Dicas

Bebés: como dormir em segurança

O bebé já comeu, tem a fralda seca e começa a pestanejar? Deite-o na sua caminha, sempre de costas, já que esta posição reduz o risco de morte súbita. Saiba como pôr o bebé a dormir em segurança.

09 agosto 2023
Mãe deita bebé no berço.

iStock

Dormir de barriga para baixo, sobreaquecimento ou obstrução das vias aéreas são condições pouco recomendadas para o bebé dormir.

A síndrome de morte súbita do lactente (SMSL) é rara, mas é uma das principais causas de morte nas crianças com idade entre um mês e um ano, nos países desenvolvidos. Esta síndrome atinge principalmente os bebés do sexo masculino, entre os dois meses e um ano de idade. Os casos de morte registam um pico entre os dois e os seis meses e as causas ainda são desconhecidas.

Verificou-se que o risco aumenta quando os bebés:

  • são prematuros;
  • foram expostos a álcool e/ou droga durante a gestação;
  • têm uma infeção;
  • são sujeitos à inalação de tabaco antes ou depois do nascimento;
  • ou dormem numa posição errada.

Reduzir o risco de morte súbita

Procure garantir que estão reunidas todas as medidas para que o sono do bebé seja seguro (veja a imagem em baixo). Desde a sua posição, às roupas de cama, passando pela temperatura do quarto. Estas medidas devem ser respeitadas em cada sono (incluindo as sestas) e em todos os locais, incluindo a creche, a casa dos avós ou da ama. Os pais devem certificar-se de que as suas instruções são seguidas por quem toma conta do bebé.

Please fill the source and the alt text 

Posição no berço

A melhor posição para evitar a morte súbita é colocar o bebé de barriga para cima. Esta técnica deve ser usada desde o nascimento até que o bebé consiga virar-se sozinho de barriga para baixo e para cima. Vários estudos, que incluíram milhares de lactentes, demonstraram que é a posição mais segura para os recém-nascidos. As campanhas a favor desta posição permitiram reduzir entre 20% e 67% dos casos de morte súbita, sem aumento do número de óbitos por sufocação com vómito. A par da posição no berço, veja nas imagens todas as medidas que contribuem para um sono seguro do seu bebé.

E se o bebé vomitar a dormir?

Como é habitual deitar um bebé logo a seguir a comer, por vezes, os pais têm receio de que os bebés bolcem ou vomitem e sufoquem se estiverem deitados de barriga para cima. No entanto, os bebés saudáveis que são colocados nesta posição têm menos probabilidades de sufocar do que aqueles que são postos de barriga para baixo. Isto porque, de barriga para cima as vias aéreas superiores estão acima do esófago, permitindo que qualquer regurgitação seja rapidamente engolida. Na posição contrária, o esófago fica abaixo das vias respiratórias superiores, fazendo com que a aspiração seja mais provável.   

Amamentação previne

Estudos evidenciaram que a amamentação, de qualquer duração, também está associada a um menor risco de morte súbita.

Ambiente sem fumo

Não fume nem deixe que fumem no local onde se encontra o bebé. Os pais devem também evitar consumir drogas e álcool (especialmente a mãe que amamenta). Manter as crianças vacinadas e longe de pessoas doentes são medidas de proteção adicionais.

Na hora da caminha

Quem já passou pela experiência de ter um filho sabe bem que uma noite sem sobressaltos faz parte da ficção nas primeiras semanas após o nascimento. E, por mais que custe, isso é perfeitamente normal, pois, até aos seis meses de idade, os bebés não têm um ciclo regular do sono e um ciclo dia-noite bem estabelecido.

Quantas horas de sono?

Enquanto os recém‑nascidos dormem, em média, 16 a 18 horas por dia, entre os 4 e os 12 meses, as necessidades de sono variam entre as 12 e as 16 horas. As noites tendem a ser, progressivamente mais longas e tranquilas.

Por volta dos 6 meses, a maioria das crianças dorme uma média total de 15 horas e já com uma divisão clara entre o dia e a noite, muito embora seja normal que continue a haver algumas noites mais agitadas.

Nada de brincadeiras

Algumas rotinas poderão ser uma boa ajuda para preparar uma noite tão tranquila quanto possível. 

O bebé já comeu, tem a fralda seca e começa a pestanejar? Num ambiente calmo, quando já estiver sonolento, deite-o no berço, mas não já a dormir, para que se habitue a adormecer na própria cama. Se não conseguir adormecer por si só, verifique se tem a fralda molhada, fome ou calor, mas, de preferência, sem ligar a luz, brincar ou pegar nele ao colo, para não desencadear mais estímulos.

De noite, durante a amamentação ou a muda da fralda, evite brincadeiras e não o estimule. Para um sono seguro, até que o bebé consiga virar-se sozinho, já sabe: é muito importante deitá-lo de barriga para cima.

Os pais devem evitar colocar as crianças a dormir no carrinho de passeio, na cadeira do carro, em porta-bebés de tecido, entre outros suportes. Além disso, o bebé nunca deve dormir sentado, uma vez que a sua cabeça é relativamente mais pesada em relação ao corpo e os músculos do pescoço são fracos e é muito fácil a cabeça cair e bloquear as vias respiratórias. Se usar um porta-bebés de tecido ou portador de bebé, deve manter o rosto do bebé visível e acima da borda do tecido e o nariz e a boca desobstruídos.

Roupa e temperatura adequadas

A melhor maneira de vestir um bebé para dormir deve ser uma peça inteira (tipo babygrow) ou saco de dormir, de tamanho apropriado e adequado à estação do ano. Assim não será necessário embrulhar ou tapar o bebé com cobertores. Se precisar mesmo de usar cobertores, o bebé deve ser colocado com os pés encostados ao fundo do berço e o cobertor deve ser entalado em três lados ou debaixo das axilas, para reduzir o risco de tapar a cabeça.

Em geral, as crianças devem estar vestidas de forma adequada para o meio ambiente onde estão, não ter mais do que uma camada extra do que um adulto usaria para se sentir confortável. Da mesma forma, a temperatura do ar deve ser ajustada para ser cómoda para um adulto: entre 18ºC e 21ºC, é o ideal.

Um bebé quando está quente demais transpira ou a pele do peito fica muito quente ao toque. Se optar por ventilar o espaço, nunca direcione o aparelho para o rosto da criança.

Chucha só a partir das três semanas, mas sem fitas

Embora se desconheça o motivo, o uso de chucha na hora de ir dormir protege contra a morte súbita, mesmo que caia da boca do bebé. As chuchas não devem ser introduzidas nas primeiras três a quatro semanas, para não prejudicar a amamentação, mas pode usá-las até ao primeiro ano de idade. Tenha atenção às fitas de chucha, devido ao risco de estrangulamento.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.