Notícias
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Taxa dos Certificados do Tesouro Poupança Mais chega aos 7,5%

Há 2 anos - 8 de abril de 2022
António Ribeiro

António
Ribeiro


Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

Se subscreveu os Certificados do Tesouro Poupança Mais, até final de outubro de 2017, vai agora receber um rendimento de 5,4% líquidos.

Se é dos que seguiu sempre as nossas recomendações e subscreveu os Certificados do Tesouro Poupança Mais, em comercialização até final de outubro de 2017, vai agora receber um rendimento de 7,53% bruto, ou seja, 5,4% líquidos. Um verdadeiro oásis no deserto atual das aplicações de rendimento garantido.

Recordamos que essa série tinha um prazo de cinco anos, com rendimento crescente entre 1,25% e 3,25%. Além dessa taxa, acresce ainda um prémio no quarto e quinto anos em função do crescimento do PIB. Atualmente o PIB tem registado subidas significativas, depois da queda dos últimos anos, e o IGCP divulga todos os meses o prémio em função do PIB para as várias séries.

Como se pode ver no gráfico, em abril esse prémio é de 4,28% nos Certificados do Tesouro Poupança Mais. Assim, quem atinja o quinto ano agora (os que subscreveram em 2017) usufrui de uma taxa que corresponde à soma de 3,25% mais o prémio de 4,28%, um total de 7,53%.

Precisamente por isso, temos referido para não resgatar as séries mais antigas dos Certificados do Tesouro, pois são as que oferecem melhor rendimento

Prémio em função do PIB na séries antigas dos Certificados do Tesouro

taxas certificados tesouro
CTPM: Certificados do Tesouro Poupança Mais
CTPC: Certificados do Tesouro Poupança Crescimento

 

Série em subscrição é a menos rentável

As sucessivas emissões têm apresentado taxas cada vez mais baixas, acompanhando as tendências de mercado nas restantes aplicações de capital garantido. Ainda assim, e apesar da emissão atual ser a menos rentável de todas - os Certificados do Tesouro Poupança Valor - continuamos a recomendar a subscrição. No entanto, ainda que também apresentem um prémio em função do crescimento do PIB, a partir do terceiro ano, não espere rendimentos da mesma ordem, pois as taxas anuais da série atual são bastante inferiores (entre 0,7 e 1,6% bruta).

Além disso, a previsão da taxa de crescimento do PIB, por enquanto, é de 2% (para 2024), bastante mais baixa do que a atual. Segundo os nossos cenários, os atuais Certificados do Tesouro Poupança Valor deverão render entre 0,7% e 0,9%, segundo as atuais previsões de crescimento do PIB.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Partilhe este artigo