Women in ESG Portugal®️

Women in ESG Portugal®️

Atividades de apoio à educação

Acelerar a cultura empresarial ESG em Portugal e de sustentabilidade transversal com atenção à igualdade de género.

Sobre nós

A Comissão Europeia define ESG como um conjunto de aspectos ligados a 3 áreas: environmental, social and Corporate governance que devem ser considerados no processo de tomada de decisões empresariais ou institucionais em geral, propiciando o desenvolvimento económico de forma sustentável. O âmbito desta iniciativa é a consolidação de uma lista de mulheres com destacado reconhecimento em ESG em Portugal, relacionando os seus nomes às respetivas áreas de atuação. Nosso objetivo é consolidar e manter produtiva uma comunidade multidisciplinar dedicada à sustentabilidade transversal por meio de: (i) Conexões e partilha de documentos, materiais e referências bibliográficas mediante a criação de um drive com acesso aberto; (ii) Organização de eventos, cursos e conferências para destacar o conhecimento das mulheres que ajudam a construir e estão aptas a fazer parte da liderança na transição de ESG no País, a todos os níveis e áreas. (iii) Desenvolvimento, através dos canais de comunicação, de projetos para difusão do conhecimento em ESG tais como podcast e coluna em jornal fixa. Se é ou conhece uma mulher que tenha a experiência que descrevemos, se encaixa no perfil de liderança na implementação do ESG em Portugal e se se identifica com a perspetiva de inclusão, por favor preencha o formulário no site www.winesgpt.com!

Website
www.winesgpt.com
Setor
Atividades de apoio à educação
Tamanho da empresa
2-10 funcionários
Sede
Lisboa
Tipo
Autônomo

Localidades

Funcionários da Women in ESG Portugal®️

Atualizações

  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    📞 𝐂𝐒𝐎 𝐂𝐢𝐫𝐜𝐥𝐞 𝐜𝐚𝐥𝐥𝐢𝐧𝐠!!!! 🌍 De acordo com o World Economic Forum, há 4 "C"s essenciais para um Chief Sustainability Officer: 1️⃣ Colaboração - capacidade de formar parcerias dentro e fora da empresa  2️⃣ Credibilidade - capacidade de ter suas recomendações consideradas credíveis 3️⃣ Consciência de negócio - impulsionar novas linhas de negócio e inovação enquanto trabalha a sustentabilidade 4️⃣ Compromisso - inspirar stakeholders pela notória responsabilidade com as pessoas e o planeta 🚀 Para ajudar a impulsionar competências como estas, nesta função tão estratégica, e acelerar a implementação da sustentabilidade dentro das empresas, o BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável promove a iniciativa CSO Circle. ▶ Um ambiente onde pares (de função semelhante ao CSO ou Diretor (a) de Sustentabilidade) terão conteúdos técnicos, estímulos para parcerias e partilha de boas práticas e desafios. ➡ Interessados podem se manifestar para saber mais neste link: https://lnkd.in/dmRD5aiX Veremos sua empresa por lá? (Illustration by Katie Carey)

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    📝 Mais um fruto do desafio de escrita intergeracional foi publicado no âmbito da nossa parceria com o ECO Capital Verde by ECO. ♻ Nesta edição, Catarina Pita Soares e Luciana M. combinaram suas expertises e backgrounds diferentes nesta reflexão sobre circularidade económica efetiva e o ambiente regulatório desenhado em Bruxelas, e alertam: "Contudo, por forma a atingir a meta de neutralidade carbónica a que a UE se vinculou para 2050, as regras de economia circular ditadas em Bruxelas provenientes do Plano de Ação para a Economia Circular, aplicáveis a todos os Estados Membros, impactam profundamente a vida das empresas e dos cidadãos portugueses.(...) Regras como, requisitos mínimos de eco-design (exemplos: conteúdo mínimo de material reciclado, conteúdo máximo de emissões poluentes, durabilidade ou reusabilidade), reporte desta informação ao nível do produto (adicionalmente ao reporte corporativo) e a obrigatoriedade de apresentar um passaporte digital do produto, serão obrigatórias para todos os produtos colocados no mercado europeu já a partir de meados de 2026 e já deveriam fazer parte do conhecimento geral das empresas portuguesa" Vamos juntos, de mãos dadas? https://lnkd.in/gWSM-Uj2

    Economia Circular: Bruxelas define políticas e regras, mas empresas têm que se envolver mais

    Economia Circular: Bruxelas define políticas e regras, mas empresas têm que se envolver mais

    https://eco.sapo.pt

  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    📢 Publicada mais uma coluna fruto do desafio de escrita colaborativa intergeracional, no ECO Capital Verde by ECO, com o objetivo de contribuir para a literacia da sustentabilidade transversal. 🌍 Nesta edição, mediante vários exemplos concretos, Telma Santos e Patrícia Taborda chamam a atenção para o impacto que ações tidas como "pequenas" podem ter, e como essas ações em escala e com sinergia no tecido empresarial português - sobretudo formado por PMEs - podem contribuir para a transição. Nas palavras das autoras: "Sabemos que as organizações mais pequenas são mais ágeis e conseguem implementar medidas de forma mais célere e eficiente. Conseguem ser mais flexíveis na adoção de novas tecnologias e na adaptação a novos contextos. Em Portugal, as PME representam 99,9% do tecido empresarial português, por isso, as mudanças feitas nestas organizações terão sempre muito impacto. Na Europa, implementar uma economia circular em sectores como a construção, transportes e alimentos pode gerar 900 mil milhões de euros por ano a mais até 2030, valor que resulta das economias de custos e dos benefícios gerados para a sociedade e para o meio ambiente." https://lnkd.in/dm2XpVgH Vamos juntos, de mãos dadas?

    Sustentabilidade: o impacto das ações pequenas e consistentes

    Sustentabilidade: o impacto das ações pequenas e consistentes

    https://eco.sapo.pt

  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    🎯 Essa semana o EFRAG (European Financial Reporting Advisory Group) e o Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD) publicaram conjuntamente um mapeamento de correspondência entre as Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS) e as divulgações recomendadas pelo TNFD. 🔎 Este mapeamento ressalta a sinergia entre os parâmetros das duas normas, facilitando a elaboração de relatórios de sustentabilidade mais consistentes e de alta qualidade, apoiando dados robustos relativos ao desenvolvimento sustentável. 💡 As abordagens adoptadas pelo EFRAG e pela TNFD assentam ambas no entendimento comum de que a deterioração da natureza, dos ecossistemas e da biodiversidade apresenta riscos para um vasto leque de stakeholders e empresas. A TNFD propõe conceitos fundamentais para um sistema linguístico acessível ao mercado para a compreensão da natureza, que são coerentes com os conceitos utilizados no ESRS ambiental. Vale conferir o documento. Vamos juntos, de mãos dadas?

  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    ⚠ 𝗦𝗮𝗯𝗶𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟴𝟬 % 𝗱𝗼𝘀 𝗵𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝘁𝘀 𝗲𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝘂𝘀 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝗺-𝘀𝗲 𝗲𝗺 𝗺𝗮𝘂 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼? Ontem, após um último debate, o Conselho do Ambiente da União Europeia (UE) adotou finalmente a 𝗟𝗲𝗶 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝘀𝘁𝗮𝘂𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗡𝗮𝘁𝘂𝗿𝗲𝘇𝗮, com o voto de 20 países, representando 66,07% da população europeia. ✅ Portugal votou a favor da Lei, e por meio da Ministra do Ambiente e Energia, Maria Da Graça Carvalho, nossa embaixadora da Women in ESG, o país foi consistente com a sua notória preocupação com a temática. ⁉ Mas o que saber desta Lei, nesta fase? ➖ O objetivo é a regeneração dos ecossistemas degradados em toda a União Europeia, ajudar a alcançar os objetivos da UE em matéria de clima e biodiversidade, bem como reforçar a segurança alimentar; ➖ Os Estados-Membros devem restaurar, pelo menos, 30 % dos habitats abrangidos pela nova legislação (desde florestas, prados e zonas húmidas a rios, lagos e leitos de corais) em mau estado, para estarem em boas condições até 2030, aumentando para 60 % até 2040 e 90 % até 2050; ➖Uma vez em boas condições, os Estados-Membros devem assegurar que uma zona não se deteriore significativamente, bem como adotar planos nacionais de restauro que especifiquem a forma como tencionam alcançar essas metas. Um conceito interessante a saber, que é definido na nova medida legislativa, é o de “restauração”: “𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘢𝘫𝘶𝘥𝘢𝘳 𝘢𝘵𝘪𝘷𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘰𝘶 𝘱𝘢𝘴𝘴𝘪𝘷𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘢 𝘳𝘦𝘤𝘶𝘱𝘦𝘳𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘶𝘮 𝘦𝘤𝘰𝘴𝘴𝘪𝘴𝘵𝘦𝘮𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘶𝘮 𝘣𝘰𝘮 𝘦𝘴𝘵𝘢𝘥𝘰, 𝘥𝘦 𝘶𝘮 𝘵𝘪𝘱𝘰 𝘥𝘦 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘯𝘪́𝘷𝘦𝘭 𝘥𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢𝘥𝘰 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘦𝘭𝘦𝘷𝘢𝘥𝘰 𝘢𝘭𝘤𝘢𝘯𝘤̧𝘢́𝘷𝘦𝘭 𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘴𝘶𝘢 𝘴𝘶𝘱𝘦𝘳𝘧𝘪́𝘤𝘪𝘦 𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘧𝘦𝘳𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘧𝘢𝘷𝘰𝘳𝘢́𝘷𝘦𝘭, 𝘥𝘦 𝘶𝘮 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘦𝘴𝘱𝘦́𝘤𝘪𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦 𝘲𝘶𝘢𝘯𝘵𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘴𝘶𝘧𝘪𝘤𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴, 𝘰𝘶 𝘥𝘦 𝘦𝘴𝘱𝘦́𝘤𝘪𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘰𝘱𝘶𝘭𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘯𝘪́𝘷𝘦𝘪𝘴 𝘴𝘢𝘵𝘪𝘴𝘧𝘢𝘵𝘰́𝘳𝘪𝘰𝘴, 𝘦𝘯𝘲𝘶𝘢𝘯𝘵𝘰 𝘮𝘦𝘪𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢𝘳 𝘰𝘶 𝘳𝘦𝘧𝘰𝘳𝘤̧𝘢𝘳 𝘢 𝘣𝘪𝘰𝘥𝘪𝘷𝘦𝘳𝘴𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦 𝘢 𝘳𝘦𝘴𝘪𝘭𝘪𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘦𝘤𝘰𝘴𝘴𝘪𝘴𝘵𝘦𝘮𝘢;”

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    𝐆𝐥𝐨𝐛𝐚𝐥 𝐆𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐆𝐚𝐩 𝐑𝐞𝐩𝐨𝐫𝐭 2024 - 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐄𝐜𝐨𝐧𝐨𝐦𝐢𝐜 𝐅𝐨𝐫𝐮𝐦 No relatório publicado há poucos dias, dentre vários indicadores relevantes, destacamos a representação das mulheres na área STEM (áreas científicas, tecnológicas, de engenharia e matemática): 🚨 apesar do aumento verificado de 2016 até 2024, (STEM) as mulheres continuam sub-representadas nas funções STEM: são apenas 28,2% da força de trabalho STEM, em comparação com os 47,3% nos sectores não STEM. ↘ A "queda para o topo", sobre o gap de género desde os cargos de nível de entrada até aos cargos de direção, é mais ainda acentuada nas profissões STEM do que nas funções não STEM. 🆘 𝐀𝐬 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐞𝐦 𝐮𝐦 𝐪𝐮𝐚𝐫𝐭𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐥í𝐝𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐧𝐚𝐬 á𝐫𝐞𝐚𝐬 𝐧ã𝐨 𝐒𝐓𝐄𝐌 𝐞 𝐚𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐝é𝐜𝐢𝐦𝐨 𝐞𝐦 𝐒𝐓𝐄𝐌. Isto dá às mulheres uma dupla desvantagem no que diz respeito às transições tecnológicas e da força de trabalho, tão centrais em meio a uma transição climática, uma vez que continuam a ocupar os empregos de menor crescimento e remuneração que provavelmente serão afetados negativamente a curto prazo. Vamos juntos, de mãos dadas com a igualdade? Relatório completo: https://lnkd.in/eSdX2yBw

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    📣 Publicada a nossa coluna no ECO Capital Verde by ECO , nesta edição assinada em co autoria colaborativa por Érica Liberato e Sofia Barbeiro. ✅ Em um artigo claro e preciso, as autoras elencam 7 habilidades essenciais de soft skills para os profissionais nas áreas ligadas à sustentabilidade e chamam a atenção para a crucial liderança consciente: “Na construção dessa multidisciplinaridade de profissionais rumo à uma carreira na área, o desenvolvimento das lideranças conscientes desempenha um papel crucial na transição para a sustentabilidade. São elas que influenciam a criação de oportunidades para as suas equipas obterem conhecimento complementar e incentivam a aplicação do conjunto das suas habilidades para novas áreas de trabalho que estão a surgir.” Vamos juntos, de mãos dadas na transição? https://lnkd.in/dnYBbDCt

    Transição de carreira para a área de Clima e Sustentabilidade: O poder da liderança consciente e da diversidade de competências

    Transição de carreira para a área de Clima e Sustentabilidade: O poder da liderança consciente e da diversidade de competências

    https://eco.sapo.pt

  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    ⚠ 𝐔𝐭𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐄𝐒𝐆 𝐚𝐧𝐭𝐢 𝐠𝐫𝐞𝐞𝐧𝐰𝐚𝐬𝐡𝐢𝐧𝐠 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐞𝐢𝐫𝐨 🔔 No último dia 14/05, a European Securities and Markets Authority (ESMA) publicou documento final de orientações para os fundos que utilizam termos ESG ou relacionados com a sustentabilidade. ➖ O objetivo do regulador e supervisor dos mercados financeiros da UE é evitar que os investidores sejam enganados com relação às alegações de sustentabilidade não fundamentadas, ou até mesmo exageradas, nas denominações dos fundos. ➖Além de vários pontos específicos, o documento prevê que, se um fundo tiver no seu nome palavras relacionadas com ESG, uma proporção mínima de 80% dos seus investimentos deve ser utilizada para satisfazer as características ambientais, sociais ou objetivos de investimento sustentável, o que deve ser comprovado em conformidade com os elementos vinculativos divulgados. Vamos juntos, de mãos dadas com a literacia pela sustentabilidade transversal?

  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    ✉️ Convite especial para o Pequeno-almoço do Mulheres na Energia no Lisbon Energy Summit: 📍28 de maio ⏰ 8h30: Coffee Break 8h35: Boas-vindas 8h50: Networking 9h20: Encerramento ⚡️Muitas Women in ESG são do sector da energia e pode ser uma oportunidade de encontro e partilha! Vamos juntos, de mãos dadas?

    Ver página da empresa de Mulheres na Energia, gráfico

    2.568 seguidores

    Junte-se a nós no Pequeno-almoço Mulheres na Energia! É já no dia 28 de maio que acontece o Women in Energy Networking Breakfast, organizado pelo Mulheres na Energia em parceria com o Lisbon Energy Summit & Exhibition . Durante o evento iremos aborda os desafios que as mulheres no setor de energia enfrentam, desde o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, posicionamento e liderança, síndrome do impostor, entre outros temas específicos do sector no feminino. Aproveite esta oportunidade para estender a sua redes de contatos, conhecer outras mulheres do setor e partilhar experiências. Programa: 8h30: Coffee Break 8h35: Boas-vindas 8h50: Networking 9h20: Encerramento Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/dCYgbQkh ATENÇÃO: AS VAGAS SÃO LIMITADAS. A PARTICIPAÇÃO NO BREAKFAST É EXCLUSIVA PARA PARTICIPANTES INSCRITOS NO LISBON ENERGY SUMMIT, COM CREDENCIAL DE VISITANTE OU DELEGADO. Ainda não se inscreveu? Garanta a credencial de delegado: https://lnkd.in/di67APqX Inscreva-se como visitante: https://lnkd.in/d8vVxeUU #LESummit #energia #renovaveis #MulheresnaEnergia #transiçãoenergética Associação Portuguesa da Energia World Energy Council Mulheres na Energia -------------------------------------------------------------------------------------- Join us for the Women in Energy Breakfast! Mark your calendars for the Women in Energy Networking Breakfast, happening on May 28th in partnership with Mulheres na Energia and the Lisbon Energy Summit & Exhibition. Kick off day two of the Lisbon Energy Summit & Exhibition with new connections and inspiring ideas! The event will address the challenges faced by women in the energy sector, from work-life balance and leadership to imposter syndrome. Seize this opportunity to expand your network, meet fellow women in the industry, and share experiences. Agenda: 8:30 AM: Coffee Break 8:35 AM: Welcome Remarks 8:50 AM: Networking 9:20 AM: Closing Remarks Register Here: : https://lnkd.in/dCYgbQkh PLEASE NOTE: SPACES ARE LIMITED. BREAKFAST ATTENDANCE IS EXCLUSIVE TO REGISTERED LISBON ENERGY SUMMIT VISITORS OR DELEGATES. Haven't registered yet? Secure your Delegate Pass: https://lnkd.in/di67APqX Register as a Visitor: https://lnkd.in/d8vVxeUU #LESummit #energy #renewables #WomeninEnergy #energytransition  

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver página da empresa de Women in ESG Portugal®️, gráfico

    5.149 seguidores

    📣 Publicada a nossa coluna quinzenal no jornal ECO Capital Verde by ECO, fruto de mais um desafio do mix and match intergeracional! 📩 Nesta edição, assinada por Yasmin Bellizzi e Susana Pacheco em escrita colaborativa, as autoras nos convidam a pensar sobre aspectos tangíveis e outros menos tangíveis, ou intangíveis, que emergem no contexto ESG: "As mudanças intangíveis devem estar também no âmbito das medidas do ESG quando falamos, por exemplo, dos trabalhadores. Olhando ao valor dos custos da perda de produtividade das empresas portuguesas devido ao absentismo e ao presentismo causados pelo stresse e problemas de saúde psicológica, publicado pela ordem dos psicólogos*, falamos de 5,3 mil milhões de euros no ano de 2022. Já os valores de burnout, nos Milllenials, representam 53% da razão das faltas ao trabalho. Em Portugal, os problemas de Saúde Psicológica mais comuns (stresse, depressão ou ansiedade) afetaram quase dois em cada cinco trabalhadores/ (33%) no último ano devido ao trabalho, uma prevalência acima da média da União Europeia (27%), conforme refere o Eurobarómetro de 2022." Vamos juntos, de mãos dadas? https://lnkd.in/dXkBQfzA

    (In)Tangíveis do ESG

    (In)Tangíveis do ESG

    https://eco.sapo.pt

Páginas semelhantes