Objective: To understand the perceptions and experiences of transsexual and travesti women and non-binary or gender-fluid people (TGWT+) in health services where they took pre-exposure prophylaxis (PrEP) in the periods before and during the pandemic, focusing on the resignification in the relationship with services and the continuity of HIV prevention via PrEP.
Methods: Qualitative research and analysis of empirical material generated in the context of broader studies were conducted. A total of 45 semi-structured interviews were conducted with TGWT+ PrEP users in the city of São Paulo and analyzed using iterative thematic content analysis.
Results: The TGWT+ interviewees gave new meanings to their struggles, daily lives and ways of caring for their health and played a central role within them. With its particularities, the COVID-19 pandemic became one more event among all the others that TGWT+ face daily. Alongside the COVID-19 pandemic, the TGWT+ were faced with the HIV epidemic, but with the possibility of prevention via PrEP.
Conclusion: Based on a situated and conscious perspective, more explicit in the context of the health crisis, the TGWT+ intertwined conscious actions and care practices in dialog with health services. Further research on these groups from a spatiotemporal dynamic situated in specific contexts of meaning production would make it possible to advance prevention and care strategies, especially in times of health crisis.
Objetivo: Compreender as percepções e experiências de mulheres transexuais, travestis e pessoas não binárias ou de gênero fluido (MTrT+) em serviços de saúde que fazem segmento de profilaxia pré-exposição sexual (PrEP), antes e durante o contexto de pandemia, quanto às ressignificações na relação com os serviços e à continuidade da prevenção ao HIV por meio da PrEP.
Métodos: Investigação qualitativa e análise de material empírico produzido no âmbito de estudos mais amplos. Realizaram-se 45 entrevistas semiestruturadas com MTrT+ usuárias da PrEP da cidade de São Paulo, aplicando-se posteriormente a análise de conteúdo temática iterativa.
Resultados: As MTrT+ entrevistadas, com relação à pandemia de covid-19; protagonizam e ressignificam suas próprias lutas, seus cotidianos e suas formas de cuidar da saúde. Com suas particularidades, a pandemia se torna um acontecimento a mais dentre todos os demais que as MTrT+ enfrentam quotidianamente. Paralelamente, transitam pela epidemia de HIV, mas com a possibilidade de se prevenir por meio da PrEP.
Conclusão: Por uma perspectiva situada e consciente, mais explícita no contexto da crise sanitária, as MTrT+ entrelaçam ações conscientes e práticas de cuidado em diálogo com os serviços de saúde. Aprofundar as investigações sobre esses grupos, a partir de uma dinâmica espaço-temporal situada em contextos específicos de produção de sentido, possibilita avançar em estratégias de prevenção e cuidado, especialmente em momentos de crise sanitárias.
OBJETIVO:: Compreender as percepções e experiências de mulheres transexuais, travestis e pessoas não binárias ou de gênero fluido (MTrT+) em serviços de saúde que fazem segmento de profilaxia pré-exposição sexual (PrEP), antes e durante o contexto de pandemia, quanto às ressignificações na relação com os serviços e à continuidade da prevenção ao HIV por meio da PrEP.
MÉTODOS:: Investigação qualitativa e análise de material empírico produzido no âmbito de estudos mais amplos. Realizaram-se 45 entrevistas semiestruturadas com MTrT+ usuárias da PrEP da cidade de São Paulo, aplicando-se posteriormente a análise de conteúdo temática iterativa.
RESULTADOS:: As MTrT+ entrevistadas, com relação à pandemia de covid-19; protagonizam e ressignificam suas próprias lutas, seus cotidianos e suas formas de cuidar da saúde. Com suas particularidades, a pandemia se torna um acontecimento a mais dentre todos os demais que as MTrT+ enfrentam quotidianamente. Paralelamente, transitam pela epidemia de HIV, mas com a possibilidade de se prevenir por meio da PrEP.
CONCLUSÃO:: Por uma perspectiva situada e consciente, mais explícita no contexto da crise sanitária, as MTrT+ entrelaçam ações conscientes e práticas de cuidado em diálogo com os serviços de saúde. Aprofundar as investigações sobre esses grupos, a partir de uma dinâmica espaço-temporal situada em contextos específicos de produção de sentido, possibilita avançar em estratégias de prevenção e cuidado, especialmente em momentos de crise sanitárias.