Voltar

Conferência Visões do Futuro assinala o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade

Estilo de vida
Logo visões do futuro

A 24 e 25 de setembro, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebe a 3.ª conferência “Visões do Futuro”, este ano, dedicada à Sustentabilidade. Pode assistir a tudo gratuitamente.

Será a estreia na celebração da efeméride e ao nível mundial: Portugal tornar-se-á o primeiro país do mundo com um Dia Nacional da Sustentabilidade, a 25 de setembro. O feito, conseguido com o apoio dos consumidores, resultou da iniciativa da DECO PROTeste, que levou a proposta ao Parlamento, em 2020. A aprovação do Dia Nacional da Sustentabilidade em Diário da República chegou a 9 de junho de 2023.

Para arrancar em grande, a DECO PROTeste preparou dois dias muito intensos com workshops, debates, conferências e atividades para todos, como teatro infantil, provas de vinhos, jogos e rastreios de saúde, entre outras. Para garantir a sua participação, inscreva-se no evento.

O primeiro dia do evento, a 24 de setembro, conta, por exemplo, com sessões de teatro infantil. A peça "O Ritmo da Semente" procura estimular a consciência ambiental dos mais novos. Os visitantes poderão ainda conhecer projetos na área da sustentabilidade e assistir a vários workshops e atividades dedicados ao tema, promovidos pelos parceiros que apoiam esta ação da DECO PROTeste.

É com o mote do Dia Mundial da Sustentabilidade e do compromisso do Governo e dos cidadãos para um futuro sustentável que se desenvolve o episódio dedicado ao tema do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROTeste. Aurélio Gomes reflete a este propósito com Luísa Schmidt, socióloga, pioneira da sociologia do ambiente em Portugal, especialista nas áreas da comunicação e do ambiente, jornalista, professora e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; e Elsa Agante, team leader da área de Energia e Sustentabilidade da DECO PROTeste.

Conheça o programa para 25 de setembro

A manhã começa pelas 10h00, com uma sessão de abertura a cargo do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro. Ao longo dia, estão preparadas três conferências:

  • Emergência climática (10h30), com a participação de Francisco Ferreira, da Zero, um representante da Fundação Oceano Azul, João Meneses, da BCSD Portugal – Empresas pela Sustentabilidade, Alexandra Serra, da Águas de Portugal, e Ana Barbosa, da Ikea.

  • Desperdício alimentar (11h45), com um painel composto, entre outros, pelo chef Kiko, a presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, o padre Ismael Teixeira e a nutricionista Ágata Roquette.

  • Sobreconsumo (15h00) incluirá no debate os contributos de Duarte Roquette, marketeer, Catarina Gouveia, inluencer, Maria Moreno, psiquiatra, Nuno Parreira, da Samsung, e Susana Santos, do El Corte Inglés.

Às 16h45 está previsto o painel final "Parar para Pensar", dedicado ao tema "A (In)Sustentabilidade da Guerra", para refletir sobre o impacto que a destruição de recursos naturais, a escassez alimentar mundial de alimentos, a crise energética, a interrupção de cadeias de abastecimento e a inflação têm no sonho da sustentabilidade.

Veja também