E-3008: Inovador em modo elétrico

Com o lançamento do E-3008, a Peugeot agita o mercado dos elétricos, propondo um SUV inovador com uma autonomia que passa a ser uma referência na classe

O Peugeot 3008 mantém-se como uma das grandes sensações do mercado. Ano após ano, continua a ser um best-seller e é, de resto, um dos modelos responsáveis pela liderança da marca no mercado português. Com uma ofensiva de produto e de tecnologias de eletrificação em marcha, chegaria também o momento de mexer no SUV que é um fenómeno, o que aconteceu agora com a estreia das versões elétricas na nova gama. 

A responsabilidade era grande, mas a Peugeot não virou as costas ao desafio e “ousou” atualizar um modelo que continua confortavelmente instalado entre os mais vendidos – conquistou, em sete anos, mais de 1.320.000 clientes em 130 países. Uma reinvenção sob o signo da inovação, onde tudo muda e com argumentos de peso, alinhados com as necessidades dos condutores.

Surge assim, pela primeira vez, um 3008 totalmente elétrico, e com uma autonomia que se afirma como uma referência.

QUANDO A AUTONOMIA É REFERÊNCIA

O E-3008 é a grande novidade na 3.ª geração de uma gama que compreende motores de combustão híbridos e híbridos plug-in. Se esteticamente, e já lá vamos ao design, a Peugeot foi capaz de praticamente redesenhar um modelo vencedor, o maior destaque é a quantidade de quilómetros que podem ser percorridos ao volante das novas versões elétricas. Estão disponíveis várias soluções, mas a que está equipada com a bateria de maior capacidade permite uma viagem de até 700 km, um número que surpreende sobretudo pelo facto de não estarmos a falar de um automóvel do mercado premium, mas, e os números de vendas continuam a prová-lo, de um SUV acessível à grande maioria das bolsas.

Quando falamos de mobilidade elétrica é, quase sempre, e ainda hoje, a autonomia que vem à baila. Apontada, no início, como o grande “calcanhar de Aquiles” dos automóveis elétricos, a verdade é que os construtores conseguiram, em menos de uma década, dar a volta por cima, desenvolvendo soluções que nos permitem, na atualidade, falar de números que nada tem a ver com uma realidade que muitos ainda retêm na memória.

No caso da Peugeot, parte integrante do Grupo Stellantis, está a ser feito todo um caminho que responde aos critérios que mais dizem aos utilizadores dos automóveis de hoje, com a citada autonomia à cabeça, mas também outros fatores como os tempos de carregamento, o prazer de condução, o desempenho, a eficiência e os serviços conectados.

O E-3008 estreia precisamente uma das novas plataformas elétricas da Stellantis, a STLA Medium, pensada em função das necessidades atuais. Um mercado onde, e a bem do planeta, todos estamos disponíveis para fazer a transição energética, mas sem que esta represente um “downgrade “na forma como abordamos a estrada. O que a Stellentis se propõe fazer com as novas plataformas tecnológicas BEV (battery electric vehicle) é responder a essa (exigente) premissa, através de uma visão que envolve um investimento de mais de 50 mil milhões de euros nesta década.

Por outro lado, o E-3008 também estreia baterias com capacidades de 73 kW/h e 98 kW/h, e é esta última, associada à nova plataforma, que permite atingir um recorde de capacidade energética num automóvel com estas dimensões. As duas baterias permitem, respetivamente, autonomias de 527 km e 700 km.

INOVAR, SEMPRE

Se ao volante dos novos E-3008 elétricos se pode agora percorrer entre 527 e  700 km sem necessidade de um carregamento, o melhor é fazê-lo em grande estilo. E também aqui a Peugeot propõe uma abordagem completamente inovadora para um modelo que já tinha todos os argumentos para agradar.

Item 1 of 5

Jerome Micheron

Diretor de produto do construtor francês

“Tendo em conta o sucesso do anterior 3008 e os clientes que depositaram a sua confiança em nós, tínhamos de ser ousados. Com o novo E-3008, a Peugeot entra numa nova era, tanto em termos de design como na eletrificação. O E-3008 foi concebido para clientes exigentes que evoluem rapidamente”.

Às performances elétricas sem precedentes junta-se, assim, um design que rompe com o da geração anterior através da adoção de diversos pormenores que reforçam a personalidade dinâmica e de uma linha de tejadilho que lhe dá o estilo de um “fastback”. Aliás, a Peugeot conseguiu inclusive abordar ao seu estilo a tradicional inclinação da linha “fastback” na traseira do veículo, adotando um spoiler que, para além da função aerodinâmica, valoriza a curva da carroçaria do novo modelo.

O estilo renovado é um convite a descobrir um interior, onde se destaca a habitabilidade, contando com numerosos espaços de arrumação e um generoso volume de carga. O habitáculo foi também redesenhado para oferecer uma experiência relaxante e os níveis de conforto estão a um nível excecional. Os bancos dianteiros são um exemplo disso, tendo recebido o AGR (Aktion für Gesunder Rücken), um rótulo atribuído por uma associação alemã de médicos e terapeutas que promove a investigação sobre a prevenção das dores de costas.

Confortavelmente sentado no posto de condução, o condutor tem todas as ajudas necessárias para desfrutar da viagem, e do prazer que esta lhe transmite, através do exclusivo i-Cockpit Panorâmico que combina o “head-up display” e o ecrã central num grande painel de alta definição de 21 polegadas que parece levitar. E com a introdução da travagem regenerativa de três níveis, o condutor pode recorrer às patilhas do volante para ajustar o nível de regeneração de energia e de desaceleração do veículo, uma funcionalidade bastante útil nas viaturas elétricas.

ATUALIZADO, COM CONFIANÇA

Através da aplicação My Peugeot, os utilizadores do E-3008 podem estar sempre a par do que se passa com o seu automóvel com acesso a serviços conectados como como o Trip Planner, o Smart Charging, o Vehicle to Load e as atualizações Over The Air. Acrescem funções que ajudam na gestão dia a dia, como a possibilidade de comandar à distância o bloqueio das portas e ativar as luzes ou a buzina, assim como consultar, programar, iniciar ou diferir o carregamento da bateria.

Finalmente, e é mais uma estreia no E-3008, a Peugeot oferece a maior cobertura de um modelo europeu – o Peugeot Allure Care, garante a cobertura do veículo por um período até oito anos/160.000 km.

Se o 3008 já era um dos automóveis preferidos pelos europeus, a nova geração com o E-3008 vem acrescentar-lhe o que faltava, um full electric que contribui para a generalização do acesso à mobilidade elétrica, enquanto representa mais um passo de gigante da marca para atingir o seu compromisso carbon net zero – alcançar a neutralidade carbónica até 2038.

Leia aqui sobre os ícones da FIAT, e, aqui tudo sobre os novos E-308 e E-308 SW. Veja aqui o espírito de aventura da Jeep. Fique a saber do projeto Moving Electric aqui.