Olá

858kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Economia

Clube dos 52

O turismo do futuro

Respeito pelo território, qualidade de mão de obra e mobilidade são três pontos fundamentais para olharmos para o futuro do turismo em Portugal com ambição e respeito.
Orçamento do Estado

O psicodrama e outras histórias de encantar…

Enquanto a Irlanda prepara tranquilamente o próximo Orçamento, gerindo o excesso de liquidez, em Portugal vive-se uma espécie de psicodrama burlesco à volta do documento.
Noticiário

23h. OE, PCP diz ao PS para definir posição

Líder do PCP aponta baterias ao PS, ao Governo e a Marcelo Rebelo de Sousa. Uma posição assumida no discurso de encerramento da Festa do Avante que terminou este domingo na Quinta da Atalaia.
Orçamento do Estado

PCP avisa PS: "Não pode ficar em cima do muro"

Na Festa do "Avante!", Raimundo sugeriu que Pedro Nuno Santos está preparado para dar a mão a Montenegro. Num discurso com muitas críticas à UE e aos EUA, não houve referências à Ucrânia e Rússia.
Noticiário

19h. Caso TAP, PCP aponta baterias ao PS e BE

Paulo Raimundo acusa PS e BE de não terem deixado trabalhar até ao fundo a comissão de inquérito à TAP. O lider do PCP fala num "crime económico" e pede que a nova privatização não ande para a frente.
Orçamento do Estado

Marcelo quer segundo Conselho de Estado

A segunda reunião ainda não tem data. "[É preciso] saber primeiro qual é a proposta de lei apresentada, depois ver reações à proposta de lei. E depois, assim, logo que possa, eu marcarei o segundo."
Orçamento do Estado

Chega vai à reunião com Governo sobre Orçamento

Governo adiou reunião com o Chega para que não chocasse com jornadas parlamentares e o partido decidiu marcar presença. Ventura não estará presente, tal como Montenegro, e não há margem negocial.
Noticiário

13h. Marcelo convoca Conselho de Estado

rgão político de consulta presidencial vai analisar a situação económica e financeira. Reunião acontece poucos dias antes da entrega do Orçamento do Estado na Assembleia da República.
E o vencedor é...

Portugal, um país em "banho-maria"

As negociações para o Orçamento de Estado ainda estão longe do fim, mas os protagonistas já estão de pé atrás. E ainda, as trapalhadas da privatização da TAP e da nacionalização da Efacec.
Orçamento do Estado

Patrões querem "pistas" sobre IRC

Parceiros sociais aguardam por novidades do Orçamento do Estado, com diferentes reivindicações. Sindicatos esperam aumentos salariais, enquanto CIP aguarda por "pistas" sobre IRC.
Noticiário

6h. Venezuela. Edmundo González exilado em Espanha

A notícia foi avançada pela vice-presidente da Venezuela e depois confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha. Ainda, o OE25 prevê um aumento da despesa pública e receita fiscal.
Noticiário

4h. OE25. Despesa pública vai crescer 4% 

A previsão é do Ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento, na publicação do Quadro Plurianual de Despesa Pública. Ainda, meio milhão de pessoas em Israel pedem o regresso dos reféns.
Orçamento do Estado

Orçamento: fake news e uma nova crise política?

O PS deve viabilizar o orçamento na generalidade, caso o governo faça uma modulação razoável das suas propostas, desta forma evitando uma eventual crise política.
Noticiário

00h. Manifestação em Paris contra Macron

Protesto contra o nome escolhido por Emmanuel Macron para primeiro-ministro: Michel Barnier. Manifestantes têm receio que a escolha do Presidente francês dê origem a um governo de extrema-direita.
Noticiário

23h. Referendo à imigração é inútil 

Secretário Estado Administração Interna considera inútil referendo à imigração. É a reacção de Telmo Correia à proposta do Chega. O governante diz que a imigração é necessária mas deve ser regulada.
Noticiário

22h. Vale de Judeus, ajuda accionada lá fora

Interpol e Europol terão sido accionadas para ajudar na captura dos reclusos que fugiram da prisão de Vale de Judeus. Informação avançada pelo Presidente do Observatório de Segurança Interna.
Noticiário

21h. Vale de Judeus, pedida ajuda internacional

As autoridades portuguesas agilizaram ajuda internacional para a recaptura dos 5 reclusos que fugiram da prisão de Vale de Judeus. Já Marcelo Rebelo de Sousa espera resolução rápida do caso.
Noticiário

20h. Governo é cúmplice de Israel, acusa PCP

O secretário geral do PCP acusa o Governo de ser cúmplice de Israel. Paulo Raimundo considera que o executivo "não reconhece o estado da Palestina porque não quer".
Noticiário

19h. PR está a acompanhar a fuga de reclusos

O Presidente da República diz esperar que o caso seja resolvido rapidamente e garante estar a acompanhar toda a situação. Ainda neste jornal, o programa Creche Feliz e a reeleição de Luís Montenegro.
TAP

Pedro Nuno quer Pinto Luz afastado da TAP

Líder do PS considera que ficou provado que Pinto Luz não fez um "bom trabalho" na venda da TAP a Neeleman. Pedro Nuno avisa ainda: "Parlamento não vai permitir a privatização da maioria do capital"
Educação

Escolas denunciam problemas no Creche Feliz

Este ano o programa da Creche Feliz tem registado vários problemas, com as instituições de ensino privadas a queixar-se de falta de planeamento e informações. Alguns pais terão de pagar mensalidades.
Noticiário

13h. Montenegro foi reeleito presidente do PSD

Montenegro obteve cerca de 97% dos mais de 16 mil votos nas eleições diretas do partido. Ainda neste jornal, Bloco de Esquerda está disponível para dialogar com o executivo mas recusa viabilizar o OE.
Noticiário

12h. BE disponível para discutir OE

O Bloco de Esquerda está disponível para dialogar com o executivo nas negociações para o Orçamento do Estado, mas aponta erros em todas as áreas da governação.
E o vencedor é...

Quem chora mais alto na birra pelo Orçamento?

As negociações para o Orçamento de Estado ainda não começaram e há já "muito barulho por nada". A um mês da apresentação do documento, a pressão é muita e todos os partidos estão de "peito feito".
Noticiário

9h. PNS rejeita que o PS esteja a fazer birra

Pedro Nuno Santos defende o PS depois da acusação feita pelo primeiro-ministro ontem à tarde em Espinho. Ainda neste jornal, Luís Montenegro é hoje reeleito líder do PSD.
Noticiário

8h Francisco Assis quer diálogo entre Governo e PS

O eurodeputado socialista foi um dos convidados da última noite da Escola de Quadros do CDS-PP e defende que é fundamental que a esquerda consiga falar com o centro-direita.
Noticiário

3h. OE25. PCP defende eleições em caso de chumbo

Paulo Raimundo diz que é a único solução viável em caso de chumbo do documento. Ainda neste jornal, o Presidente do Brasil demitiu o ministro dos Direitos Humanos por alegado assédio sexual.
Noticiário

2h. OE25. PNS rejeita crítica de "birras" do PS

O secretário geral do PS reafirma que o partido não recebeu a informação solicitada ao governo sobre a margem orçamental. Ainda neste jornal, continua subir a tensão na Venezuela.
Noticiário

1h. OE25. PM reitera importância da aprovação

Luís Montenegro pede à oposição que se foque no essencial e acusa o PS de fazer "birras". Ainda neste jornal, PCP já pensa em eleições antecipadas caso o documento não seja aprovado.
Energia Solar

Plataforma quer impedir licenciamento 2 centrais 

A Plataforma Cívica "Juntos pelo Divor" quer a suspensão de processos de licenciamento de centrais solares fotovoltaicas alegando que são dois "mega projetos" que vão trazes impactos negativos.
Noticiário

21h. Pedro Nuno rejeita "birras" por parte do PS

Secretário geral do PS reafirma que o partido não recebeu a informação solicitada ao governo sobre a margem orçamental e por isso rejeita as críticas de que o PS "está a fazer birra".
Privatização da TAP

A anatomia dos fundos Airbus em dez respostas 

Operação usada por privados para meter dinheiro na TAP em 2015 continua a gerar polémica. O Observador recupera argumentos e factos para dez respostas sobre a anatomia dos fundos Airbus.
Fora do Baralho

TAP. Negociatas, fado e lama que não acabam

Relatório da IGF/TAP "não é discutido com racionalidade nem pela esquerda, nem pela direita”. E ainda o "PS a dar a mão ao Chega" na IVG, a “semi-democracia” em França e as aventuras de Lula.
Noticiário

20h. "Portugueses não querem birras"

O primeiro-ministro assegura que Portugal precisa de ter um Orçamento de Estado aprovado e acusa a oposição de fazer "birras". É a resposta de Luís Montenegro às críticas.
Luís Montenegro

"Portugueses não querem birras", diz Montenegro

Primeiro-ministro responde ao PS e garante que tem dado "resposta àquilo" que é "solicitado". "Este Governo apresentará mais elementos do que outros governos apresentaram à oposição", disse.
Energia

GEOTA quer aprovação do Plano Nacional de Energia

O GEOTA considerou o PNEC 2030 "um marco importante para a transição energética de Portugal" e salientou a mais-valia da aposta na eficiência energética e nas energias renováveis".
Impostos

PS quer evitar dupla tributação de emigrantes

Portugal e Suíça têm um acordo para evitar a dupla tributação que data de 1974 que em 2013 teve de ser alterado criando uma situação pesada a nível fiscal para os portugueses que residentes na Suíça.
Açores

Açores. Líder do parlamento quer reduzir despesas

Gualter Furtado defende uma revisão da lei das finanças regionais, acreditando que região precisa de aumentar as receitas próprias e reduzir a despesa.
Noticiário

19h. OE. PM pede à oposição que não faça "birras"

Luís Montenegro pede à oposição que mantenha o foco e acusa-a de estar a fazer "birras". Ainda neste jornal, João Costa, ex-ministro da Educação, acusa o PR de fazer eco das propostas do Governo.
Direto ao Assunto

"Marcelo é uma caixa de ressonância do Governo"

O ex-ministro da Educação socialista acusa o Presidente da República de fazer eco das propostas do Governo. João Costa diz ainda ter várias reservas quanto à aprovação do Orçamento do Estado.
Orçamento do Estado

PS não negoceia OE sem mais dados

Socialistas criticam "informação deficitária" enviada pelo Governo. Pedro Nuno Santos empurra responsabilidade para Governo e pede que se "deixe de reduzir OE a duas medidas" que PS não quer.
Noticiário

18h. PGR. Marcelo discute sucessor para a semana

Marcelo Rebelo de Sousa confirma a reunião com o Primeiro Ministro. O Presidente da República diz ter um perfil em mente, mas afirma que a proposta cabe ao Governo.
Maria Luís Albuquerque

TAP. Bloco de Esquerda contesta Albuquerque na UE

Partido considera nomeação de antiga Ministra das Finanças à Comissão Europeia "envergonha o país". Bloco diz que Maria Luís Albuquerque é um rosto que ficará sempre associado à privatização da TAP.
Enfermeiros

Enfermeiros mantêm greve parcial

Apesar da pouca adesão, a greve parcial dos enfermeiros vai manter-se por tempo indeterminado. Paralisação dos profissionais está prevista para acontecer entre as 9h30 e 11h30 e entre 16h30 e 18h30.
Noticiário

17h. Marcelo insiste que é preciso viabilizar OE

Presidente da República acredita que partidos vão encontrar solução e realça que com atual conjuntura não é tempo para instabilidade. Ainda, mais um pacote militar dos Estados Unidos para a Ucrânia.
Comentário

Novo quadro do Governo "suscita algumas duvidas"

A editora de economia do Observador, Alexandra Machado vê o novo quadro proposto pelo Governo com "algumas dúvidas". Explica que "é estranho uma função destas ter uma queda no limite da despesa".
Noticiário

16h. Rui Rocha acusa Estado de ser "insaciável"

O presidente da IL reagiu ao teto de despesa fixado pelo Governo para 2025, considera os limites de despesa "chocantes". Ainda neste jornal, Portugal ganha a 6ª medalha nos paralímpicos de Paris.
Noticiário

15h. Governo admite aumento da despesa de 17%

Os dados constam no Quadro Plurianual de Despesas Públicas. O aumento de 17 por cento, no próximo ano, equivale a quase mais 52 mil milhões euros. Ainda, o BE diz que o Governo quer aumentar propinas.
EFACEC

Siza Vieira critica demora na venda da Efacec

Nacionalizou a Efacec com a ideia de se vender de forma célere. Não aconteceu e Siza Vieira critica a demora, questionando o que levou a isso. Costa Silva garante que foi rápido.
Noticiário

14h. Despesa do estado pode aumentar 17%

O ministério das Finanças já entregou o documento exigido pelo PS para arrancar a negociação do Orçamento do Estado. Ainda neste jornal, ano letivo vai arrancar com milhares de alunos sem professores
TAP

Sai o prato TAP do micro-ondas

Vamos imaginar uma reunião do núcleo duro de Pedro Nuno Santos no Rato. Estão num dilema e querem passar ao ataque. Lembram-se da auditoria da IGF à TAP.
Orçamento do Estado

Despesa do Estado pode aumentar mais de 17%

Ministério das Finanças já entregou documento exigido pelo PS. Despesas (sem incluir a gestão de dívida pública) vão poder aumentar 4%. Governo prioriza Saúde, Educação, Segurança e Defesa.
Noticiário

13h. Governo não promete descongelar propinas

O ministro da Educação e do Ensino Superior, Fernando Alexandre, não confirma nem desmente descongelamento de propinas e remete uma resposta para o Orçamento do Estado.
REN

REN respeita decisão de tribunal sobre alta tensão

Em causa está a "linha Dupla Ponte de Lima - Fontefría, Troço Português, a 400 kV, com uma extensão total de 65.800 metros e 168 apoios", que iria abranger os distritos de Braga e Viana do Castelo.
Euribor

Taxas Euribor recuam em todos os prazos

As taxas Euribor recuaram novamente em todos os prazos, registando mínimos desde abril de 2023 (seis meses) e dezembro de 2022 (12 meses). Analistas antecipam taxas a 3% no fim do ano.
Banco de Portugal

Administrador do Banco de Portugal deixa o cargo

Hélder Rosalino anunciou a sua saída da administração, passando a consultor do departamento, o que força a nomeação de uma nova administradora por parte do Governo.
O Domínio da Guerra

"Houve falhas de lealdade a Zelensky"

A priorização do setor energético e do setor da defesa estratégica pode estar na origem da remodelação do Governo ucraniano. No Médio Oriente, o Hamas quer reféns como instrumento de ação política.
E o vencedor é...

Vórtex. Um retrato absoluto do verbo "mercadejar"

Um problema de bifes que retrata o funcionamento do lado perverso da burocracia. Lucília Gago reduziu seis anos de trabalho a uma resposta irónica e sarcástica. E a IGAI apanhou os que estavam à mão.
Boa moeda, má moeda

Queda dos juros: o que fazer com as hipotecas?

A descida das taxas de juro deverá levar muitos clientes bancários a prescindir da modalidade de taxa mista, que disparou nos últimos dois anos, e a escolher a taxa variável. Mas os contratos de muito longo prazo e merecem uma análise ma...
Noticiário

8h Luís Montenegro vai falar com todos os partidos

O primeiro-ministro não vai estar presente na reunião sobre o Orçamento do Estado, mas garante que vai falar com todos os partidos da oposição. Ainda neste jornal, Portugal venceu a Croácia por 2-1.
Conferência de Imprensa

Adeus trotinetes em Madrid e a geração 'nope baby'

Esqueçam trotinetes elétricas em Madrid, a cidade vai proibi-las em outubro. Ainda, filhos que não querem ser associados aos pais conhecidos e a lei do silêncio, o último prego no caixão das mulheres.
PRR

Governo aprova 3 diplomas para acelerar PRR

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro anunciou a aprovação de três diplomas com o objetivo de "acelerar a decisão e acompanhamento de processos" do PRR.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vão começar a negociar o Orçamento à séria?

O Governo afirma que fará chegar aos partidos a informação base necessária sobre contas públicas para que se possam desenhar propostas. Está marcada para terça-feira mais uma reunião com os partidos.
Noticiário

7h. Relatório da IGF complica planos de Maria Luís

A ex-ministra vai ser ouvida no Parlamento sobre a TAP numa altura em que decorre o processo de nomeação para Comissária Europeia. Ainda neste jornal, a vitória de Portugal na Liga das Nações.
Noticiário

2h. TAP. PR recusa comentar o caso

Marcelo Rebelo de Sousa não tece comentários acerca do caso da TAP e do envolvimento de Miguel Pinto Luz. Ainda neste jornal, Portugal derrota Croácia no arranque da Liga das Nações.
Noticiário

1h. Incêndios. Quatro frentes ativas em Braga

O fogo está a consumir uma zona de mato com dificil acesso e estão no local mais de 90 operacionais e 30 viaturas. Ainda, PR diz que governar em duodécimos "não é uma boa solução".
TAP

Uma questão emocional

Para que é que se re-nacionalizou, investiu tanto dinheiro, para depois (agora) se re-privatizar novamente a TAP? É esta pergunta a ser respondida: porque é que os portugueses investiram tanto na TAP.
Startups

Startups e MPEs

O fascínio pelas startups pode revelar-se perigoso se levar à negligência de outros setores essenciais da economia, nomeadamente as MPEs que constituem 99% do tecido empresarial.
Tribunal de Contas

TAP. Antigos presidentes pagam multa de 2.550€

Ministério Público pediu que os antigos responsáveis fossem julgados devido às "alegadas responsabilidades financeiras". Para fechar o processo, gestores pagaram multa de forma voluntária.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas