Olimpíadas
PUBLICIDADE

Por O Globo — Paris

A namorada de Rafaela Silva, que deixou a disputa individual do judô em Paris sem medalhas, usou as redes sociais para homenageá-la. Pelo Instagram, Eleudis Valentim afirmou ter acompanhado a preparação da judoca para as Olimpíadas e ressaltou que a brasileira tem um legado no esporte maior que qualquer resultado na edição de 2024.

Eleudis, que também é judoca, afirmou ter sorte de ter em casa Rafaela, a quem chamou de "diamante bruto". A esportista destacou amar a namorada pelo ser humano que ela é, não por suas premiações.

"Eu não sei nem o que escrever pra você. Vi toda sua preparação para esse dia então sei que está doendo e muito, mas eu sempre vou estar aqui para te lembrar que você sempre foi mais que uma medalha e tem seu legado. O que você já fez pelo o esporte é extraordinário e para poucos. Você é e sempre será diferenciada. Tenho muita sorte em ter um diamante bruto como você em casa", escreveu ela. "Seguimos juntas para o próximo desafio".

Esta segunda-feira (29) foi um dia ruim para o judô do Brasil. Dois candidatos ao pódio, Rafaela Silva (57kg), campeã olímpica na Rio-2016 e nome forte para a conquista do ouro, e Daniel Cargnin (73kg), bronze em Tóquio-2020, não corresponderam às expetativas. Rafaela, que se machucou na semifinal, caiu na disputa pelo bronze, após quase cinco minutos de golden score. E Cargnin foi derrotado logo na estreia. Ambos choraram muito após as eliminações.

— Eu não sei o que é mais difícil. Chegar e tomar um iponn ou perder da maneira que foi — disse Rafaela, logo após a derrota por punição para a japonesa Haruka Funakubo, na disputa pelo bronze.

O combate de Rafaela terminou após análise de vídeo da arbitragem, momento em que as duas atletas já tinham duas punições cada, e uma terceira definiria a medalha.

Os juízes constataram que a brasileira fez um movimento ilegal e foi penalizada, de maneira decisiva, e Funakubo levou a medalha. Para esse movimento, quando o atleta apoia a cabeça no tatame, a punição é de desclassificação automática.

Rafaela contou que sentiu o joelho esquerdo na semifinal contra a sul-coreana Huh Mi-mir e que "depois não conseguiu fazer mais nada".

Nesta luta, ela perdeu por waza-ari, após imobilização por 10 segundos, também no golden score. Rafaela nunca ganhou de Huh: essa foi a quinta derrota. A adversária é a terceira colocada no ranking mundial, e a brasileira, a quarta.

— Tenho dificuldade de lutar com essa atleta da Coreia. E logo na primeira entrada, eu desequilibrei e caí no chão. Tentei avisar a treinadora porque senti meu joelho. E depois não consegui fazer mais nada — lamentou Rafaela, aos prantos . — É a perna do meu principal golpe, que é o ultimata. E estava com bastante dor. É uma lesão bem chata e o médico já tinha me falado que uma das principais coisas desta lesão é a falta de confiança.

Rafaela, que já sabia que poderia pegá-la na semifinal, treinou várias estratégias para a luta, mas não deu certo. A brasileira começou agressiva, porém teve dificuldade para encaixar os golpes e se antecipar. Viralizou a corridinha de Huh, no início da luta, fugindo do combate e que, curiosamente, não lhe causou punição.

Rafaela Silva perdeu para sul-coreana no judô: contusão na perna esquerda — Foto: Luis ROBAYO / AFP
Rafaela Silva perdeu para sul-coreana no judô: contusão na perna esquerda — Foto: Luis ROBAYO / AFP

A brasileira havia estreado com vitória contra a turcomenistã Maysa Pardayeva, por ippon, com chave de braço na primeira luta. Nas quartas, ela superou a georgiana Eteri Liparteliani, com dois waza-ari (ippon).

Rafaela, campeã olímpica na Rio-2016, voltou a disputar os Jogos Olímpicos após ter cumprido suspensão por doping. Por este motivo, no ciclo passado, perdeu a chance de ir a Tóquio-2020.

Também teve de devolver as medalhas de ouro do Pan-Americano de Lima-2019 e os bronzes individual e por equipes do Mundial do Japão do mesmo ano. Ela havia prometido a si mesma voltar ao pódio continental, mundial e olímpico. Tinha conseguido o ouro no Mundial, em 2022, e o ouro nos Jogos Pan-americanos Santiago-2023. Faltou a cereja do bolo.

Ela disse, no entanto, que essa não será a sua despedida de Jogos Olímpicos e que quer disputar os Jogos de Los Angeles, em 2028. Ela terá 36 anos.

— Não vou encerrar aqui hoje. Tenho o objetivo de ir até Los Angeles. Então eu queria essa medalha, abdiquei do Campeonato Mundial esse ano, focada nessa medalha olímpica. Treinei, estudei, foquei no meu trabalho, nas minhas adversárias. Mas sabia que é uma competição dura, é uma Olimpíada.

Mais cedo, Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio-2020, foi surpreendido na estreia por Akil Gjakova, do Kosovo, por ippon (dois waza-ari) e não avançou ao bloco final. Em seu país, Gjakova tem mandado de prisão por violência doméstica.

– É um dos poucos atletas no cenário inteiro que eu ainda não tinha vencido. O que me deixa mais triste é minha família estar aqui. Uma das coisas que meu técnico falou e que eu também sinto é que não devo nada para ninguém. Desde mais novo, todo mundo desacreditava. Quando medalhei em Tóquio, todo mundo começou a falar 'era uma esperança' e tudo mais. Não vou deixar me abalar – disse a judoca.

Rafaela e Daniel voltam ao tatame na disputa por equipe mista, que ocorrerá no domingo, dia 3 de agosto.

Mais recente Próxima Neymar cutuca japonês derrotado por Gabriel Medina nos Jogos de Paris-2024: 'Oi amigo'
Mais do Globo

Ventos atingem até 225km/h

Furacão Helene atinge o Norte da Flórida como categoria 4

Cármen Lúcia foi feliz ao declarar que as agressões durante campanhas ofendem a própria democracia

Espiral de violência na política tem de ser contida

Operação da PF que prendeu 61 suspeitos integra iniciativa da Interpol em 12 países latino-americanos

Quadrilhas de pedófilos se sofisticam com tecnologia e articulação global

É importante que beneficiários não sejam estigmatizados, criminalizados ou prejudicados

Epidemia das bets não pode ser usada para demonizar Bolsa Família

Acreditamos que seja possível conciliar a prática do jogo com a proteção social e financeira dos cidadãos

É preciso  promover um ambiente de apostas informado e responsável

Veja o horóscopo do dia 27/9 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 27/9

Artista foi casada com empresário Tommy Motola, muito próximo ao rapper e chamado por Michael Jackson de 'demônio'

O que Mariah Carey sabe? Cantora teria tido carreira boicotada por conhecer tramoias de Diddy e seu ex-marido

Agressão ocorreu durante debate da TV Cultura, quando candidatos trocaram uma série de acusações

Cadeirada: Pablo Marçal processa Datena e pede indenização de R$ 100 mil

Apesar de boa impressão inicial, treinador não conseguiu fazer com que a equipe encontrasse uma forma de jogar sem Pedro, principal referência do ataque

Análise: Eliminação do Flamengo na Libertadores escancara falta de repertório do time de Tite

Segundo varejistas, demanda está concentrada nos modelos mais premium da empresa, como o Pro Max

iPhone 16 é lançado nesta sexta-feira no Brasil com novas funções e promoções no varejo