Brasilien
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

O fogo arde nas bordas do Pantanal, aumentando o medo de incêndios de maiores proporções no menor e mais delicado bioma do Brasil. O Pantanal está no coração da onda de calor extremo que assola o país e no topo da lista das áreas de alerta de fogo elevado. Um incêndio que começou dia 19 e foi controlado só ontem destruiu uma área de 1.825 hectares de uma região do Mato Grosso do Sul na borda pantaneira, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ).

— Em todo o Pantanal e áreas vizinhas há pontos de perigo extremo de fogo para os próximos dias — alerta a coordenadora do Lasa, Renata Libonati.

A área queimada é equivalente a cerca da metade da do Parque Nacional da Tijuca e fica em Bonito, às margens do Rio Formoso, que compõem o mosaico pantaneiro. Bonito fica na região de entorno do Pantanal, e o Formoso é um dos rios que ajudam a alimentar as áreas inundadas.

O risco alto se deve à combinação de calor extremo e seca. Ela não apenas favorece a rápida propagação do fogo, caso alguém inicie um foco, quanto dificulta o combate das chamas, pois há muita matéria orgânica no solo para queimar. Além disso, bombeiros e brigadistas precisam suportar temperaturas elevadas, muito acima de 40°C nas áreas atingidas.

O Pantanal já estava nas áreas de risco elevado de fogo na previsão para setembro, outubro e novembro emitida em agosto pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

— Nesse momento, a onda de calor e ar seco torna a vegetação bastante inflamável, e a nossa previsão para os próximos três meses é que essa condição perdurará. Por isso, a situação do Pantanal é crítica — afirma João dos Reis, pesquisador do Cemaden.

O Cemaden recomenda o limite do uso de fogo nas regiões de Alerta e Alerta Máximo até o final de fevereiro ou o início da estação chuvosa. Reis acrescenta que este ano está especialmente preocupante porque combina um El Niño intenso com muita matéria orgânica no solo para queimar.

As áreas do Baixo Paraguai, no Mato Grosso do Sul, ainda estão com a água do pulso de inundação. Mas no Alto Paraguai, mais próximo das cabeceiras, a situação preocupa. Cáceres, no Mato Grosso, a principal cidade da região, decretou emergência hídrica devido à baixa do nível do rio.

A partir de 2019, o Pantanal passou de paraíso natural a recordista de desastres. É, proporcionalmente, o bioma mais afetado por queimadas: 30% dele queimaram em 2020 contra a média histórica de 8%, de acordo com o Lasa. E, de todos os biomas, o Pantanal foi o que mais queimou, também proporcionalmente, nas últimas três décadas: 57% de seu território pegaram fogo pelo menos uma vez no período, segundo o MapBiomas.

Mais recente Próxima Joias, roupas de grife, carros: Perfil na web exibe valores de itens de luxo de estrelas gospel e viraliza na web; fotos

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Confronto foi motivado por desentendimento sobre direito de passagem em rotatória

Dia de fúria: motoristas discutem e usam motosserras em briga de trânsito na Itália; veja vídeo

Fachada terá iluminação noturna permanente para destacar o arranha céu

Em contagem regressiva para obras, Edifício A Noite ganha iluminação especial

Na ocasião, artista foi parado após ultrapassar sinal vermelho e não manter veículo na faixa nos Hamptons; ele se recusou a fazer teste de alcoolemia e disse aos agentes que havia tomado um martíni com amigos

Justin Timberlake terá que prestar serviço comunitário após ser preso por dirigir embriagado nos Estados Unidos

Gerardo Martino, técnico do Inter Miami, confirmou que o craque argentino está nos planos para a próxima partida da equipe

Messi 'está disponível' para retornar aos gramados dois meses após lesão no tornozelo

Durante a reinauguração do antigo Comperj, presidente também criticou quem defende a venda da Petrobras pelo fato de a empresa produzir combustível fóssil

Lula questiona privatização da BR: 'o que melhorou para o consumidor?'

O jogo entre Al-Nassr x Al-Ahli pelo Campeonato Saudita acontece nesta sexta-feira (13), às 15h (de Brasília), a partida terá transmissão do Canal Goat e Bandsports

Al-Nassr x Al-Ahli: horário e onde assistir ao vivo ao jogo do Campeonato Saudita

Zagueiro brasileiro usará a braçadeira de capitão do Paris Saint-Germain pela quinta temporada consecutiva

Marquinhos é nomeado capitão do Paris Saint-Germain para a temporada 2024/25