Lauro Jardim
PUBLICIDADE
Lauro Jardim

Informações exclusivas sobre política, economia, negócios, esporte, cultura.

Informações da coluna

Ao trocar a chefia da Polícia Civil do Rio, no início do mês, Cláudio Castro usou a justificativa de que o estado passava por “um gigante aumento da violência”. A declaração virou um obstáculo para o correligionário do governador, Alexandre Ramagem, que disputa a prefeitura carioca pelo PL e aposta justamente na segurança pública como uma bandeira de campanha. O bolsonarista foi questionado em sabatinas a respeito da dificuldade de Castro (e de seu partido) em agir para conter a violência — Ramagem, aliás, chegou a dar nota 7 para o desempenho do aliado.

Agora, Castro acaba de cometer um novo “deslize”, também na pauta da segurança, e que já está sendo usado por aliados de Eduardo Paes, adversário de Ramagem. Hoje, o governador publicou nas redes sociais um vídeo com 38 novas viaturas descaracterizadas que sua gestão entregou à PM do Rio, mais especificamente ao setor de inteligência. Seria um acerto com potencial para ajudar Ramagem, se as imagens não mostrassem exatamente como são os carros “disfarçados”.

Diz Castro no vídeo, a bordo de um dos veículos:

— Nem parece viatura, né? A ideia é exatamente essa. São 38 carros sem caracterização alguma para serem utilizados no trabalho de inteligência e investigação. Esse é um grande investimento (...).

A contradição de um vídeo que expõe detalhes sobre carros descaracterizados, com imagens deles de fora e por dentro, não passou despercebida. Seguidores do governador fizeram mais de 900 comentários na publicação, muitos deles em tom de crítica. E Renan Ferreirinha, secretário de Educação de Paes, engajado na campanha do prefeito, produziu seu próprio vídeo sobre o episódio.

Diz Ferreirinha no material, que apoiadores de Paes fazem circular nas redes (incluindo o WhatsApp):

— Pessoal, olha que coisa bizarra. O governador Cláudio Castro acaba de anunciar quais são as viaturas disfarçadas que serão utilizadas pelo serviço de inteligência da PM. Agora, toda a criminalidade do Rio sabe que o Nissan Kicks Prata vai ser utilizado (...). O governador, que é o padrinho político do Ramagem, está tão desesperado com os altos indíces de segurança do nosso estado, e da região metropolitana, que comete bizarrices como essa. 

Rompido com Castro desde o início da eleição, Paes tem sido atacado pelo grupo político do governador, com destaque para Ramagem, por não atuar, na visão deles, contra o crime organizado. A resposta do prefeito tem sido colar o adversário à atuação controversa de Castro na mesma área. Paes, aliás, já deixou sua “curtida” no vídeo com críticas sobre Castro e as viaturas.

Assista aos vídeos de Cláudio Castro e Renan Ferreirinha:

Mais recente Próxima Advogados do Ibram renunciam à causa relativa às tragédias de Brumadinho e Mariana

Inscreva-se na Newsletter: Lauro Jardim