Dicas

O que significam os símbolos no comando do ar condicionado

O comando do ar condicionado permite aceder a muitas funções. Nos modelos mais modernos, a regulação pode ser feita a partir do telemóvel. Veja como tirar o máximo partido do aparelho e saiba o que indicam os símbolos do ar condicionado.

04 julho 2024
O que significam os símbolos no comando do ar condicionado

iStock

Os vários nomes e símbolos dos botões, presentes no comando e que diferem consoante o equipamento, podem gerar dúvidas na utilização do ar condicionado. Muitas vezes, os nomes surgem em inglês, e os símbolos do ar condicionado podem parecer indecifráveis.

Em regra, os aparelhos de ar condicionado possuem quatro modos de operação principais, que são selecionados ao pressionar o botão Mode. Os modos são Heat, Cool, Dry e Fan. A sua escolha deve depender da temperatura e do ambiente que pretenda para a divisão onde se encontra o equipamento.

4 modos principais do ar condicionado: para que servem?

Heat – Função de aquecimento

O botão significa “calor” e está disponível apenas em aparelhos com bomba de calor. O modo ativa a função de aquecimento da divisão.

Cool – Função de arrefecimento

Este botão (que significa “frio”) permite que o aparelho expila ar frio. Esta função aparece em qualquer comando de ar condicionado, pois é o modo utilizado para refrescar a divisão.

Dry – Função de desumidificação

A opção Dry (ou “seco”) é a função de desumidificação. Este é o modo adequado para quando a divisão tem um alto nível de humidade.

O ar condicionado ativa o ventilador em baixa velocidade, ao ajustar automaticamente a temperatura ambiente e o volume de fluxo de ar para as melhores condições de desumidificação, permitindo extrair a água presente no ar.

Fan – Função de ventilação

O modo “fan” (que significa “ventoinha”) serve para ventilar a divisão. Neste modo, o equipamento faz o ar circular através do funcionamento de uma ventoinha, mas sem que a divisão seja refrescada ou aquecida.

Outras funções do ar condicionado

Além de permitirem escolher diferentes modos de operação, os aparelhos de ar condicionado disponibilizam outras funções que podem ser controladas pelo comando.

Temp – Função de temperatura

É capaz de ajustar a temperatura da divisão para o valor desejado com recurso ao comando. Em regra, pode aumentar e diminuir esse valor ao pressionar os botões com setas ou com + e disponibilizados.

Fan speed – Função de velocidade da ventoinha

Significa “velocidade da ventoinha” e é utilizado para ajustar a velocidade com que o ar é expelido. Em regra, pode regular com recurso aos botões com setas. O ecrã tende a exibir pequenas linhas que indicam se a ventoinha está a funcionar mais depressa ou mais devagar. Por vezes, pode ser controlado pelo símbolo de uma ventoinha.

Swing – Função de oscilação

Esta função, que significa “oscilação”, permite que as pás do ventilador distribuam o ar frio pela divisão de forma mais imediata. Em algumas marcas, esta função é dividida em duas:

  • oscilação de ar vertical: o botão do comando mostra que o ar está a ser distribuído através do movimento oscilatório das pás na vertical;

  • oscilação de ar horizontal: estes símbolos mostram que o ar está a ser distribuído através do movimento oscilatório das pás na horizontal. Para expelir o ar nesta direção, deve premir o botão no comando indicado para o efeito.

Sleep – Função de dormir

Optar por esta função, que se traduz para “dormir”, leva a que o aparelho de ar condicionado suavize a temperatura e a intensidade da saída de ar enquanto dorme. Em alguns casos, o dispositivo vai-se desligando gradualmente.

Timer – Função de temporizador

O “temporizador” é utilizado para programar a ativação ou desativação do ar após o tempo definido.

Eco – Função de poupança de energia 

Este botão permite poupar energia ao aumentar a temperatura de referência no verão (modo de refrigeração) e ao diminuí-la no inverno (modo de aquecimento).

Alguns modelos possuem funções adicionais: modo de refrigeração rápida, modo automático ou controlo manual da percentagem de uso do ar condicionado.

7 aplicações móveis para controlar o ar condicionado

1. Daikin Onecta

A aplicação da Daikin está disponível para equipamentos vendidos a partir de 2020. Para a utilizar, ligue o dispositivo ao wi-fi doméstico e descarregue a aplicação. Esta disponibiliza funções como a programação da temperatura e a verificação do consumo de energia, bem como a ativação à distância

Oferece também o controlo por voz do sistema, através da Amazon Alexa ou do Google Assistant, para explorar as principais funcionalidades, como a temperatura desejada, o modo de operação ou a velocidade da ventoinha.

2. Daitsu EWPE Smart

A aplicação EWPE Smart da Daitsu controla as diferentes unidades interiores, com acesso remoto a partir de qualquer dispositivo móvel. Por exemplo, permite regular a direção do ar para uma determinada área, controlar a temperatura e o ruído ou programar o equipamento.

Esta aplicação disponibiliza cenários de utilização que permitem estabelecer modos de funcionamento padrão para situações típicas da vida quotidiana.

3. LG ThinQ

Esta aplicação (anteriormente chamada SmartThinQ) permite monitorizar e controlar o ar condicionado com o telemóvel a partir de qualquer lugar. Pode ainda acompanhar o consumo de energia do equipamento. Segundo a LG, o sistema memoriza os seus hábitos de utilização para se adaptar às suas necessidades.

4. Midea Air

A aplicação Midea Air permite programar o aparelho a uma determinada temperatura para desfrutar do ambiente perfeito ao chegar a casa, desligar o ar condicionado se o deixou ligado ao sair de casa, ou definir a potência da sua unidade para as horas de descanso. Tal como a aplicação da Daikin, esta permite o controlo por voz, embora apenas através da Amazon Alexa.

5. Mitsubishi Electric MelCloud

A aplicação MelCloud, disponível para dispositivos iOS e Android OS, permite a gestão dos equipamentos de climatização da Mitsubishi Electric. Permite o controlo remoto das funções básicas da unidade interna (ligar e desligar, temperatura, ventoinha, modo de operação), bem como a programação horária. Através da aplicação é possível monitorizar o consumo energético. Para utilizar a aplicação é necessário dispor de ligação à internet, como habitual, mas também de uma interface MAC-567IF-E no local da instalação do ar condicionado. Uma opção interessante desta aplicação é que disponibiliza a criação de contas de utilizador “convidado” para amigos, familiares ou inquilinos.

6. Panasonic Comfort Cloud App

A solução da Panasonic oferece acesso a todas as funções de controlo remoto a qualquer hora, em qualquer lugar. A monitorização de energia é possível, bem como a possibilidade de reduzir os custos de operação. A aplicação disponibiliza ainda notificações em caso de avarias.

7. Samsung SmartThings

O Samsung SmartThings possui as opções comuns de controlo remoto. Pode gerir o modo de configuração do aparelho, a temperatura ambiente e o consumo de energia. Permite ainda selecionar os modos de operação (automático, frio, seco, purificador e calor). É possível criar rotinas de utilização para as diferentes situações do quotidiano.

A aplicação oferece a opção de programar a ativação e desativação do sistema, que é mantida mesmo se desconectar e conectar novamente o aparelho. O número máximo de agendamentos que podem ser definidos é dez.

Perguntas frequentes sobre o ar condicionado

Quanto tempo dura o comando de um ar condicionado?

Se estimar bem o comando, este deve durar tanto quanto o próprio aparelho de ar condicionado. De qualquer forma, se encontrar algum problema no comando, os fabricantes tendem a vender comandos de substituição. Também pode obter um comando universal, indicado para qualquer dispositivo, que pode encontrar em lojas de eletrodomésticos.

Qual deve ser a temperatura ideal do ar condicionado?

Para não gastar muita eletricidade, pode optar por ajustar a temperatura para cerca de 26ºC no verão e 20ºC no inverno.

Como utilizar a função de desumidificação?

Ao eliminar a humidade, o ar condicionado liberta ar seco, que pode proporcionar um efeito refrescante. Esta função pode ser utilizada em dias chuvosos, quando o nível de humidade é maior, mas as temperaturas não são muito altas (por exemplo, na primavera ou no outono).

Para dias quentes de verão, deve optar pelo modo frio. O modo seco também pode ser utilizado no inverno. Se for um dia chuvoso, mas a temperatura não estiver muito fria, os níveis de humidade tendem a subir. Esse recurso ajuda a regular as condições internas para níveis confortáveis.

Como utilizar o ar condicionado no inverno?

O ar condicionado é tão importante para os meses mais frios quanto para o calor do verão. Quando decide utilizar o aparelho no inverno, este inverte a sua função e preenche o seu espaço com ar quente em vez de ar frio, economizando o custo de obter um sistema de aquecimento separado.

Se mora numa área onde fica muito frio no inverno, é útil comprar um dispositivo com modo de proteção contra congelamento. O ar condicionado funciona com uma configuração de baixa potência onde o ar quente é continuamente aspirado. Isso evita que a temperatura ambiente caia abaixo do ponto de congelamento, o que ajuda a manter a segurança de componentes eletrónicos sensíveis, tubulações de água ou pintura a um custo operacional muito baixo.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.