Notícias
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Taxa dos Certificados de Aforro mantém-se em 3,5% e a série C rende até 5,6%

Há um ano - 1 de junho de 2023
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

A taxa base da Série E dos Certificados de Aforro mantém, em junho, o limite máximo de 3,5% bruta, ou seja, 2,5% líquida. 
certificados de aforro e notas

A Euribor a 3 meses é usada no cálculo da taxa base dos Certificados de Aforro.

Em junho, a taxa base dos Certificados de Aforro mantém o limite máximo de 3,5% bruta (desde março deste ano): em termos líquidos rende 2,5%. Atualmente, já existem alguns depósitos que superam esta taxa, geralmente promocionais que visam captar novos clientes ou novos montantes e por prazos curtos. 

A taxa base dos Certificados de Aforro da Série E, em subscrição, é calculada mensalmente segundo a fórmula: E3+1%, em que E3 é a média dos valores da Euribor a 3 meses observados nos dez dias úteis anteriores. Da aplicação da fórmula não poderá resultar uma taxa base superior a 3,5%, nem inferior a 0%. Cada subscrição vence juros com uma periodicidade trimestral, sendo estes capitalizados.

Efetivamente a Euribor a 3 meses tem subido bastante e, no final de maio estava já em 3,5%. Assim, mesmo que caísse 1 ponto percentual (para os 2,5%), os Certificados de Aforro continuariam a proporcionar 3,5% de taxa base bruta. No entanto, não é esse o cenário que se prevê para os próximos meses e a Euribor deverá continuar a subir, ainda que de forma mais moderada. 

Os Certificados de Aforro têm ainda mais uma vantagem face aos depósitos: além da taxa base, há ainda a somar o prémio de permanência de 0,5% do início do segundo ano ao final do quinto; e de 1% a partir do sexto ano e até ao final, ou seja, ao 10.º ano. 

Taxa base líquida dos Certificados de Aforro (Série E)

certificados de aforro serie e       
 

Expectativa de rendimento de 3,1% líquido ao ano

A expectativa é de continua subida da Euribor, pelo menos nos anos mais próximos, pelo que os Certificados de Aforro são atualmente uma das melhores opções de poupança de capital garantido e baixo risco.

Se a taxa base se mantiver no valor atual durante os 10 anos e considerando os prémios de permanência, teria um rendimento anual líquido de 3,1%.

Na nossa calculadora pode, à taxa base atual, calcular quanto poderá ganhar, consoante o número de anos que aplicar, supondo que a taxa base não se altera. 

Qualquer uma delas é para manter, no caso de já ter. Mas se precisar mesmo de resgatar estes títulos, resgate primeiro os que subscreveu mais recentemente, já que a taxa de juro é menor.

A série C está a render até 4% líquidos!

Tudo o que referimos atrás refere-se à série em comercialização, ou seja, a série E, mas a série anterior (D) é semelhante e apresenta o mesmo rendimento. 
Se tem séries mais antigas, por exemplo, a série A e B estão a render entre 3,9 e 4,1%% líquidos, consoante a data de subscrição (se subscreveu a série B depois de junho de 1989, rende até 2,9% líquidos). Já a série C, que esteve em comercialização de 2008 a 2015, rende atualmente entre 4,2% e 5,6% brutas, consoante a data de subscrição. Ou seja, poderá estar a ganhar até 4% líquidos.
Qualquer uma delas é para manter, no caso de já ter. Mas se precisar mesmo de resgatar estes títulos, resgate primeiro os que subscreveu mais recentemente, já que a taxa de juro é menor.
 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Partilhe este artigo