Dicas

Como tratar e prevenir escaldões

As queimaduras solares provocadas pela exposição ao sol são passageiras, mas não outros problemas a longo prazo, como o cancro da pele. Não deixe que o desejo de se bronzear rapidamente fale mais alto, relegando a saúde para segundo plano.

18 março 2024
Mulher de costas com pele bronzeada em frente à praia; na zona do ombro, com creme branco tem um ponot de esclamação desenhado

iStock

As queimaduras solares (ou eritema solar) são provocadas pela exposição excessiva ao sol. Podem variar consoante o tipo de pele, a altura do dia, o tempo e o local de exposição. Se estiver na praia, o perigo é maior, pois a areia reflete os raios solares.

Consequências dos escaldões

Se a pele ficar vermelha e quente, trata-se de uma queimadura ligeira ou moderada. Quando é grave, causa dor e pode levar à formação de bolhas. Se atingir uma grande área, pode provocar dor de cabeça, febre e náuseas. Se mais de 15% do corpo for atingido, convém consultar um médico. 

Comece por refrescar a pele com uma esponja molhada em água fria, tome um banho frio ou aplique uma compressa igualmente fria na zona afetada. Não utilize água gelada. Beba muitos líquidos para arrefecer e evitar a desidratação. Aplique um creme hidratante – pode ser a loção corporal que usa habitualmente – ou vaselina para manter a pele fria e húmida. Evite produtos com perfume. Não é necessário comprar um creme dito after sun. Evite o uso de loções com benzocaína ou lidocaína, pois podem aumentar a irritação da pele. Em caso de dor, pode tomar medicamentos analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol.

Um escaldão muito extenso, com bolhas dolorosas ou pele inchada, associado a tonturas, dores de cabeça e sensação de enjoo, deve ser visto por um médico. O mesmo se recomenda se tiver febre, arrepios, comichão e olhos sensíveis à luz.

No caso das crianças, o escaldão pode ser mais perigoso, atingir zonas mais profundas e ser mais incomodativo. Por isso, se o bebé tiver menos de um ano, vá imediatamente ao médico. A queimadura solar deve ser vista como uma urgência. A partir do primeiro ano de vida, contacte o médico se a criança tiver dores fortes, bolhas ou febre ou se estiver muito “mole”. Certifique-se de que ela não coça ou rebenta as bolhas, para limitar o risco de feridas e infeções. Para aliviar a dor e o calor, pode dar-lhe um banho frio (não gelado) ou cobrir a zona com um pano húmido. Dê água ou sumo à criança, para evitar a desidratação.

6 dicas para prevenir escaldões

É necessário cuidado na exposição ao sol para que receba os benefícios e evite os riscos de uma exposição excessiva.

  1. Quando for à praia, evite as horas de maior calor, entre as 11h00 e as 17h00.
  2. Use um protetor solar com fator mínimo de 30, mesmo com o céu nublado. Aplique-o a cada duas horas e quando for à água.
  3. Alguns medicamentos podem aumentar a sensibilidade ao sol. Tenha cuidado se tomar antibióticos ou analgésicos como o ibuprofeno, por exemplo.
  4. Não se exponha durante muitas horas seguidas ao sol. Movimente-se e molhe-se frequentemente e não adormeça ao sol, para evitar escaldões e queimaduras.
  5. A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioleta do que a dos adultos. Muitos cancros de pele têm origem em escaldões durante a infância.
  6. Depois de aplicar o protetor, ponha um boné e vista uma t-shirt seca aos mais pequenos (as molhadas deixam passar mais facilmente os raios ultravioleta). Até aos seis meses, não leve sequer os bebés para a praia, porque a sua pele é demasiado sensível.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.