Como testamos

Ar condicionado: como testamos

Mão com comando a ligar um aparelho de ar condicionado

Em laboratório, comparamos as capacidades de aquecimento e arrefecimento do ar condicionado, avaliamos o funcionamento com diferentes temperaturas e o consumo do aparelho em standby. Saiba como testamos.

Para avaliar o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, testamos o seu desempenho a arrefecer, a aquecer, a desumidificar e a distribuir o fluxo de ar e a temperatura.

Comparamos as capacidades de aquecimento e arrefecimento medidas com as anunciadas pelos fabricantes. Colocamos sete pontos de medição da temperatura e da velocidade do ar a diferentes distâncias e alturas, para testar a homogeneidade da distribuição na divisão.

Para determinar a eficiência do ar condicionado, avaliamos o funcionamento com diferentes temperaturas exteriores: 35ºC, 30ºC e 25ºC, no arrefecimento, e 2ºC, 7ºC e 12ºC, no aquecimento. Também analisamos o consumo em standby.

Na versatilidade, consideramos funções vantajosas para o utilizador: as que reduzem o consumo energético, as distâncias permitidas entre a unidade exterior e a interior, a possibilidade de usar apenas o modo de ventilação, a indicação da temperatura real da divisão, entre outras.

Finalmente, avaliamos o ruído produzido pelas unidades exteriores e interiores, bem como o manual de instruções.