Mundo

Convidados de luxo, músicos internacionais, um cruzeiro: o casamento do filho do homem mais rico da Ásia

"Numa sociedade que se preocupa tanto com os valores, os indianos adoram gastar dinheiro em casamentos. Independentemente das classes económicas." O negócio chega quase aos 120 mil milhões de euros por ano, na Índia.

Anant Ambani e Radhika Merchant
Anant Ambani e Radhika Merchant
SOPA Images

Já imaginou como seria o casamento da pessoa mais rica do mundo? Neste caso, é do filho do homem mais rico da Ásia, o magnata indiano Mukesh Ambani, presidente da Reliance Industries. As celebrações começaram no início do ano, com uma festa pré-nupcial de três dias, continuaram em maio, com um cruzeiro no Mar Mediterrâneo, e terminam agora com o casamento de Anant Ambani, de 29 anos, e a sua namorada de longa data, Radhika Merchant. 

A cerimónia principal está agendada para 12 de julho e, de seguida, realiza-se a grande receção, a 14 de julho. As datas foram escolhidas com base nos mapas de nascimento do casal, como é tradição hindu. 

A Índia está familiarizada com grandes casamentos, mas este tem dado que falar pela pompa e circunstância. Convidados de luxo, atuações de músicos internacionais, várias festas e até um cruzeiro no Mediterrâneo fazem parte das celebrações de Anant Ambani e Radhika Merchant. 

Um casamento com um "cartaz" melhor do que muitos festivais

De acordo com a agência de notícias Associated Press, as celebrações começaram em março com uma festa para 1.200 pessoas, entre as quais líderes mundiais, magnatas da tecnologia (como Mark Zuckerberg e Bill Gates) e estrelas de Bollywood. O evento incluiu a atuação da cantora Rihanna.

Além da festa para os milhares de convidados, os noivos ofereceram um jantar comunitário para os 51.000 moradores de Jamnagar, uma cidade do Estado indiano de Gujarate, onde decorreu o evento pré-nupcial.

Laden...

Este foi apenas o início das luxuosas celebrações. Em maio, a família levou os convidados num cruzeiro de quatro dias, que partiu de Itália e teve como destino França. A viagem contou com as atuações dos artistas David Ghetta, Katy Perry, Pitbull, Backstreet Boys e ainda Andrea Bocelli.

No sábado passado, Justin Bieber atuou para a família e amigos do casal, na sangeet, uma “Festa de Música” que faz parte das tradições nupciais na Índia. 

Mas não são só estes os artistas internacionais que vão participar nas celebrações. Segundo os meios de comunicação locais, Adele, Drake e Lana Del Rey vão atuar no casamento que começa na sexta-feira.  

Um veículo decorado passa pela residência Antilia do presidente da Reliance Industries, Mukesh Ambani, em Mumbai, 3 de julho de 2024, antes do casamento do seu filho Anant Ambani com Radhika Merchant. Neste dia, o homem mais rico da Ásia, o magnata indiano Mukesh Ambani, deu início ao luxuoso final das celebrações.
INDRANIL MUKHERJEE

E não é só o casal que vai “juntar os trapinhos” 

Além do filho, Mukesh Ambani pagou ainda o casamento de 52 casais mais desfavorecidos. Esta celebração em massa aconteceu na passada semana e juntou cerca de 800 convidados, incluindo o magnata, nas instalações da empresa Reliance, em Navi Mumbai.  

De acordo com a agência France-Presse, cada casal recebeu joias de casamento de ouro e prata, cerca de 1.100 euros em dinheiro e provisões “suficientes para um ano”. 

O magnata bilionário e presidente da Reliance Industries Mukesh Ambani (frente 3L) junto com sua família participa de uma cerimônia de casamento em massa de casais desfavorecidos antes do casamento de seu filho Anant Ambani com Radhika Merchant, no Reliance Corporate Park em Navi Mumbai em 2 de julho de 2024. Os mais ricos da Ásia O homem, o bilionário magnata indiano Mukesh Ambani, lançou em 2 de julho o início do luxuoso final das celebrações do casamento de seu filho, com núpcias em massa para 52 casais "desfavorecidos".
PUNIT PARANJPEPUNIT PARANJPE

Um negócio de mil milhões

"Numa sociedade que se preocupa tanto com os valores, os indianos adoram gastar dinheiro em casamentos. Independentemente das classes económicas."

Quem o diz é o banco de investimento Jefferies, citado pela CNN, que divulgou um relatório no qual dá conta que o negócio dos casamentos na Índia atingiu os 119 mil milhões de euros, por ano, após o fim de pandemia. Um valor que ultrapassa o negócio nos Estados Unidos (65 mil milhões de euros por ano), mas ainda longe da China (157 mil milhões de euros por ano).

Em média, um casamento indiano custa quase 14 mil euros, quase três vezes mais que os rendimentos anuais médios de uma família na Índia.

Considerado como um dos símbolos de poder e estatuto no país, muitos são os pais que passam parte da sua vida a poupar dinheiro com o objetivo de pagar o casamento dos filhos. E a festa não se fica só por um dia, como é costume em Portugal. Os casamentos indianos estendem-se por vários dias.

O Governo indiano espera agora arrecadar uma maior fatia das receitas dos casamentos de luxo e, para isso, lançou o programa "Casar na Índia", que encoraja as famílias abastadas a dar o nó no país.

"Muitas vezes, as pessoas gastam quantias significativas para se casarem no estrangeiro. [Mas ao casarem-se na Índia] as famílias podem desfrutar de celebrações sumptuosas durante três ou quatro dias, proporcionando assim oportunidades de subsistência para os locais", disse o primeiro-ministro Narendra Modi, em março.

Quem é a família Ambani? 

O pai do noivo é Mukesh Ambani, de 66 anos, o 9.º homem mais rico do mundo (e o mais rico da Ásia), com um património líquido de cerca de 107 mil milhões de euros. É o presidente da Reliance Industries, o grupo empresarial indiano com negócios na energia, gás natural, petróleo, retalho, entretenimento, telecomunicações, meios de comunicação e têxteis.  

Anand Piramal, Mukesh Ambani, Radhika Merchant, Anant Ambani, Neeta Ambani, Isha Ambani Piramal, Shloka Mehta Ambani e Akash Ambani.
Hindustan Times

Entre outros bens, a família possui um prédio de apartamentos privado de 27 andares, em Mumbai, avaliado em cerca de 92 milhões de euros. Tem três heliportos, garagem para 160 carros, cinema privado, piscina e ginásio. 

Os críticos acusam a empresa de crescer, principalmente, devido às ligações políticas nas décadas de 70 e 80 e, posteriormente, sob o governo do primeiro-ministro Narendra Modi após 2014.  

Nos últimos anos, Mukesh Ambani começou a passar a pasta para os filhos. O filho mais velho, Akash, é o presidente da empresa de telecomunicações, a filha, Isha, é responsável pelo retalho e o noivo, Anant, está encarregue dos negócios da energia.  

Anant, que estudou na Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América, vai casar com Radhika Merchant, de 29 anos. Radhika é filha do magnata da farmacêutica Viren Merchant e é a diretora de marketing da empresa, Encore Healthcare.  

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do