Voltar

Portugal é o primeiro país a celebrar o Dia da Sustentabilidade

Estilo de vida
25 de setembro, dia da Sustentabilidade

O dia 25 de setembro é, oficialmente, o Dia Nacional da Sustentabilidade. A decisão atesta mais uma vitória dos consumidores, depois de a DECO PROTeste ter levado esta proposta ao Parlamento, em 2020. A proposta surgiu no âmbito da sua estratégia para a Sustentabilidade, no sentido de envolver todos em prol do desenvolvimento sustentável, através da sensibilização, da consciencialização e de ações coletivas, porque precisamos de mais do que apenas ações individuais.

A lei recomenda que as comemorações relativas à data sejam organizadas de forma descentralizada, com envolvimento dos vários níveis de governação e de intervenientes de diferentes setores. A cada ano, sob proposta dos membros do Governo, será adotado um tema específico a abordar no Dia Nacional da Sustentabilidade.

À DECO PROTeste associaram-se diversos parceiros, desde a primeira hora, no sentido de aumentar a participação e a mobilização de indivíduos, sociedade civil, governos e empresas para atingir, em conjunto, as metas da sustentabilidade: Bureau Veritas, Cepsa, Lidl, Lusitânia Vida, Marine Stewardship Council e Meo.

Se ainda não se juntou a nós, registe-se para ter acesso a ferramentas exclusivas, como a calculadora para descobrir a sua pegada ecológica. Irá ainda receber a newsletter com conteúdos sobre lifestyle sustentável, reciclagem e casa mais eficiente.

Registe-se gratuitamente

Objetivos de desenvolvimento sustentável

E porquê 25 de setembro? Foi nesta data, em 2015, que a ONU apresentou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a pôr em prática por todos os países até 2030: entre outros, produção e consumo sustentáveis, ação climática, proteção da vida marinha e terrestre, e energias renováveis e acessíveis.

A sustentabilidade marca as agendas da atualidade ao nível mundial, em todos os quadrantes económicos e sociais. Para a DECO PROTeste, como organização que promove e defende os direitos dos consumidores portugueses, este ideal faz parte da sua cultura, bem como de toda a sociedade que contribui para esse processo de construção. Temos a responsabilidade de tornar Portugal um lugar melhor para as gerações atuais e futuras.

Veja também