Notícias

Covid-19: é perigoso ligar o ar condicionado?

Prefira sempre a renovação natural do ar, abrindo as janelas. Mas, em dias de maior calor, pode usar o seu aparelho de ar condicionado, desde que tenha alguns cuidados.

  • Especialista
  • Isabel Oliveira
30 abril 2021 Arquivado
  • Especialista
  • Isabel Oliveira
ar condicionado covid-19

iStock

Em 2020, na altura do desconfinamento, a Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um documento com conselhos sobre a utilização de ar condicionado em espaços fechados. Para a DGS, o risco de utilização destes aparelhos é "muito baixo" se tivermos em atenção dois importantes detalhes: é necessário que "se cumpram as regras para uma utilização segura, nomeadamente a sua manutenção, de acordo com as indicações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados". Antes desta advertência, a DGS aconselhava "o direcionamento do ar para cima, de forma a não incidir diretamente sobre os ocupantes do espaço", e já alertava para fazermos uma "renovação frequente do ar, de forma a assegurar, sempre que possível, uma boa ventilação dos espaços".

Por isso, não precisa de sentir muito calor nos dias mais agressivos do verão. Os aparelhos de ar condicionado podem continuar a ser usados, mas é preciso ter em conta as diferenças na tecnologia para saber quais os cuidados a ter.

Renovar o ar é o mais importante

Existem instalações de ar condicionado e de tratamento de ar que são centralizadas e onde o ar circula por condutas. Este tipo de instalação é mais comum em edifícios de serviços e de comércio. Nestes casos, o ar é captado do exterior, depois é arrefecido e, a partir daí, circula no edifício. Em edifícios maiores, pode acontecer que parte do ar interior seja recirculado entre os espaços, como forma de poupança de energia. Os sistemas estão tipicamente preparados para fazer face a esta situação. Outra recomendação prende-se com o aumento dos caudais e períodos temporais de ventilação, para que haja uma maior renovação do ar dentro dos espaços. 

A generalidade dos sistemas domésticos é diferente: normalmente é constituída por aparelhos split e multisplit, de uso individual para cada habitação. Nestes casos, não existe captação de ar do exterior para dentro de casa e também não existe a recirculação de ar entre espaços, para além do que ocorre pela ventilação natural e pelas janelas e portas abertas. O aparelho que está na sala de estar arrefece o ar que já estava na sala de estar. Não existe um risco acrescido de contaminação a partir do exterior pelo uso do aparelho de ar condicionado. Mas, por si só, este tipo de aparelho não garante a necessária renovação do ar. É por isso que se recomenda a abertura frequente de janelas e portas. Neste caso, é preferível abrir as janelas mais vezes durante o dia e por períodos de tempo de cinco a dez minutos. Assim, pode ligar o seu aparelho de ar condicionado, e continuar a garantir o conforto da habitação. 

De qualquer modo, e mesmo antes da pandemia e do estado de quarentena e distanciamento social a que obrigou, a nossa recomendação é sempre a mesma: prefira ventilar a sua casa de forma natural, abrindo as janelas frequentemente e, nos dias mais quentes, fazê-lo às horas de menor calor (de manhã e ao fim da tarde), para que o ar se renove regularmente. Existem também vários truques para minimizar a necessidade de recorrer ao ar condicionado como forma de arrefecer o ar. E não se esqueça: não é necessário regular a temperatura do aparelho para 19ºC para sentir o ambiente fresco. Regulando para 25ºC o aparelho irá responder adequadamente para garantir o conforto, e com muito menos consumo de energia. Compare os vários modelos de ar condicionado no nosso teste.

Ver teste a ar condicionado

 

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.