosewood São Paulo — Foto: Divulgação
Um dos quartos do Rosewood São Paulo — Foto: Divulgação

Além das amenidades de praxe de um hotel de alto luxo, o capricho vai além com sandálias chiques, livros, itens de autocuidado, diversos mimos deliciosos e uma sacola com a mensagem esclarecedora do fundador “não existe luxo sem cultura”.

Ao abrir a imensa janela do meu quarto situado na Torre Mata Atlântica, edifício anexo ao prédio histórico, me deparo com a própria floresta em abundância e uma vista para o restaurante principal do hotel, Le Jardin. Nessa mesma torre há apartamentos residenciais, além dos quartos de hotel, que podem ser alugados.

O terraço do restaurante Le Jardin — Foto: Divulgação
O terraço do restaurante Le Jardin — Foto: Divulgação

O sol já está raiando. Mas, antes de sair do hotel decidi voltar a minha rotina de esporte e testar a academia. Super bem equipado, o fitness do Rosewood conta um serviço de personal trainer muito atencioso e goza dos melhores equipamentos. A vontade é de treinar aqui todos os dias — e isso é possível para quem mora em São Paulo e quiser se associar como membro.

Nos vestiários, duas lindas saunas convivem com uma jacuzzi deslumbrante. Na saída, consigo sentir a elegância do spa Asaya assinado pela marca francesa Guerlain. Promessa de vitalidade cumprida, vou me revigorar com um café da manhã saudável e equilibrado. A caminho, passo pela lindíssima piscina do térreo que me lembra imediatamente o artista Gaudí.

O spa Asaya e a jacuzzi no hotel Rosewood São Paulo — Foto: André Klotz
O spa Asaya e a jacuzzi no hotel Rosewood São Paulo — Foto: André Klotz

Nas mesas externas do Le Jardin, é uma delícia iniciar o dia sendo bem acolhido e bem servido. Enquanto o omelete de clara de ovos não chega, aceito uma cesta de pães de queijo quentinhos e um pão ao chocolate para matar saudades da França. Satisfeito, decido então fazer o tour das artes com um dos concierges bem treinados para tentar entender melhor o projeto.

Quem se hospedar no Rosewood não pode deixar de fazer esse passeio, que explica em detalhes as raízes neoclássicas e italianas dos prédios, as centenas (ou milhares) de obras de arte que entregam muita cultura brasileira, as tapicerias omnipresentes, os mármores e as madeiras brasileiras, a história e conceito dos 10 prédios que integram o projeto do Cidade Matarazzo, o paisagismo e muito mais.

Enquanto estou terminando a intrigante imersão, subo as escadas da capela histórica inteiramente renovada e observo, pasmo, um vitral impressionante do Vik Muniz. Dito isso, volto ao quarto para um momento de digestão de tanta informação. Um dos pontos altos do hotel é poder vivenciar uma experiência diferente a cada estadia, pois todos os andares são diferentes e os espaços estão em constante mutações.

A capela Santa Luzia no Cidade Matarazzo — Foto: Gabba Visuals
A capela Santa Luzia no Cidade Matarazzo — Foto: Gabba Visuals

Voltando ao assunto gastronomia, no qual me toca muito, faz todo sentido sentar em uma das mesas em meio às oliveiras do restaurante Taraz, para provar o cardápio assinado pelo chef Felipe Bronze. Também é bom reservar uma mesa no Blaise que serve uma comida franco-brasileira baseada em ingredientes sustentáveis em um ambiente pitoresco. Mais tarde, o bar Rabo di Galo é uma sensação e muito concorrido pelos hóspedes e turistas que visitam a cidade.

O ambiente do restaurante Blaise no hotel Rosewood São Paulo — Foto: Ruy Teixeira
O ambiente do restaurante Blaise no hotel Rosewood São Paulo — Foto: Ruy Teixeira

Faltam poucas horas para eu sair rumo ao próximo destino, então decido desfrutar do pôr do sol na piscina situada no rooftop. Admiro, contemplativo, a cidade que tanto amo. Estava com saudades de São Paulo e minha experiência no Rosewood me preenche de alegria como nunca poderia imaginar.

O que posso afirmar é que não me senti aqui dentro de um hotel, mas sim em algo muito mais amplo e interessante. Inspirador, intrigante, extraordinário, faltam palavras para descrever a sensação de estar hospedado no Rosewood São Paulo.

Mais recente Próxima Da mais pesada à mais mortal, as 4 aranhas mais 'extremas' do mundo
Mais de GQ

Cantor divulga nova música nesta quinta-feira (15); à GQ Brasil, ele fala sobre o projeto, a família e a relação com a moda

Dilsinho lança single 'Duas' em homenagem à esposa e à filha: "Estou mais maduro para falar de mim"

"Um presente"; personagens dos atores vivem triângulo amoroso na nova novela das 18h da Rede Globo

Sérgio Guizé exalta parceria com Renato Góes e Isadora Cruz em 'Mar do Sertão'

O aquecimento global oferece riscos também para a base da cadeia alimentar oceânica, sugere estudo

Uma viagem submarina pelo tempo pode trazer más notícias para a vida nos mares

Uma das lideranças criativas da AlmappBBDO, ela já ganhou um Caboré e conta aqui como as mulheres vem mudando a publicidade

5 perguntas para Keka Morelle

Filme da HBO retrata a história de Elizabeth Holmes e sua startup, a Theranos

Documentário “A Inventora” discute os limites do storytelling em inovação

Unindo razão e sensibilidade, Viviane Pepe conquistou a direção brasileira de uma das marcas de beleza mais reconhecidas no mundo

No topo da Avon

Com campanhas disruptivas, divertidas e emblemáticas, os publicitários brasileiros não conquistaram apenas Cannes – transformaram anúncios em cultura pop

Propaganda a gente vê por aqui

Executivo que já enfrentou crises aéreas e ama revistas acredita que criatividade é inerente ao ser humano

German Carmona, um dos nossos jurados, voa alto

Uma startup na crescente indústria de serviços climáticos permite que você crie um mapa e projete seu próprio desastre - e ajuda a colocar um preço no impacto da mudança climática

Empresas podem prever as catástrofes climáticas por encomenda