Notícias

Portugueses de carteira vazia

As despesas com habitação foram as que mais agravaram o orçamento das famílias em 2023. Ainda assim, a situação financeira dos portugueses, no geral, melhorou ligeiramente. Conheça as conclusões do Barómetro da DECO PROteste.

20 março 2024 Exclusivo
Casal português a fazer contas em frente a um computador

iStock

A esmagadora maioria (75%) dos quase sete mil inquiridos, que, em 2023, participaram no inquérito anual da DECO PROteste, respondeu ter dificuldades para pagar as contas. Em situação crítica estão 7% das famílias. A crise na habitação terá sido responsável pelo maior aperto financeiro das famílias no último ano, retirando o magro alívio proporcionado pela descida da inflação.

Com efeito, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro média em 2023 foi de 3,612%, contra 1,084% no ano anterior. Não surpreende, por isso, que quase 28% das famílias tenham problemas em pagar o empréstimo junto do banco. O mesmo acontece com 23% dos inquilinos para pagar a renda da casa.

Os encargos com habitação, educação e atividades de lazer foram os que sofreram um acréscimo de dificuldade face a 2022. Os restantes caíram.

Ainda que tenha baixado de 7,9%, em 2022, para 4,3%, em 2023, a inflação continua a impactar negativamente um número considerável de portugueses. Quase nenhuma família escapou ao efeito da inflação na hora de pagar as contas. Cerca de um terço (31%) revela sentir "muito mais" dificuldades em pagar as despesas essenciais, e 4% referem mesmo que é missão impossível. Apenas uma minoria (6%) não sofreu impacto com a subida dos preços dos bens. As despesas de educação, em particular as relacionadas com o ensino superior, também se agravaram para 30% dos portugueses.

Além dos encargos com habitação e educação, o Barómetro da DECO PROteste avaliou a capacidade de os agregados familiares fazerem face às despesas de alimentação, lazer, mobilidade e saúde. Com vista a refletir a realidade nacional, as 6734 respostas ao questionário de 2023 foram ponderadas por género, idade, região e habilitações literárias. Conheça as conclusões em detalhe do Barómetro DECO PROteste.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.