Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Jpmarques/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Front de Périgueux
Jpmarques/Testes
Vitral na igreja de Saint-Pierre-de-Chignac, França
Bispo de Périgueux
Nascimento c. Século I
Lanquais, Gália
Morte c. 100
Périgueux, Gália
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Principal templo Catedral de Périgueux
Festa litúrgica 25 de outubro
Atribuições vestes de bispo, dragão
Padroeiro contra os perigos
Portal dos Santos

Front de Périgueux (em latim: Frontus; em francês: Saint Front) foi o evangelizador de Périgord, lendário primeiro bispo de Périgueux e padroeiro da mesma região. É venerado como santo pela Igreja Católica, sendo comemorado em 25 de outubro.

História

Vitral de São Front na igreja de Lalinde
Túmulo primitivo de São Font em Périgueux

Front é mencionado pela primeira vez na vida de Gaugérico de Cambrai, que diz ter rezado a Perigus em frente ao túmulo de Front. Nada se sabe sobre a vida do santo e todos os dados são tardios e provenientes de tradições piedosas. As vidas lendárias, a partir do século IX, e grande parte dos séculos XI e XII, misturam dados das lendas de outros santos, como Frontó de Nitria ou Marta de Betânia.

Segundo sua hagiografia, Front nasceu em Linicassius (Lencais) em uma família cristã, no século I. Ainda jovem, renunciou ao mundo e tornou-se eremita. O prefeito da região, Isquirinus, não quis matá-lo por causa da nobreza de sua linhagem, mas ordenou-lhe que deixasse crescer o cabelo que havia raspado quando se tornou sacerdote. Front não aceitou, pois era um sinal de sua vocação, partindo em fuga para o Egito. Ali, retirou-se para o eremitério de Apolônio, e após um tempo, partiu para Roma; ali o apóstolo Pedro ordenou-o bispo e enviou-o à Gália para evangelizar, dando-lhe por companheiro um presbítero de nome Jorge. Ao terceiro dia de viagem, Jorge veio a falece. Front retornou a Roma em busca de São Pedro com o corpo de Jorge. Ali, Pedro ressuscitou-o. Muitas pessoas naquele local se converteram após presenciarem o acontecimento. Front selecionou cerca de sessenta e nove cristãos para serem pregadores com ele em Périgord. Ali, eles conseguiram muitas conversões, sendo criada uma comunidade cristã.

A ele é atribuído o milagre de bilocação para assistir aos funerais de Marta de Betânia, onde teria perdido uma de suas luvas, bem como à destruição de uma estátua do deus Marte em Perigus. Perto de Lalinde, na Dordonha, acabou com um dragão que aterrorizava os camponeses, destruindo colheitas e matando homens: o bispo fez o sinal da cruz e o dragão precipitou-se de um penhasco, morrendo por fim. No início do século IX, foi mencionado pela primeira vez no Martirológio de Lyon como Frente. Suas relíquias foram reconhecidas nos anos de 1261 e 1463 na Catedral de Sant Front de Périgueux, onde se encontravam, mas foram destruídas em 1575 pelos huguenotes.

Referências

Ligações externas