Olá

858kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Opinião

Clube dos 52

O turismo do futuro

Respeito pelo território, qualidade de mão de obra e mobilidade são três pontos fundamentais para olharmos para o futuro do turismo em Portugal com ambição e respeito.
Orçamento do Estado

O psicodrama e outras histórias de encantar…

Enquanto a Irlanda prepara tranquilamente o próximo Orçamento, gerindo o excesso de liquidez, em Portugal vive-se uma espécie de psicodrama burlesco à volta do documento.
Política

Os muitos problemas do multiculturalismo

Multiculturalismo não é uma palavra inócua para significar “respeito pelas diferenças culturais”, como é muitas vezes usado entre nós. E gera inúmeros problemas.
Cultura

Aqueles que se vão

Augusto M. Seabra foi um crítico cultural muito respeitado e, por vezes, temido. o seu desaparecimento da vida pública também levou ao desaparecimento do seu lugar próprio quadro da sociedade.
Sociedade

Tudo para a tropa, já!

O valor do SMO está muito, mas muito, para lá da sua valia militar. A sua valia está nos ativos de cidadania que cria e nos problemas que resolve a jusante na sociedade.
Psiquiatria

Ansiedade, uma epidemia silenciosa

Analisando todas as especialidades presentes no serviço de medicina online, em 783 consultas de Psicologia e Psiquiatria, mais de 95% tiveram a ansiedade como diagnóstico.
Exercício Físico

Em política não basta querer

O primeiro desígnio no que respeita ao desporto, em termos de políticas públicas, deveria ser garantir condições de acesso ao mesmo por parte das pessoas. Não basta legislar e esperar que aconteça.
Ambiente

A qualidade do ar como prioridade estratégica

Portugal tem a oportunidade de se posicionar na vanguarda da qualidade do ar na Europa. A inclusão de Faro e Funchal entre as cidades com o ar mais limpo é um indicador de que estamos no bom caminho.
Política

A Revolução Conservadora

A Revolução Conservadora que observamos hoje não deve ser entendida apenas como uma resposta a crises imediatas, mas como um reflexo de uma sociedade que almeja estabilidade e segurança.
Liberdade de Expressão

É a falar que a gente se entende

Quando não conseguimos falar, quando esta liberdade é atacada, não nos conseguimos entender. E quando não nos conseguimos entender, o pior de nós vem ao de cima.
Liberdade de Expressão

Bloqueio do X no Brasil: democracia ou censura?

Todas as ditaduras  justificam a censura como o combate de um grande perigo, que deve ser executado para o bem da sociedade.
Escolas

O primeiro dia do resto da escola

É bom que se faça do primeiro dia de escola uma espécie de festa. Claro! Desde que as crianças e os professores tenham espaço e privacidade para se aproximarem mais.
Casamento

Dois brasileiros apaixonados em Portugal

Nas razões para não casar considero a prudência a pior. Também é este tipo de atitude que nos leva a um mundo em que as pessoas tragicamente não casam por sensatez.
Moçambique

O medo de perguntar

Meio século depois, os acontecimentos de 7 de Setembro de 1974 em Moçambique continuam a colocar a mesma questão: até quando o activismo vai impor o medo de perguntar?
Governo

Quem deseja o chumbo do orçamento?

Luís Montenegro precisa que Pedro Nuno Santos e André Ventura chumbem o orçamento, sob pena de o governo ficar em lume brando até ao dia em que PS e CH acharem que cozeu o suficiente.
Erro Extremo

Tristeza epistémica

Ter razão constante implica ter opiniões aceites acerca daquilo de que não se tem experiência; e isso requer doses maciças de sorte epistémica.
Orçamento do Estado

Orçamento: fake news e uma nova crise política?

O PS deve viabilizar o orçamento na generalidade, caso o governo faça uma modulação razoável das suas propostas, desta forma evitando uma eventual crise política.
Urgências

Cultura de urgências

Os serviços de urgência passaram a ser uma espécie de grande superfície e loja de conveniência, onde se pode ir por qualquer motivo e a qualquer hora do dia.
Comportamento

Gentileza gera gentileza

Se, como dizia o Profeta, “gentileza gera gentileza”, a recíproca é verdadeira, e temo que estejamos a construir um mundo de pessoas cada vez menos afetivas, mais indiferentes, apressadas e distantes.
PCP

O PCP está preso no PREC 

O PCP é como o condutor de um veículo, já com  demasiados quilómetros, em contramão na autoestrada, a condenar a  condução dos demais porque julga ser o único iluminado.
Sismo

Os factos e as emoções

Portugal é regularmente atingido por fenómenos sismológicos. Mas as emoções suscitadas, como as preocupações, são de pouca dura.
Educação

A ética da alteridade em política educacional

A ética da alteridade, um conjunto de princípios, padrões e valores morais, em essência consiste na interacção do meu Eu com o Eu do Outro. É ter a capacidade da conectividade humana com o meu próximo
Música

Um Deus selvagem 

A ideia de um Deus selvagem dá pano para mangas, porque talvez sejam os humanos que estão cada vez mais perdidos. Deus é apenas uma marioneta e cada nação utiliza-o com o melhor proveito possível.
Corrupção

Políticos, empresários e envelopes com notas

Um empresário que esteja a pensar comprar um político ou um político que esteja a pensar ser comprado por um empresário devem olhar para a Operação Vórtex e concluir que as coisas podem correr mal.
PS

Leitão, retrato de uma senhora

O PS que deu a Portugal, à Europa e ao mundo portentos do calibre do eng. Guterres, do “eng.”Sócrates, do dr. Costa e do carismático incumbente não está livre de um dia, nos brindar com a dra. Leitão.
Alemanha

Sinais da Alemanha

No Domingo, 1 de Setembro, mais uma vitória da "extrema-direita" na Turíngia e na Saxónia. E mais "linhas vermelhas".
Igreja Católica

Maria de Nazaré responde ao questionário de Proust

«O autor preferido em prosa? São João, o evangelista que, por duas vezes, escreveu que “Deus é amor”» (1Jo 4, 8.16).
Solidão

Aforismos e paradoxos numa pista de tartan

Enquanto todos se riem dele, enquanto todas as câmaras registam o seu suor solitário, aquele olhar de animal ferido de Adil, aqueles seus olhos de cão abandonado, são para mim a metáfora da solidão.
Igreja Católica

Igrejas a arder

Não me venham com teorias da conspiração e bodes expiatórios. As pessoas deixaram de frequentar as igrejas e a “culpa” não é dos estrangeiros, é nossa.
Supremo Tribunal de Justiça

Pequena dissertação a propósito do STJ

Parece-me absolutamente assustador dar a um órgão o poder de avocar os processos que quer. Imaginam a suspeição sobre o critério de avocação, sobretudo em processos com conotação política?
TAP

Sai o prato TAP do micro-ondas

Vamos imaginar uma reunião do núcleo duro de Pedro Nuno Santos no Rato. Estão num dilema e querem passar ao ataque. Lembram-se da auditoria da IGF à TAP.
TAP

Uma questão emocional

Para que é que se re-nacionalizou, investiu tanto dinheiro, para depois (agora) se re-privatizar novamente a TAP? É esta pergunta a ser respondida: porque é que os portugueses investiram tanto na TAP.
André Ventura

Resumos Europa-Ventura

O mesmo André Ventura que, em 2019, apelava ao pronunciamento das “instituições cristãs e católicas” é o mesmo que hoje diz: o Patriarca que não meta o nariz onde não é chamado.
Filhos

Conflito de lealdade nos filhos alienados

Os filhos são as principais vítimas dos processos de alienação, seja qual for a idade, porque se sentem culpados por fazerem sofrer os seus pais alienados. E eles próprios sofrem.
Israel

O dilema de Israel e o "finca-pé"

Tendo em conta que é a sua sobrevivência que está em jogo, deve Israel render-se às exigências do Hamas ou, pelo contrário, responder de forma a que os seus inimigos vacilem e se contenham?
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Formação executiva customizada

A Formação Executiva Customizada vai para além do desenvolvimento de competências. Ela deve ser uma ferramenta estratégica, com impacto nos resultados de negócio e no envolvimento dos colaboradores.
Oficina da Liberdade

O Rust Belt, a China e a “Nova Direita”

As políticas nacionalistas e neo-mercantilistas respondem de forma populista a exigências de sindicatos poderosos, mas também facilitam a captura legislativa por interesses corporativos rentistas.
Startups

Startups e MPEs

O fascínio pelas startups pode revelar-se perigoso se levar à negligência de outros setores essenciais da economia, nomeadamente as MPEs que constituem 99% do tecido empresarial.
as pequenas coisas

Épicos para homens normais

Não há muita coisa mais bonita nem humana do que ver que, de vez em quando, os homens e mulheres normais são capazes de um golpe de asa e tocar os deuses.
Democracia

Combater o radicalismo, salvar a democracia

A maioria dos votantes dos partidos mais extremistas não tem a vontade de viver numa sociedade intolerante. Aquilo que pretendem é, tão só, que a tolerância não se torne em permissividade.
Empresas

Vais ser entrevistado? Lê. Vais entrevistar? Lê  

Um bom entrevistador deve saber quais os traços a procurar e como as respostas se correlacionam com as competências necessárias para a função. O entrevistado deve ser o que é.
portugal 900 anos

Nun’Álvares Pereira: de guerreiro a santo

Como se compreende que aquele que foi elevado ao estatuto de Condestável do Reino tenha sido elevado aos altares pela Igreja Católica como modelo de santidade?
Jogos Olímpicos

A ocasião faz o campeão

Histórias verídicas (embora difíceis de acreditar) sobre alguns atletas olímpicos.
Sismo

Sismos: a ilusão de segurança mata

Se este sismo tivesse morto centenas de pessoas, talvez a sensibilidade pública fosse diferente e o tema passasse a dar votos, estimulando os políticos a adoptar as políticas preventivas necesssárias.
Rentrée

Acabou-se a Praia Grande, e agora?

“E agora? “ Acrescento que continua para mim essencial  um ditado nosso: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas