Dicas

Cuidados a ter nos destinos tropicais

Um destino tropical pode esconder condições sanitárias deficientes e bactérias, parasitas ou vírus a que o nosso organismo não está habituado. Daqui podem resultar diarreias incómodas ou até doenças graves como malária ou febre amarela. Veja os cuidados a ter num destino tropical.

24 julho 2024
Mãe e filho na piscina ao pôr do sol

iStock

O maior risco espreita nos países de África, Ásia, América do Sul e Médio Oriente. Pelo menos um mês antes de partir é importante ir a uma consulta do viajante. Nesta consulta recebe informação sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja:

  • vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal;
  • informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem;
  • aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo;
  • informações sobre assistência médica, riscos de acidentes e segurança ou outros nos destinos para onde viaja.

A maioria destes destinos exige a vacina da febre amarela. A vacina para a hepatite A, entre outras, poderá ser aconselhada, caso não seja imune à doença. As grávidas e crianças, pessoas com problemas cardiovasculares ou respiratórios, diabéticos ou com o sistema imunitário debilitado (por exemplo, com sida) exigem cuidados especiais. No regresso da viagem, se tiver febre ou diarreia, indique ao médico o local das suas férias.

10 recomendações para os destinos tropicais

No Portal das Comunidades, encontra bons conselhos para os viajantes. Como prevenção, há algumas recomendações que deve seguir.

  • Beba somente água engarrafada.
  • Use água engarrafada ou fervida para lavar a cara e os dentes.
  • Não tome refrescos com gelo.
  • Coma a fruta descascada.
  • Evite marisco, alimentos crus ou mal passados, saladas e vegetais não cozinhados.
  • Use vestuário com mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados, a partir do entardecer, para se proteger das picadas de insetos. Verifique o interior dos sapatos antes de os calçar, para evitar surpresas desagradáveis. Evite produtos de higiene ou cosméticos muito perfumados, pois os cheiros intensos atraem os mosquitos. Proteja as zonas expostas do corpo com repelente de insetos com a substância DEET e renove a aplicação a cada quatro horas. Considere a hipótese de dormir com uma rede mosquiteira impregnada com inseticida. Pulverize o quarto de manhã, antes de sair. 
  • Leve um estojo de primeiros socorros com um antissético, pensos rápidos e ligaduras.
  • Não se esqueça de protetor solar, repelente de insetos e soluções reidratantes. Nalguns locais, alguns filtros solares dos protetores solares não são permitidos. Por exemplo, no Palau e no Havai não é permitido usar protetores solares com oxibenzona. Confirme a lista de ingredientes. Leve também preservativos, pois alguns países têm uma elevada taxa de doenças sexualmente transmissíveis (sida e hepatite B, por exemplo).
  • Leve analgésicos e medicamentos que habitualmente toma, caso sofra de uma doença crónica. É aconselhável ter uma receita médica em inglês para os seus medicamentos habituais. Fale com o seu médico sobre a necessidade de um antidiarreico e de medicamentos antimaláricos.  
  • Evite o contacto direto com animais domésticos em zonas onde exista raiva, assim como todos os animais selvagens ou em cativeiro.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.