Voltar

Um mapa para voltar a viver no interior

Estilo de vida
Rio Douro
iStock

Os números dos últimos Censos não mentem: cerca de 50% da população residente em Portugal concentra-se em apenas 31 municípios, localizados maioritariamente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. São 4,6 milhões de pessoas aglutinadas entre as duas principais cidades do País.

Os dados, de 2021, mantêm uma tendência que se verifica há décadas, que a população portuguesa está concentrada no litoral. Este desequilíbrio só se tem acentuado ao longo dos anos, apesar dos incentivos que alguns municípios do interior têm oferecido para captar e fixar população.

O mapa interativo mostra, município a município, os incentivos oferecidos para fixar novos residentes: quais os benefícios fiscais, os incentivos à natalidade, os apoios ao estudo e aos jovens, a habitação, o emprego, os transportes e o apoio a seniores. Basta que escolha o distrito e o concelho e carregue, depois, no botão “Resultado”.

Descubra os melhores municípios para morar

O mapa também permite a escolha “Ver comparação”, selecionando o distrito e o concelho que quer ver, comparado com aquele que analisou antes. Pode, ainda, filtrar por um só tópico para analisar apenas uma das vantagens oferecidas pelo município. Por exemplo, pode selecionar apenas que benefícios são oferecidos pelo concelho em causa ao nível fiscal, como o IMI.

Estado também promove incentivos

O Estado também promove alguns incentivos para aliviar a pressão demográfica do litoral. Programas destinados a funcionários públicos que se queiram mudar para o interior, como a duplicação do subsídio de refeição. Mas também a desempregados que queiram seguir o mesmo caminho ou até a famílias inteiras que se queiram deslocar do litoral para uma nova vida no interior.

As medidas podem contribuir para o fim deste desequilíbrio e para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos: no interior, as distâncias entre casa e serviços são menores, o custo de vida é menor do que nas cidades, e o ritmo pode fazer-se pausado. O mapa interativo do Portal da Sustentabilidade pode dar uma ajuda preciosa para essa mudança de vida.

Se ainda não se juntou a nós, registe-se para ter acesso à newsletter com dicas e notícias em primeira mão.

Registe-se gratuitamente

Veja também