Voltar

Discos de algodão: quais os mais sustentáveis?

Estilo de vida

Especialistas

Mulher a remover a maquilhagem
iStock

Regra geral, utilizamos discos de algodão para remover qualquer tipo de maquilhagem e, como tal, é importante percebermos qual é o seu impacto ambiental. A DECO PROTeste realizou um estudo de análise de ciclo de vida, considerando os impactos ambientais das alternativas reutilizáveis e de uso único, desde as matérias-primas até ao destino final, analisando 18 categorias de impacto ambiental.

Os resultados dependem do perfil de cada consumidor e da durabilidade dos discos reutilizáveis. Para a maioria dos perfis de consumo, as opções reutilizáveis são as que têm menores impactos ambientais, com a exceção dos consumidores que raramente usam maquilhagem e, como tal, quase nunca recorrem a discos de algodão.

Em ambos os casos, foram considerados produtos constituídos apenas por algodão, sendo que o modo de fabrico e o peso são diferentes entre os dois tipos de discos.

Para o caso dos discos reutilizáveis, considerou-se que o expectável é que um consumidor necessite de dois discos, ou seja, quatro faces, para remover totalmente a maquilhagem. Já no caso dos discos de uso único, foi considerado que seriam necessários cinco discos — dez faces, portanto — para a remoção da maquilhagem na íntegra. Estas conclusões tiveram origem nos resultados de um teste realizado a águas micelares, composto pela avaliação de uma especialista e um teste de utilização com um painel de mais de 140 voluntárias.

Os discos reutilizáveis têm de ser usados várias vezes para serem a opção mais sustentável. Por exemplo, se a frequência de utilização for superior a duas vezes por mês, e, mesmo que o consumidor tenha de os deitar fora e comprar novos ao final de um ano, os discos reutilizáveis são mais sustentáveis.

No entanto, mesmo quando o gasto anual é reduzido, os algodões reutilizáveis podem ser mais vantajosos, desde que o consumidor os mantenha e utilize por vários anos. Se, ao final de um ano de utilização pouco frequente, o consumidor tiver de comprar novos discos reutilizáveis, então a melhor solução passa mesmo pelos de uso único.

Ao fim de um ano, a utilização diária de discos de algodão reutilizáveis pode evitar a emissão de até 1,76 quilos de dióxido de carbono equivalente (CO2 eq) e a utilização de 3,73 metros quadrados de terreno para o cultivo de algodão. Permite, ainda, poupar até 468 litros de água na produção do algodão.

Se o consumidor não for capaz de os reutilizar — por não gostar ou por serem difíceis de lavar —, então, o melhor são os discos de uso único. Neste último caso, deve gastar apenas os discos necessários. Por exemplo, se utilizar três discos descartáveis, em vez de cinco, reduz em 40% os impactos ambientais.

Lavar os discos reutilizáveis à mão ou na máquina?

Para o caso dos discos reutilizáveis é, ainda, importante calcular os impactos ambientais associados à lavagem dos discos usados e perceber se há uma diferença significativa entre lavar na máquina ou à mão.

Foi utilizada uma máquina eficiente, com oito quilos de capacidade. A mesma foi utilizada a 80% da sua capacidade máxima.

Fazendo a comparação, no cenário em que o consumidor lavava os discos de algodão reutilizáveis à mão, verificou-se que os impactos ambientais são menores face à lavagem na máquina, continuando, também, a ser mais reduzidos, tendo em conta os discos de uso único.

Desta forma, e considerando o cenário de utilização diária dos discos reutilizáveis, lavá-los à mão permite ter:

  • menos quase 4% de emissões de CO2eq;

  • menos 4% de impactos associados à escassez de recursos fósseis;

  • um ligeiro aumento no consumo de água (0,08%).

Assim, a conclusão é que a lavagem dos discos de algodão à mão será a opção mais sustentável. No entanto, se preferir lavar os discos reutilizáveis na máquina de lavar a roupa, saiba que é muito importante que esta esteja sempre cheia. Não lave os discos reutilizáveis sozinhos.

Como foram testados?

Foram definidos cenários de utilização destes produtos. Naturalmente, dependendo dos cenários de utilização por parte dos consumidores, podem existir conclusões distintas. Uma vez que é difícil saber concretamente quais os padrões de utilização de maquilhagem por parte dos consumidores, foram elaborados quatro cenários de utilização distintos:

  • todos os dias do ano;

  • apenas nos dias úteis do ano;

  • duas vezes por semana;

  • duas vezes por mês.

Estes diferentes cenários têm também a finalidade de perceber se a melhor alternativa para um determinado padrão de consumo se mantém quando o consumo é alterado de forma drástica. Por exemplo, se a melhor opção para um consumidor que utiliza maquilhagem diariamente também é a melhor opção para um consumidor que apenas utiliza maquilhagem duas vezes por mês.

É importante, ainda, considerar que diferentes consumidores podem necessitar de um diferente número de discos de algodão. Neste sentido, de forma a assegurar que o estudo é relevante para a maioria dos consumidores, foram elaborados outros cenários considerando esta variável. Estes cenários são também diferentes entre os discos de algodão reutilizáveis e os de uso único, uma vez que os discos reutilizáveis têm uma maior quantidade de material e, consequentemente, devem absorver maior quantidade de maquilhagem.

Adicionalmente, para além dos cenários utilizados, é também importante definir os processos de fabrico das duas alternativas e a origem das mesmas, calculando também a distância e os tipos de transporte utilizados até que o produto chegue ao consumidor.

Relativamente ao fim de vida das duas alternativas em estudo, é considerado que o destino será o mesmo para ambos os casos. Isto porque, apesar de uma das alternativas ser reutilizável, não é esperado que dure para sempre, sendo que o fim de vida também tem de ser considerado. A diferença está na quantidade de resíduos gerados, sendo que, no cenário dos discos reutilizáveis, esta quantidade será bastante inferior.

Veja também