Ela
PUBLICIDADE

Por La Nacion — Buenos Aires

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/09/2024 - 04:01

"Pocketing: O perigo de esconder o parceiro"

Pocketing é um termo que descreve o ato de esconder o parceiro do convívio social. Motivos incluem medo de compromisso, traumas passados, infidelidade e pressões socioculturais. Especialistas recomendam diálogo aberto e alertam para consequências emocionais sérias. Sinais incluem ausência nas redes sociais e evitar apresentar o parceiro como tal.

Em um relacionamento amoroso, podem ocorrer várias situações que, se não forem levadas em consideração, podem afetar o casal. Com o passar dos anos, surgem novas terminologias para descrever de maneira precisa os comportamentos recorrentes que impactam uma das partes. Nesse sentido, o termo "pocketing" ganha cada vez mais relevância. Mas o que significa?

De acordo com o site especializado MejorConSalud, pocketing "consiste em ocultar o(a) parceiro(a), ou seja, quando uma das pessoas esconde seu relacionamento de seu círculo de amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo nas redes sociais".

É um termo que vem do inglês, mais especificamente da palavra pocket, que significa "bolso". Assim, pocketing seria algo parecido com "colocar no bolso". A situação ocorre quando uma pessoa quer "guardar no bolso" a outra. Isso já acontece há muito tempo, mas hoje pode ser explicado por meio desse termo.

Por que alguém faria 'pocketing'?

Existem diversos motivos pelos quais uma pessoa decide ocultar seu parceiro(a) de seus círculos mais próximos.

  • Medo de compromisso. A pessoa não apresenta seu parceiro(a) para familiares e amigos, o que gera dúvidas sobre o próximo passo. Por isso, opta pelo pocketing, para evitar dar explicações caso o relacionamento não seja duradouro.
  • Traumas. Experiências passadas ou relacionamentos anteriores podem levar a pessoa a esconder o atual parceiro(a).
  • Infidelidade. Quem está traindo pode tentar esconder seu parceiro(a) para ser mais discreto e evitar deixar rastros de suas ações.
  • Personalidade. Pessoas mais reservadas podem tender a ocultar seu parceiro(a) simplesmente por sua forma de ser. Nesse caso, não se trata necessariamente de algo malicioso. Por outro lado, pessoas mais extrovertidas costumam apresentar seu parceiro(a) logo a amigos e familiares.
  • Separação recente. Após o término de um relacionamento, o luto e o processo de cura podem fazer com que a pessoa evite apresentar um novo parceiro(a) até estar emocionalmente pronta.
  • Pressões socioculturais. Outro motivo para esconder o parceiro(a) é o medo da reação do círculo próximo, especialmente em questões relacionadas a religião, orientação sexual, classe social ou até mesmo cor da pele. Nessas situações, a pessoa prefere evitar o confronto.

Como lidar com o 'pocketing'?

Segundo especialistas, ao detectar o pocketing, o melhor caminho é uma conversa aberta sobre o tema, na qual se explicite como essa situação afeta a pessoa envolvida. Caso surjam desculpas constantes, a psicóloga Leticia Martín Enjuto sugere que o mais saudável é encerrar o relacionamento, já que o pocketing pode ter consequências emocionais sérias para a outra parte.

A pessoa afetada pode sentir medo, nervosismo e insegurança, segundo o psicólogo Pablo Melicchio. Isso pode desencadear uma crise psicológica, afetando a autoestima e levando a questionamentos sobre seu valor no relacionamento. Esses pensamentos podem, eventualmente, resultar em ansiedade e depressão.

Cinco sinais de pocketing

  • Ausência nas redes sociais. Se seu parceiro(a) é ativo(a) nas redes sociais, mas nunca posta fotos ou menções sobre você, esse é um sinal claro de pocketing.
  • Prefere lugares pouco movimentados. Se a pessoa sempre escolhe lugares discretos ou com pouco movimento, ou insiste em programas em casa, isso pode indicar pocketing.
  • Nega o relacionamento. Se o parceiro(a) te apresenta como um(a) amigo(a), esse é um sinal óbvio de ocultação.
  • Evita perguntas. Se a pessoa evita perguntas sobre família, amigos ou colegas de trabalho, isso pode ser um indício de pocketing. Uma forma de testar isso é sugerir um encontro com o círculo social dele(a). Caso sempre apareçam desculpas, você está diante de um caso de pocketing.

Mais recente Próxima Casais LAT: sexóloga cita prós e contras sobre 'viver juntos, mas separados'
Mais do Globo

Criminalista é advogada de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank no caso de racismo sofrido por Títi, de 11 anos

Juliana Souza fala sobre luta por equidade após reconhecimento na ONU e condenação histórica por racismo no caso Títi Gagliasso

Estará Galípolo preparado para o que dele se espera? Será capaz de resistir à obsessão com que o Planalto tentará tutorá-lo no exercício do cargo?

Captação líquida, ou seja, já descontando os resgates, cresce 100% entre janeiro e julho. Entenda as diferenças entre VGBL e PGBL e se vale a pena investir

Investimento em planos de previdência privada dobra este ano, e aportes chegam a R$ 36 bi

Coordenadores brasileiros de grupo de trabalho do G20 apontam desafios para obter consenso, mas mantêm otimismo

G20: Brasil tenta superar divergências sobre comércio e investimento

O programa de compartilhamento de bicicletas recompensa os usuários que ajudam a redistribuir as bicicletas por Nova York. Alguns ciclistas descobriram como transformar isso em lucro.

Ciclistas ganham até R$ 30 mil por mês em esquema com bicicletas compartilhadas em Nova York; entenda

No ano que vem, a maioria das datas comemorativas nacionais vai ocorrer em dias úteis, e próxima aos finais de semana, possibilitando o tão aguardado 'feriadão'

Quantos feriados serão 'emendados' em 2025? Veja calendário

Vegano, Hamilton revelou perder até quatro quilos em menos de duas horas de corrida, em que peso influi na velocidade; competidores conciliam exercícios com testes específicos, dieta e hidratação

'Resistência extrema' e Senna pioneiro: por que Fórmula 1 exige tanto do corpo e como pilotos se preparam

Evento será realizado no dia 2 de outubro e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Seminário no Rio discutirá como enfrentar a crise global do clima