Voltar

Como poupar nos consumos de água e energia

Em casa

Especialistas

pessoa a apagar com a mão desenho em quadro de giz
iStock

Reunimos algumas medidas que ajudam a baixar o consumo de eletricidade e a manter a casa confortável e arejada.

ilustração de porquinho mealheiro

Reduza o consumo de eletricidade

Para poupar ao máximo no consumo de eletricidade, basta seguir algumas medidas.

  • Faça uma gestão cuidadosa dos aparelhos que estão em funcionamento e, sempre que puder, tente optar por alternativas que não consumam eletricidade. Por exemplo, dê primazia ao estendal em vez da máquina de secar roupa, se tiver um estendal exterior e sempre que as condições climatéricas o permitam. Se não puder estender a roupa ao ar livre, equacione a possibilidade de comprar um estendal para ter dentro de casa ou mesmo um mais portátil para pendurar na janela (poderá não servir para secar grandes quantidades de roupa de uma só vez, mas continua a ser uma opção válida).

  • Caso seja inadiável comprar um novo eletrodoméstico, como um frigorífico ou uma arca, opte por aparelhos energeticamente eficientes e, de preferência, com um bom desempenho. Analise os resultados dos nossos testes e as etiquetas energéticas.

  • Verifique se a temperatura de frigoríficos e arcas congeladoras está ajustada: embora dependa do modelo, no frigorífico, deve rondar os 5 a 8ºC e, no congelador, os -18ºC. Se possível, certifique-se de que as grelhas traseiras estão limpas e desobstruídas. Abra estes aparelhos o menos possível e, quando o fizer, mantenha a porta aberta apenas durante o tempo estritamente necessário.

  • Evite ligar em simultâneo eletrodomésticos com consumos significativos de eletricidade, como cafeteiras elétricas, fornos elétricos, máquinas da roupa e da loiça e aspiradores, para reduzir os picos de consumo na rede elétrica. Caso tenha tarifa bi/tri-horária, utilize a função de arranque diferido das máquinas da roupa e da loiça, se tiverem essa função, para que funcionem de madrugada.

  • Na altura de lavar roupa e loiça, use as máquinas com a carga completa e escolha o programa adequado ao tipo de loiça ou ao tipo de roupa e sujidades. Atenção: respeite a dose de detergente indicada na embalagem, pois não é por colocar mais que a loiça ou a roupa ficam mais bem lavadas. Se alguém em sua casa estiver doente, lave a roupa de cama, toalhas, roupa interior e pijamas a temperaturas mais elevadas – em regra, “algodão a 60°C” –, desde que a máquina e a roupa o permitam.

  • Desligue os equipamentos da corrente, para não ficarem a consumir em standby: use extensões com interruptor, por exemplo.

  • Acenda apenas as luzes que são precisas. Ao sair da divisão, apague-as.

  • Caso tenha um sistema de produção de eletricidade para autoconsumo, sem armazenamento, procure alinhar o ciclo de utilização dos eletrodomésticos com o ciclo de produção do sistema.

Gaste menos água quente

Ao reduzir o consumo de água quente, baixa também o gasto de gás ou de eletricidade.

  • Regule a temperatura do equipamento de produção de água quente sanitária na posição “Eco” ou num valor próximo do usado na torneira.

  • Prefira sempre tomar duche e evite banhos de imersão.

  • Se tiver um termoacumulador elétrico, procure tomar banho fora de horas de maior consumo (por exemplo, a meio da manhã ou da tarde), para que a resistência do termoacumulador se ative em períodos de menor congestionamento da rede elétrica. Esta medida pode também ser útil caso tenha um sistema fotovoltaico para autoconsumo sem armazenamento.

  • Se tiver instalado um sistema solar térmico para produção de água quente em casa, tente tomar os banhos logo de manhã ou à noite, de forma que o sistema aproveite ao máximo o sol para o aquecimento da água. Se tiver uma resistência como elemento de apoio, certifique-se de que o seu funcionamento é o mais restrito possível.

  • Para reduzir o consumo de água: instale redutores de caudal nas torneiras e cabeças de chuveiro eficientes; repare fugas e torneiras a pingar; isole as tubagens de água quente da habitação, caso estas estejam no exterior das paredes e acessíveis.

Casa confortável, poupada e ventilada

Aproveite os recursos naturais para aquecer ou arrefecer a casa. Consegue, assim, manter a casa confortável e arejada com algumas medidas simples.

  • Nos dias mais frios, aproveite o sol: abra as cortinas e/ou estores das janelas durante o dia e, à noite, feche-os. Nos dias de calor, feche aqueles durante o dia e, à noite, abra as janelas para arrefecer a habitação.

  • É muito importante renovar o ar interior da habitação todos os dias: basta abrir as janelas, de preferência de direções opostas, para que a casa fique ventilada.

  • Opte por renovar o ar da habitação logo de manhã. Assim, mesmo que a temperatura da habitação desça com esta operação, aproveitará o calor do sol ao longo do dia para ajudar a elevar a temperatura da habitação sem necessidade de recorrer a equipamentos para aquecimento.

  • Se a casa tiver um sistema de ventilação mecânica, assegure-se de que o mesmo está nas melhores condições de funcionamento e programado de modo que a renovação do ar esteja ajustada ao número de pessoas que permanecem na habitação.

  • Se usar um aparelho de ar condicionado, que é o mais eficiente do ponto de vista energético em termos de aquecimento e de arrefecimento, regule-o para 18°C, no inverno, e 25°C, no verão. Ligue o equipamento quando estiver na divisão e desligue-o, se sair por um período prolongado.

  • Caso precise de recorrer a um aparelho de aquecimento portátil, reduza a sua utilização ao máximo. No caso do termoventilador, ligue-o apenas quando alguém estiver na divisão e desligue-o assim que sair ou for dormir. Regule o termóstato para uma temperatura que permita que vá ligando e desligando. Caso use um radiador a óleo, mantenha-o em funcionamento o menor tempo possível e desligue-o se não estiver na divisão.

  • No caso de equipamentos que funcionem com biomassa (como pellets ou lenha), deixe de alimentar a lareira ou a salamandra uma hora antes de se deitar, visto que o equipamento ainda continuará a libertar calor para a divisão durante algum tempo.

  • Se tiver um sistema de aquecimento central, regule-o segundo as necessidades, mantendo a temperatura da caldeira o mais baixa possível: temperaturas mais elevadas levam a um maior consumo de energia. Feche os radiadores nas divisões que não usar.

  • Aproveite para efetuar algumas operações de manutenção dos equipamentos de climatização: limpe os filtros e as grelhas de ventilação; faça a purga dos radiadores de um sistema de aquecimento central; limpe cinzas de lareiras, salamandras e caldeiras de biomassa e faça a manutenção aos equipamentos e chaminés.

Veja também