Análise
Jorge Duarte

Jorge
Duarte


Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.

Carteira de fundos Proteste Investe: investir sem complicar

Há 6 meses - 16 de janeiro de 2024
Jorge Duarte

Jorge
Duarte


Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.

A parceria com a Optimize permite investir na carteira de fundos da Proteste Investe de forma mais simples e com vantagens acrescidas.

Quer investir mas não sabe como? Não é o único. Para muitos portugueses, investir continua a ser um bicho de sete cabeças. Os escândalos do BES e da PT não ajudaram à confiança. Há, porém, um fenómeno novo: investidores que passaram da compra exclusiva de ações nacionais para o outro extremo. Aplicam em CFD (Contracts For Difference) e criptomoedas, um caminho potencialmente perigoso. A solução, tal como a virtude, está no meio. Ou seja, investir em fundos de investimento.

Bastam algumas dezenas de euros para subscrever um fundo e beneficiar de uma carteira diversificada a nível mundial. Também não necessita de ser um guru das finanças nem de fazer um acompanhamento permanente do investimento. É certo que há milhares de fundos e ETF à disposição, o que pode dificultar escolha, mas a DECO PROteste Investe tem, ao longo do anos, apontado as categorias mais interessantes e os produtos mais bem geridos.

Sugerimos três carteiras (defensiva, equilibrada, dinâmica), consoante o risco que quer assumir, através de uma abordagem diversificada (fundos de ações e de obrigações). Assim, o comportamento menos favorável de uma bolsa é compensado pelo melhor desempenho de outras.

A carteira defensiva está construída para maximizar o rendimento e assumir uma perda máxima anual de 5 por cento. Por essa razão, privilegia os fundos de obrigações. No outro extremo, na carteira dinâmica predominam os fundos de ações para potenciar a valorização. Neste caso, é preciso aceitar uma perda máxima que pode ir até 15% num ano. 

Estas estratégias têm um longo historial e produziram resultados interessantes. Se, há dez anos, tivesse começado a seguir a nossa estratégia dinâmica, por cada 1000 euros investidos teria agora mais 611 euros. Uma aplicação de 10 mil euros valeria agora 16119 euros. Um ganho acumulado superior a 60% e que corresponde a uma rentabilidade média anual bruta de 4,9 por cento. 

Com um elevado grau de probabilidade, o bom desempenho irá manter-se, mas o passado não garante o futuro, e não pode ignorar os riscos. Mesmo diversificando bem e apostando a longo prazo, haverá momentos menos bons. É preciso manter a disciplina e não resgatar ao menor sinal de turbulência das bolsas, como aconteceu durante a primeira vaga da pandemia, em fevereiro e março de 2020.

Rentabilidades das 3 carteiras de fundos

Fundos Optimize B* Defensiva  Base  Agressiva 
 1 ano  3,8%  5,1%  6,8%
 3 anos  -2,4%  -0,5%  0,8%
 5 anos  0,1%  2,0%  3,4%
Estratégias**  Defensiva Equilibrada  Dinâmica 
 10 anos  2,5%  3,5%  4,9%

Rentabilidades médias anuais brutas (antes de impostos) calculadas em 31/12/2023. Rentabilidades passadas não garantem ganhos futuros.
* Fundo de investimento que segue a política da carteira teórica. Como subscritor da DECO PROteste Investe, recebe um prémio anual de 0,4%, que acresce ao desempenho do fundo.
** Carteira teórica elaborada para investir com um horizonte de 10 anos, sendo o prazo mínimo recomendado de cinco anos.

Vantagens da parceria com a Optimize

Construir as nossas carteiras de fundos não é uma tarefa complexa, mas para facilitar o processo, estabelecemos uma parceria com a gestora Optimize. Tem à disposição os fundos de investimento Optimize Seleção Defensiva, Otimize Seleção Base e Optimize Seleção Agressiva, que assentam nas três estratégias da DECO PROteste Investe.

Esta parceria destina-se a todos os subscritores que pretendam rentabilizar as poupanças de forma diversificada, numa ótica de longo prazo (mínimo 5 anos).

Em que consiste?

Para facilitar a tarefa dos investidores, a parceria com a Optimize gerou três fundos cuja política de investimento replica as estratégias recomendadas pela DECO PROteste Investe: Optimize Seleção Defensiva, Optimize Seleção Base e Optimize Seleção Agressiva. Deste modo, cada estratégia está condensada num único produto que liberta o investidor dos detalhes práticos do investimento.

Quanto preciso para investir?

O mínimo inicial é de 10 euros, tal como para os reforços.

Quanto vou ganhar? Há riscos?

Os fundos de investimento não garantem o reembolso do capital nem um nível de rendimento. Contudo, as estratégias da DECO PROteste Investe têm obtido bons resultados. Se mantiver o dinheiro investido por vários anos, os riscos de perda são minimizados. 

Como subscritor da DECO PROteste Investe recebe ainda um prémio anual de 0,4% sobre o valor do fundo. É calculado com base no valor médio do fundo ao longo do ano e atribuído em unidades de participação em janeiro do ano seguinte. Ou seja, 40 euros garantidos por 10 mil euros detidos no fundo. Na prática, é uma percentagem que acresce ao rendimento gerado pelos fundos.

Posso reaver o dinheiro quando quiser?

Sim. Pode pedir o resgate parcial ou total quando o desejar, sendo que o valor será creditado no máximo até cinco dias úteis depois. Apesar de o resgate ser possível em qualquer altura, a DECO PROteste Investe só aconselha a subscrição destes fundos a quem está preparado para manter o dinheiro imobilizado durante vários anos: mínimo cinco anos, sendo 10 anos o horizonte ideal.

Como posso saber mais sobre cada fundo?

Os fundos Optimize Seleção dispõem de documentação estandardizada (IFI: informações fundamentais aos investidores), o que permite uma fácil comparação com os restantes fundos comercializados em Portugal.

Quais os custos associados à parceria?

Não há comissões de subscrição e resgate. Em termos de encargos indiretos, cada fundo suporta uma comissão anual de gestão (1%), uma comissão de depositário (0,10%) e os custos inerentes aos fundos em que investe. Este tipo de encargo é retirado do valor do património do fundo.

Como posso saber quanto vale a minha carteira?

A Optimize divulga diariamente o valor de cada unidade de participação. A qualquer momento, sabe exatamente quanto vale o seu investimento. Basta multiplicar o número de unidades de participação que detém pela cotação.

Tenho de pagar imposto? Quais as implicações fiscais?

Se, no momento do resgate, tiver mais-valias, terá de pagar ao fisco 28% sobre o ganho, a mesma taxa que pagaria sobre os juros de um depósito. Esse imposto é retido na fonte e não tem de declará-lo no IRS, a menos que pretenda englobá-lo aos restantes rendimentos, uma opção só aconselhável numa minoria dos casos.

Qual o papel da DECO PROteste Investe?

Para cobrir parte dos custos da sua atividade, nomeadamente o acompanhamento dos mercados e a elaboração das estratégias, a DECO Proteste recebe uma remuneração da Optimize. Esse montante não é retirado do património dos fundos.

Como subscrever?

Contacte a nossa linha de informação financeira através do número 21 841 87 89.

Também pode telefonar para a Optimize através da linha de apoio 213 136 230 ou enviar um e-mail para protesteinveste@optimize.pt. Dispõe de mais informação em www.optimize.pt.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Partilhe este artigo