Notícias
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Solvabilidade da Lusitania Vida acima dos mínimos

Há 2 anos - 4 de julho de 2022
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Depois de o rácio de solvabilidade ter atingido valores abaixo de 100%, a seguradora do Grupo Montepio esclarece que o problema já foi resolvido.

Nos últimos dias a imprensa alertou para o facto de, no início de fevereiro, a Lusitania Vida ter passado por um momento mais turbulento no que diz respeito ao rácio de solvabilidade, atingindo valores abaixo de 100%. 

Essas notícias tinham por base informação que constava no Relatório e Contas de 2021, com data de final de março último, onde a Lusitana Vida apontou a instabilidade nos mercados financeiros, a subida do preço das matérias-primas e a situação de guerra que se assiste na Europa como as razões que levaram a uma forte contração nos ativos da companhia, originando uma descida dos fundos próprios que resultou em incumprimento no rácio de solvência.

O requisito do rácio de solvabilidade acima de 100% é uma das exigências de capital que as seguradoras devem cumprir de forma a garantir o bom cumprimento do seu negócio, estando assim cobertos pelos fundos próprios da companhia seguradora.

Em caso de incumprimento do rácio, as seguradoras devem informar a entidade supervisora, neste caso a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), e apresentar um plano de recuperação, que durará seis meses, de forma a restituir os níveis de solvência. O supervisor pode prolongar esse prazo por mais três meses.

Algumas das nossas recomendações de investimento são precisamente produtos da Lusitania Vida, nomeadamente o Lusitania Poupança Reforma PPR (nos PPR de capital garantido) e ainda o seguro Plano Poupança a Render (seguro de capitalização a 1 e 2 anos).

A segurança dos produtos que recomendamos aos nossos associados e leitores é muito importante. Por isso, questionámos a direção da Lusitania Vida, que nos informou ter tomado atempadamente as medidas adequadas para solucionar o problema e estar a acompanhar semanalmente a posição de solvência.

Adiantou ainda que, à data de 24 de junho, o valor apurado do rácio de solvência se situava em 132,2%, ficando assim bastante acima do mínimo exigido e até acima do valor de final de 2021 (128,6%).

Por isso, se tem alguns desses produtos, mantenha-os, preferencialmente até final do prazo, de modo a não ser penalizado com o resgate antecipado. E mantemos a nossa Escolha Acertada e recomendação relativamente ao seguro Lusitania Poupança Reforma PPR.

Solvabilidade da Lusitania Vida

Ano Rácio SCR 
 2016  149,20%
 2017  179,09%
 2018  141,13%
 2019  138,53%
 2020  132,44%
 2021  128,60%

SCR: Taxa de solvência ou taxa de cobertura, que deve ser igual ou superior a 100.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Partilhe este artigo