Notícias

Os melhores vinhos da casta Cabernet-Sauvignon

No teste mais recente a vinhos da casta Cabernet-Sauvignon, dois tintos destacam-se. Os supermercados surpreendem no preço e na qualidade. Pode provar a Escolha Acertada por 3,29 euros.

19 março 2024
Grande plano de um homem com avental azul escuro a servir um vinho tinto num copo de vidro de balão

iStock

Casa Ermelinda Freitas, Adega de Pegões, Quinta do Piloto, Filipe Palhoça Vinhos, Adegamãe e Casa Santos Lima são alguns nomes de peso com muitas provas dadas no mundo dos vinhos e com tintos em comercialização da casta Cabernet-Sauvignon, considerada a rainha das uvas tintas. Quem vence o primeiro confronto monocasta do ano? A DECO PROteste juntou vinhos destas marcas e muitas outras, sem esquecer a visita pelas sugestões dos supermercados.

Descubra os melhores vinhos

A maioria dos vinhos tintos testados produzidos com a casta Cabernet-Sauvignon são muito bons para abrir já hoje ou guardar em casa até 2029. O consumidor decide. Na prova, quatro vinhos em 15 conseguiram conquistar a nota máxima do painel profissional.

No comparador de vinhos, exclusivo para subscritores, utilize o filtro Castas, escolha Cabernet-Sauvignon e a festa começa. A uva Cabernet-Sauvignon é uma das castas mais respeitadas em todo o mundo.

Cinco garrafas pelo preço de uma

A DECO PROteste atualizou o comparador de vinhos com os resultados do teste a 15 novos tintos, da casta Cabernet-Sauvignon. Duas recomendações provenientes deste tipo de uva destacam-se para acompanhar o cabrito ou borrego em dia de Páscoa, uma dupla imbatível. Com uma Qualidade Global de 88%, o Melhor do Teste vai fazer história no encontro de amigos e família. Já a Escolha Acertada com um preço muito tentador permite comprar cinco garrafas ao preço de uma. 

Pode comprar o primeiro vinho na cadeia de supermercados Continente, com promoções muito interessantes: 5,89 euros foi o preço mínimo encontrado. Já o segundo medalhado é exclusivo da cadeia de supermercados Aldi.

Origem da casta Cabernet-Sauvignon: a rainha das uvas tintas

Oriunda de França, provavelmente da região de Bordéus, é a uva vinífera mais difundida no mundo. Proveniente do cruzamento espontâneo entre a casta tinta Cabernet-Franc e a branca Sauvignon-Blanc é relativamente recente (séc. XVII). Também conhecida pelo título de “rainha das uvas tintas”, adapta-se bem a diferentes terroirs e às adversidades (intempéries ou certas doenças, por exemplo). Mas a fama tem um outro lado da moeda: a expressão sensorial pronunciada pode torná-la cansativa. 

Nos Estados Unidos, onde a casta é muito popular, surgiu o acrónimo ABC – Anything But Cabernet (or Chardonnay). Por outras palavras, não vale a pena consumir sempre vinhos da mesma casta, quando existe uma panóplia enorme à disposição.

A magia da casta Cabernet-Sauvignon está na capacidade de adaptação à região de cultivo. E impressiona também pela riqueza e sabores que podemos encontrar numa garrafa de vinho. 

As principais regiões de Cabernet-Sauvignon em Portugal

Em Portugal, a casta Cabernet-Sauvignon povoa sobretudo as regiões mais a sul (Alentejo, Lisboa, Península de Setúbal e Tejo). A planta mostra vigor e tem produção média. Os cachos são pequenos e tochados, como os bagos de película grossa negro-azulados, de maturação tardia. A casta dá origem a vinhos com aromas frutados (groselha-preta, mirtilo, amora, cereja e ameixa), quando produzida nas regiões mais quentes, e mais vegetais (pimento-verde) e balsâmicos (eucalipto e cedro), em zonas húmidas e frescas. Os vinhos são ricos em matérias corantes e taninos, tendendo a melhorar com o envelhecimento.

Para saber mais sobre vinho, peça o Guia de Vinhos, onde são publicados os resultados de análises químicas e provas de degustação profissional de mais de 300 vinhos nacionais das colheitas mais recentes. Os subscritores têm acesso ao comparador online com todos os vinhos tintos, brancos, espumantes e rosés testados.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.