Ordem de bolsa

Para negociar na bolsa, o investidor tem à sua disposição diversos tipos de ordens. As mais comuns são as que se seguem.

Ao melhor

Esta ordem é transmitida sem qualquer limite de preço. Uma ordem ao melhor tem prioridade sobre os restantes tipos de ordens, como por exemplo, as ordens com limite de preço. Em contrapartida, é um tipo de ordem mais arriscada. Sobretudo quando existe um número reduzido de investidores a negociar um determinado título, é normal existirem grandes disparidades entre os preços de compra e venda. Com uma “ordem ao melhor” o investidor arrisca-se a comprar a um preço exorbitante ou a vender a um valor muito baixo.

Com limite de preço


É uma ordem para a qual o investidor estabelece a quantidade e o preço a que quer efectuar o negócio. Tratando-se de uma ordem de compra, esta indicação define o preço máximo que o investidor estará disposto a pagar por uma determinada ação; se for uma ordem de venda, refere o preço mínimo que pretende receber por essa ação.

De preferência, não dê ordens com um limite de preço "arredondado": diga "vendo a partir de 8,99 euros" ou "compro até 5,49 euros". Os investidores institucionais (fundos de investimento, por exemplo) costumam escolher limites "arredondados" e, como movimentam grandes quantidades, podem não deixar espaço para os clientes particulares.

Stop
É uma forma um pouco mais complexa de transmitir ordens de bolsa. Na prática, o investidor condiciona a introdução efectiva da sua ordem à evolução da cotação, o que pode ser bastante útil em algumas situações. Quando se trata de uma ordem de compra, o investidor define o preço-limite que, numa primeira fase, estará disposto a pagar. Na altura em que este preço é atingido, a ordem converte-se numa simples ordem com limite de preço ou ao melhor (consoante se tenha indicado, ou não, um segundo limite de preço). Assim, o segundo preço-limite serve de precaução, para o caso da cotação subir mais do que se esperava. Se a ordem for de venda, tudo se processa de forma inversa: primeiro, estabelece-se um preço-limite para a venda; se as cotações continuarem a cair, a segunda indicação transforma a ordem numa simples ordem com limite de preço ou ao melhor.