A TV Justiça é um canal de televisão do Judiciário Brasileiro e administrado pelo Supremo Tribunal Federal.

TV Justiça
Supremo Tribunal Federal
País  Brasil
Fundação 11 de agosto de 2002 (21 anos)
por Supremo Tribunal Federal do Brasil
Pertence a Supremo Tribunal Federal do Brasil
Cidade de origem Brasília, DF
Slogan Essencial
Formato de vídeo 480i (SDTV)
Canais irmãos
Cobertura  Brasil
Página oficial www.tvjustica.jus.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Digital
Disponibilidade por satélite
Canal 05
Canal 24
Canal 22
Canal 13
3926 MHz @ 3328 Msb/s, Horizontal
Canal 06[nota 1]
Canal 135[nota 2]
Disponibilidade por cabo
TVN
Canal 21
Canal 184
Canal 26
TCM
Canal 99
Canal 104
Canal 14

Iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2002. Como emissora pública, transmitida pelo sistema a cabo, satélite (DTH), antenas parabólicas e internet, foi a primeira a transmitir ao vivo os julgamentos do Plenário da Suprema Corte brasileira.

A TV Justiça tem como foco preencher lacunas deixadas por emissoras comerciais em relação a notícias sobre questões judiciárias, a fim de possibilitar que o público acompanhe o dia a dia do Poder Judiciário e suas principais decisões, favorecendo o conhecimento do cidadão sobre seus direitos e deveres.

Trabalha na perspectiva de informar, esclarecer e ampliar o acesso à Justiça, buscando tornar transparentes suas ações e decisões. Este é o maior propósito da emissora do Judiciário.

Com programação que emprega linguagem clara, ágil, confiável, contextualizada e caráter didático, a TV Justiça notabilizou-se pela transmissão de julgamentos, programas de debates, seminários e conferências ao longo dos seus 10 anos de história, realizando uma cobertura jornalística prolongada, profunda e variada.

A administração da TV Justiça está sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal com o auxílio de um Conselho Consultivo.

A Lei 10.461/2002, que prevê sua criação, foi sancionada por um integrante do STF, o ministro Marco Aurélio, quando exerceu interinamente a Presidência da República durante o governo Fernando Henrique Cardoso, em maio de 2002.

O canal é transmitido por todas as operadoras de TV por assinatura, por imposição legal.[1]

Há no site da TV Justiça instruções para sintonia em todo o Brasil.

Grande parte de seus programas é disponibilizado em seu canal no YouTube, sendo feita transmissão contínua pela Internet, através do canal do Supremo Tribunal Federal. A TV Justiça foi, reconhecidamente, a primeira emissora de televisão do mundo a transmitir, ao vivo, sessões de julgamento da Suprema Corte de um país. Outras nações como Inglaterra [2] e México [3], inspiradas pela experiência brasileira, também transmitem os julgamentos de suas cortes constitucionais.

A TV Justiça teve a sua primeira afiliada em 2004, a TV Caravelas em Ipatinga/MG, no canal 11 da TV a cabo NET ou pela internet no site da TV Caravelas.

Notas e referências

Notas

  1. Receptores do sistema SAT HD Regional
  2. Receptores do sistema Nova Parabólica

Referências

Ligações externas

editar
  Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.