Voltar

DECO PROTeste no Dia da Sustentabilidade da Nova-FCSH

Estilo de vida

Especialistas

Elsa Agante, Team Leader da área de Energia e Sustentabilidade

Quais os temas cruciais da sustentabilidade? A DECO PROTeste associa-se ao Dia da Sustentabilidade da Nova-FCSH no dia 21 de março para discutir questões de energia, consumo sustentável, matérias-primas e resíduos, água e oceanos. Além do painel de discussão, um stand destinado a divulgar o Portal da Sustentabilidade vai integrar o certame. Os visitantes vão poder conhecer o trabalho da DECO PROTeste em vários níveis e testar os seus conhecimentos em sustentabilidade. Serão convidados a visitar o portal através de um QR code, impresso no material promocional que vai integrar o stand.

Elsa Agante, líder da equipa da sustentabilidade e energia, integrará o painel de discussão e explica, em entrevista, os temas a abordar

Que temas vão ser abordados no Dia da Sustentabilidade da Nova – FCSH?

O primeiro objetivo é explicar porque a DECO PROTeste escolheu a sustentabilidade como uma das suas áreas de ação. E como poderá ajudar os consumidores a terem o máximo de informação para poderem selecionar os melhores produtos e serviços e, também, os mais sustentáveis.

Quais as áreas de ação da DECO PROTeste a este nível?

Trabalhamos 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os mais relacionados com o consumidor. Vamos falar de exemplos desse trabalho no painel onde estaremos, na Nova-FCSH, em áreas como energia limpa e energias renováveis, e como tornar as cidades e as comunidades mais sustentáveis. Além disso, discutiremos os objetivos relacionados com a vida no mar, nos oceanos, com toda a problemática da água e, por último, a vida terrestre. Ou seja, os ecossistemas, a biodiversidade, neste caso ligados às temáticas da reciclagem e dos resíduos, o que podemos fazer para preservar as matérias-primas.

Que trabalhos já foram realizados ao nível de cada um desses objetivos?

No caso da energia, destacaria todo o trabalho feito no acompanhamento das tarifas da eletricidade e do gás natural, para ajudar os consumidores a poderem escolher as que mais se adequam aos seus consumos. E há que falar das energias renováveis, e no caso em concreto da energia fotovoltaica, onde não só testamos os painéis e inversores, como apoiamos  os consumidores no dimensionamento dos sistemas: que painéis colocar, como os instalar, etc. Respondemos também às muitas dúvidas que nos são colocadas através do nosso fórum de energias renováveis.

E quanto aos outros objetivos?

No caso das cidades e comunidades sustentáveis, referiria, dos estudos que fizemos recentemente, a análise do ciclo de vida dos sacos de compras. O objetivo é ajudar os consumidores a perceberem que tipo de saco devem utilizar nas suas compras, mediante o tipo de utilização. Mas fazemos também um alerta para a indústria têxtil, nomeadamente na questão da fast fashion – existem grandes toneladas de roupa que são produzidas e utilizadas. No fundo, pretendemos explicar quanto tempo tem de durar uma peça de roupa para compensar o impacto ambiental que causou, em todo o seu ciclo de vida, desde a extração das matérias-primas até ao destino final. Iremos também falar de algumas ações, como a Exijo Fora da Caixa, dirigida ao sobre-embalamento, reforçando a opção de produtos que não estejam embalados, ou não tenham excesso de embalagem, e um alerta para a atenção que é necessário ter para as alegações ambientais, já que nem todas são corretas.

Há a questão da água, dos oceanos e dos ecossistemas terrestres também...

Há anos que a DECO PROTeste faz o acompanhamento das tarifas e da qualidade do serviço de água e saneamento, e alerta para as perdas de água na rede e para o desperdício de água, sensibilizando o consumidor para a necessidade de poupança deste bem essencial e que, no futuro, poderá ser escasso. Temos também a problemática da contaminação de rios e mares com plásticos e microplásticos, sendo que grande parte dos microplásticos e microfibras presentes na água é libertada aquando da lavagem de roupa, em especial de fibras sintéticas. Por fim, na temática dos ecossistemas terrestres e da biodiversidade, há que referir a problemática associada à extração de matérias-primas e os seus impactos nos diversos ecossistemas e qual o papel dos consumidores na separação de resíduos e envio para reciclagem de modo a fazer novos produtos , reduzindo a necessidade de utilização de novas matérias-primas. Por exemplo, existem milhões de toneladas destes resíduos que são descartadas todos os anos. Estamos a falar de equipamentos que têm matérias-primas raras e valiosas, que devem ser reciclados, para evitar a mineração destas matérias-primas e o desperdício. Com a reciclagem, o alumínio de um ferro de engomar pode servir para fazer latas de refrigerantes, por exemplo... Ainda nesta área, é cada vez mais importante, tendo em conta os números de resíduos produzidos por pessoa em Portugal, a necessidade de os colocar nos contentores corretos, porque, a partir destes resíduos, podemos fazer camisolas, bicicletas... No fundo, trata-se de tornar o que antes eram resíduos em matérias-primas, reforçando o ciclo de uma economia circular.

Veja também