Tankan

O índice Tankan indica o grau de atividade das 220 mil empresas japonesas que possuem um volume de negócios de, pelo menos, 20 milhões de ienes.

A palavra Tankan deriva de Tanki Keiza Kansoku Chousa que significa “Inquérito económico de curto prazo junto das empresas japonesas”. Este inquérito é coordenado pelo banco central japonês que, em cada trimestre, envia um questionário para uma amostra representativa de mais de 10 mil empresas, para que os seus responsáveis dêem a sua opinião sobre a evolução da economia, da procura interna e externa, do nível de stocks, da capacidade de produção, do dinheiro que têm em caixa, do emprego, dos preços dos produtos e das taxas de juro que pagam.

Como o índice Tankan está integrado nos inquéritos trimestrais, está menos próximo da realidade do que os seus equivalentes dos outros países industrializados, os quais estão incluídos nos inquéritos mensais. Contudo, o índice japonês faz melhor a distinção entre as grandes, médias e pequenas empresas, com base no seu capital e número de empregados. Isso é positivo, tendo em conta que o tecido industrial japonês é constituído, simultaneamente, por grandes multinacionais, com atividade sobretudo nos mercados externos e de pequenas e médias empresas que vivem quase exclusivamente do mercado interno.