Saltar para o conteúdo

Portal:Croácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal da Croácia
Lagos de PlitviceIsla de MijetDubrovnikColiseo de PulaMonumento al rey Tomislav
ver    

Croácia (em croata: Hrvatska, pronunciado AFI[xř̩ʋaːtskaː]), oficialmente República da Croácia (em croata: Republika Hrvatska), é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia. A candidatura da Croácia à União Europeia (UE) ocorreu em 1 de fevereiro de 2003 e a adesão a 1 de julho de 2013, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovénia em 2004.



 ver · editar Artigos selecionados

O Palácio de Diocleciano (em croata: Dioklecijanova palača) foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano (r. 284–305) na costa da Dalmácia com o fim de para ali se retirar após a sua abdicação voluntária em 305. É um dos edifícios mais bem conservados da Antiguidade tardia e os seus vestígios estão preservados no coração histórico de Split, na Croácia. Contrariamente a uma lenda popular, a cidade - Espalato (em latim: Spalatum) - deve o seu nome ao da vizinha cidade grega de Aspalato - "arbusto branco" - e não ao termo latino para palácio - palatium.

O imperador Diocleciano viveu neste palácio o essencial dos últimos anos da sua vida e, quando faleceu, o seu corpo foi depositado num sarcófago colocado dentro do mausoléu que ali tinha mandado construir.

O Palácio de Diocleciano é um testemunho excepcional da encenação arquitectónica da ideologia tetrárquica que não sobreviveu ao seu fundador. Reunindo uma residência de prestígio, um templo dinástico e um mausoléu, é o protótipo dum modelo palaciano tetrárquico que conheceu dois outros seguidores menos grandiosos: em Romuliana, para Galério (r. 305–311), e em Šarkamen, sem dúvida para Maximino Daia.

Ler mais ...


 ver · editar Biografia selecionada
Andrija Mohorovičić (c. 1880).
Andrija Mohorovičić (c. 1880).

Andrija Mohorovičić (Volosko, 23 de Janeiro de 1857Zagreb, 18 de Dezembro de 1936) foi um meteorologista, sismologista e geofísico croata que ganhou fama ao postular a existência de uma descontinuidade nas propriedades mecânicas dos materiais geológicos marcando a transição entre a crusta e o manto da Terra. Esta descontinuidade denomina-se hoje descontinuidade de Mohorovičić, ou simplesmente descontinuidade Moho, em homenagem ao seu descobridor.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada

Dubrovnik, uma cidade histórica na costa do Mar Adriático no extremo sul da Croácia.
 ver · editar Sabia que?
 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Mapa ilustrando mudanças populacionais na Croácia em vinte anos (1981-2001).

 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Croácia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar WikiProjetos