Notícias

Economizadores de energia são inúteis

Um teste provou que os economizadores de energia são inúteis. Para reduzir o consumo de eletricidade, há que escolher aparelhos eficientes e mudar comportamentos.

20 março 2024
Economizadores de energia: conjunto de 4 aparelhos em cima de uma mesa

João Ribeiro

Todos os consumidores querem poupar eletricidade e, talvez por esta razão, há vários anos que estão à venda pequenos aparelhos que anunciam reduzir o consumo de eletricidade até 30 por cento. Em 2015, a DECO PROteste analisou um conjunto destes equipamentos e concluiu que nada faziam. Pior: alguns revelaram falhas na segurança elétrica.

Passada quase uma década, repetiu-se o teste, e só há uma diferença: nenhum aparelho mostrou falhas na segurança elétrica. Por outro lado, todos continuam sem reduzir o consumo de eletricidade, pelo que ter o dispositivo ligado, ou não, vai dar no mesmo. A verdade é que, para gastar menos energia, é preciso mudar comportamentos e escolher equipamentos eficientes.

Descubra o melhor tarifário de energia

Um mundo de promessas para poupar energia

A acreditar na publicidade, basta ligar o economizador à tomada, para garantir uma redução até 30% do consumo dos eletrodomésticos em casa, permitindo reduzir a fatura da eletricidade. São anunciadas outras vantagens, como ajudar a prolongar a vida útil de aparelhos, através da estabilização da corrente elétrica, reduzir picos de energia ou proteger contra ondas eletromagnéticas prejudiciais.

Para comprovar as "virtudes" destes ditos economizadores, a DECO PROteste comprou quatro online e testou-os em laboratório. Com a ajuda de um aspirador, foram realizados vários ensaios, de modo a verificar se, com os economizadores, ocorriam alterações de consumo, mas também a perceber se conseguiam estabilizar a corrente.

Economizadores não reduzem consumos

Constatou-se que a potência não se alterava ou, em alguns casos, aumentava muito ligeiramente ao ligar os aparelhos. Logo, não houve redução do consumo. Quanto à estabilização da corrente, verificou-se que, ao interromper a tensão durante 10 milissegundos – para simular flutuações de tensão na rede elétrica –, o aparelho nada fez. Por fim, foi analisado se o utilizador poderia sofrer um choque elétrico ao tocar, sem querer, nos pernos da ficha, quando desligasse o aparelho da tomada. Todos os equipamentos passaram o teste, e não constituem perigo para quem os usa.

Dada a inutilidade destes economizadores, mais vale poupar entre 7,45 e 15,47 euros e tentar reduzir a fatura da eletricidade de outro modo.

Para baixar a fatura da eletricidade, comece por verificar, no simulador de tarifas de eletricidade e de gás natural da DECO PROteste, se tem o tarifário que permite pagar menos para os consumos da sua casa. Em relação aos eletrodomésticos, os equipamentos que, em geral, mais consomem são o aquecedor elétrico portátil – usado quando está frio –, o frigorífico e as máquinas de secar e de lavar roupa, bem como a da loiça.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.