última atualização: 23/10/2019

Nissan Leaf V2H / UPAC

Bom dia a todos,

Estive a ler sobre a produção de electricidade e cheguei à conclusão que o risco de estarmos sujeitos a 15MW/ano + leilões entre produtores não compensa o investimento numa grande unidade de produção solar.

Queria saber por favor se já alguém experimentou/sabe se é viável este produto: https://www.ev-chargers.eu/en/product/setec-vehicle-to-home-system-3-kw/30

A nova geração do nissan leaf já permite a bidirecionabilidade da energia e, tendo em conta que o carro já tenho, estava a pensar, através do sistema referido, utilizar a bateria do leaf até às 22h e depois usufruir da tarifa bi-horária e, durante o dia, compensar os stdbys com uma UPAC pequena.

Para UPAC igual ou inferio a 1,5KWh em que a potência não é toda consumida o que acontece ao remanescente?

1 - Vendido à rede a um preço pré definido?

2 - Oferecido à rede?

3 - Contado como consumo?

Obrigado pela atenção.

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

5 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/07/2019

Necessito de saber se posso carregar uma bateria directamente dos painéis solares e, a partir desta, através de um alternador para 220v, que funcione sem estar ligado à rede pública, alimentar uma tomada a partir do qual carregue a bateria do automóvel elécytico

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/07/2019
, Respondeu:

O comentário do Sr Ralf convenceu-me que já é possível concretizar o meu desejo mas falta-me saber o "como". O Leaf tem uma bateria de 30kw e, como o tenho um alternador SUNNY Boy 1.5/2.5, que só recebe energia dos painéis se estiver ligado à rede pública, o diferencial para a produção é forçosamente fornecido pela rede pública e é isto e é isto que quero evitar.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/10/2019
, Respondeu:

Basta programar o carregador do carro para as horas de pico de produção de energia solar e regular a potência de entrada para a potência líquida dos painéis-stdbys de casa. Os painéis precisam de estar ligados à rede elétrica para, entre outras coisas, poder fornecer energia com parâmetros correctos. O consumo é residual para esse efeito.

Claro que nos dias que não houver sol ou não liga o carro ou reduz a potência do carro.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/07/2019

Olá Sr. Ricardo,
Eu tambem possuo um Nissan Leaf 40kW com bidirecionalidade.
Depois de entrar em contacto com a Nissan Europa, esta me informou que apesar de haver possibilidade de bidirecionalidade, foi bloqueado e de momento apenas so autorizam o uso desta no Japão. Eles pensam que no futuro, atraves de uma atualização, tambem irão ativar pelo menos na Europa mas que ainda não ativaram por questões de garantias (visto que serão mais ciclos de carga e descarga).
O que se torna interessante num sistema solar é que se pode usar esta para carregar o Carro Elétrico e ainda pode usar o sistema principalmente para o seu consumo em casa e usar o excedente para carregar com o carro ( como por exemplo com o carregador " Zappi " da empresa " Myenergi "
Uma UPAC igual ou inferior a 1.5kW é denominado como Mera Comunicação Prévia ( MCP ), e nesta não se tem direito a dinheiro. Contudo não necessita de Contador de Venda, Modem, Licença DGEG (250€) e um Engenheiro autorizado pela DGEG como em sistemas de 1.5kW para cima.
Se decidir fazer uma MCP / UPAC confirme que o seu contador não contabilize a produção em excesso como consumo (por norma esses contadores são da Sagemcom)

Ralf

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/05/2019

Olá Ricardo,

Convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis