Notícias
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Investimento Obrigações Globais 2024: deve investir?

Há 5 meses - 5 de março de 2024
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Seguro de vida individual da Fidelidade, ligado a fundos de investimento, com prazo fixo de 5 anos e um dia. Exige entrega única mínima de 2500 euros.

Seguro ligado a fundos

É um seguro ligado a fundos de investimento, com capital garantido apenas no final do contrato. Com o prazo máximo de cinco anos e um dia, com início a 13 de março de 2024 e termo a 13 de março de 2029. - O fundo tem por base uma carteira de ativos com exposição a obrigações de empresas de referência em diversos setores e geografias. Pelo menos 50% da carteira está afeta a ativos de emitentes que promovem características ambientais e sociais.

Está em comercialização até 8 de março, na Fidelidade. -Por ser um seguro pelo prazo de 5 anos e um dia, permite a tributação dos rendimentos obtidos a uma taxa de imposto mais baixa (22,4%). Mas, se resgatar antes do termo do contrato, a tributação será a 28%, a taxa aplicada na maior parte dos produtos financeiros.

Condições da garantia de capital

Com este produto, e se o mantiver até à maturidade, durante os cinco anos e um dia, o capital está garantido – desde que se verifique o bom cumprimento das responsabilidades dos emitentes que compõem o fundo. Se resgatar antes do vencimento, fica sujeito à cotação do fundo e, nesse caso, não está garantido o capital. Em caso de morte da Pessoa Segura, é garantido o pagamento aos beneficiários do valor entregue não resgatado.

Rende 16,76% a 5 anos, o que corresponde a uma TAEL de 2,5%

O valor inicial da unidade de conta (UC) é de 100 euros. Em caso do bom cumprimento das responsabilidades por parte dos emitentes dos ativos que compõem o Fundo Autónomo, o valor a pagar na maturidade corresponderá ao capital investido, não resgatado, acrescido de uma potencial valorização acumulada da UC de 16,76%, líquida de comissões, embora bruta de tributação. Estes 16,76% acumulados em cinco anos correspondem a uma taxa anual efetiva líquida (TAEL) de 2,5%. Na melhor das hipóteses, se todas as entidades emitentes cumprirem com as suas obrigações, este será o rendimento anual líquido durante os 5 anos da aplicação.

Supera Certificados de Aforro e os melhores depósitos a 5 anos mas o capital não está garantido

Se optar por Certificados de Aforro, supondo que a taxa base atual (2,5% bruta) se mantém nos próximos cinco anos, obteria uma TAEL de 2%. Quanto aos melhores depósitos, há taxas líquidas superiores a 3% a um ano e é no BNI Europa que encontra a melhor proposta para 5 anos: 3% bruta, sem mobilização antecipada e 2,9% bruta com mobilização antecipada: 2,16% e 2,09%, líquidos.

Este seguro tem um rendimento um pouco superior (2,5% líquidos ao ano), mas apenas se mantiver até ao fim do prazo e só no caso de todas as entidades emitentes cumprirem todas as suas responsabilidades, o que não está garantido! Não recomendamos.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Partilhe este artigo