Intervenções de esportes modificados para crianças e adolescentes com deficiência: Uma revisão de escopo

Dev Med Child Neurol. 2024 Nov;66(11):e215-e228. doi: 10.1111/dmcn.15963. Epub 2024 Jun 3.

Abstract

As intervenções de esportes modificados visam o desempenho de habilidades relacionadas ao esporte e visam alcançar a participação em atividades físicas e funções corporais Essas intervenções incluíram treinamento de habilidades motoras relacionadas ao esporte em grupo e introdução ao esporte em ambientes do mundo real Eles são oferecidos principalmente para crianças ambulantes com transtorno do espectro do autismo e paralisia cerebral A maioria dos estudos de intervenção de esportes modificados apresentou nível de evidência moderado Resumo gráfico: Intervenções de esportes modificados para crianças e adolescentes com deficiência: Uma revisão de escopo. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/dmcn.15952.

Objetivo: Estabelecer o escopo da literatura sobre intervenção de esportes modificados para crianças e adolescentes com deficiência. MÉTODOS: Para esta revisão de escopo, os artigos foram selecionados e as características dos estudos foram extraídas. As intervenções de esportes modificados foram descritas quanto à sua estrutura, utilizando os itens do Template for Intervention Description and Replication (TIDieR). Os componentes do tratamento foram descritos usando a linguagem do Sistema de Especificação de Tratamento de Reabilitação. Os resultados foram analisados e validados por um grupo de profissionais, utilizando a estratégia de Envolvimento do Público e do Paciente.

Resultados: Doze estudos foram elegíveis para inclusão, investigando intervenções para crianças com transtorno do espectro do autismo, paralisia cerebral e outras condições. A maioria dos estudos apresentou nível de evidência moderado. Os ingredientes ativos foram o treino motor repetido relacionado com o esporte e a introdução à prática esportiva através do mecanismo de “aprendizagem pela ação”. O alvo da intervenção foi a capacidade de execução das habilidades motoras grossas, e os objetivos da intervenção (resultados indiretos) foram a participação em atividades físicas e diferentes funções corporais. INTERPRETAÇÃO: As principais características e estrutura da intervenção, lacunas de pesquisa e um passo‐a‐passo para implementação clínica foram apresentados para melhorar sua compreensão. São necessárias investigações futuras sobre a eficácia das intervenções de esportes modificados com estudos de melhor qualidade, incluindo resultados de participação, e estudos com crianças não deambulantes.

O que este artigo acrescenta: As intervenções de esportes modificados visam o desempenho de habilidades relacionadas ao esporte e visam alcançar a participação em atividades físicas e funções corporais Essas intervenções incluíram treinamento de habilidades motoras relacionadas ao esporte em grupo e introdução ao esporte em ambientes do mundo real Eles são oferecidos principalmente para crianças ambulantes com transtorno do espectro do autismo e paralisia cerebral A maioria dos estudos de intervenção de esportes modificados apresentou nível de evidência moderado.

Publication types

  • Review

MeSH terms

  • Adolescent
  • Autism Spectrum Disorder / rehabilitation
  • Autism Spectrum Disorder / therapy
  • Cerebral Palsy / rehabilitation
  • Cerebral Palsy / therapy
  • Child
  • Disabled Children / rehabilitation
  • Humans
  • Motor Skills / physiology
  • Sports*