última atualização: 05/12/2023

Bomba Calor + Reservatório ou Bomba Calor AQS?

Olá Boa Tarde!!!

Sensivelmente á dois anos adquiri uma moradia que tem uma bomba calor Mitsubishi EHSC-VM2C utilizada para aquecimento central. Neste momento pondero mudar o aquecimento de águas (esquentador) e comecei por saber o preço de um reservatório de 200 litros para utilizar em conjunto com a referida bomba. Fui informado que o preço do reservatório ultrapassa os 2000 euros e não tem comparticipação governamental.

Vejo que bombas completas AQS de 200 litros A+ o preço ronda os 2000 euros e tem comparticipação governamental.

Moramos 3/4 pessoas na moradia.

A pergunta que se impõe é qual a opção correta?

Melhores cumprimentos,

Mário Silva

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento de Água da comunidade Energias Renováveis

7 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/11/2023

Bom dia,

 

Em primeiro lugar deve contactar a marca para perceber qual a melhor solução a ser aplicada para a sua situação. O departamento de projetos irá auxiliar para que assim garanta que a colocação de qualquer equipamento adicional está de acordo com as recomendações da marca. Em algumas marcas também fazem o arranque da instalação para garantir que todos os equipamentos estão a funcionar em pleno.

 

Caso não tenha um instalador, pode também solicitar à marca a indicação de uma empresa certificada de acordo com a sua área de residência.

 

A colocação de um depósito de AQS implica uma alteração no ponto de entrega das AQS, ou seja no local onde colocar o depósito tem de garantir água quente e fria e interligação ao circuito da Bomba de calor. Caso pondere a interligação com painéis solares térmicos tem também de garantir a interligação desse circuito e o depósito tem de possuir duas serpentinas.

 

Tendo em conta que o consumo de AQS para cada pessoa são 50L o volume do depósito deve ter no mínimo 200L, mas o ideal seria 300L (Altura 1,60cm x diâmetro 62cm).

 

A marca aconselha os depósitos da marca Videira, modelos Easydan AQS300L ou se for com serpentina solar o modelo EasydanAQS300S. São depósitos em Inox com resistência elétrica incorporada. Caso opte por outra marca, o depósito deve possuir características semelhantes nomeadamente na área de permuta da serpentina que está interligada com a Bomba de calor. Esta questão pode ser analisada com o departamento de projetos.

 

 

 

 

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/11/2023
, Respondeu:

Pelos vistos não tem mesmo direito a resposta...
Tristeza...

Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/11/2023
, Respondeu:

Olá, MMS 

Lamentamos o lapso. Partilhei a sua questão com o nosso especialista que irá respondê-la com a maior brevidade possível. 

Agradecemos a compreensão, 

A EQUIPA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/11/2023
, Respondeu:

Boa Tarde!!!

A minha última conversa de 2/11/2023 não tem direito a resposta???

Obrigado antecipadamente,
Cumprimentos,
Mário Silva

Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/12/2023
, Respondeu:

Olá, Mário Silva

Pedimos desculpas pelo atraso na nossa resposta.

Tendo em conta a sua descrição então a solução do termoacumulador híbrido pode ser interessante, mas deve ter em conta se é possível a sua aplicação junto do local onde atualmente tem o esquentador. Deverá também ter em conta as dimensões do espaço (m3) onde for colocar o equipamento para que assim sejam garantidas as condições de trabalho do mesmo.

Solicite a deslocação de um técnico da marca para verificar se pode ser instalado.

A solução do depósito de 300L é mais cara, mas fica com uma maior disponibilidade de água quente sanitária e uma maior rapidez no aquecimento da mesma, visto a potência da BC ser superior.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Obrigada,

A Equipa das Energias Renováveis 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/12/2023
, Respondeu:

Obrigado pelo esclarecimento.
O espaço que tenho é mais que suficiente e devo optar termocumulador híbrido.

Cumprimentos,
Mário Silva

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/11/2023
, Respondeu:

Bom Dia!!!

Grato pela resposta e ajuda.

Talvez não tenha sido bem claro.

Já tinha contactado a marca e aconselharam-me um reservatório de 300 litros, tal como o senhor indica, mas esta solução fica por volta dos 3000 euros e não tem comparticipação do estado.
Se comprar uma bomba Ariston NUOS PLUS WiFI 200 (aconselhada pela Deco) com preço 1700 euros e com comparticipação do estado. Poupo +/- 1700 euros. Correto?

Sei que o reservatório é de 300 litros e a bomba de 200 litros. Mas será que justifica pagar mais 1700 euros e sem comparticipação?

Grato pela atenção e pela ajuda.

Aproveito a oportunidade para apresentar os meus melhores cumprimentos,

Mário Silva