Dicas

Como gerir o espaço na Google Drive

Saiba como proceder quando a Google Drive começa a ficar com pouco espaço e não pretende pagar para conseguir armazenar mais ficheiros.

26 junho 2024
Ícone do Google drive

iStock

Quando se cria uma conta Google, essencial para usar o Gmail ou dispositivos Android, por exemplo, fica-se automaticamente com acesso à Google Drive. Trata-se de uma plataforma de partilha de ficheiros que também permite armazenar informação na nuvem (cloud), sendo postos à disposição dos utilizadores 15 GB de capacidade. Na Google Drive é possível guardar qualquer tipo de ficheiros, desde simples documentos a fotos e vídeos.

Contudo, desde dezembro de 2023 que as cópias de segurança (backup) do WhatsApp também passaram a ser contabilizadas para os 15 GB do plano gratuito da conta Google. O problema é que, em geral, são ficheiros com mais de 1 GB, por incluírem fotos e vídeos, o que pode sobrecarregar o espaço disponível. Na verdade, a Google procura, deste modo, incentivar a adesão aos planos pagos de armazenamento, que variam entre os 1,99 euros e os 9,99 euros mensais, consoante a capacidade: 100 GB ou 2 TB, respetivamente.

Se recebeu um e-mail a informar que o espaço na Google Drive está prestes a atingir o limite de 15 GB, e não pretende pagar para conseguir mais espaço, na prática, tem duas opções. Uma passa por apagar ficheiros repetidos ou de que já não precisa ou, em alternativa, gravá-los noutro local, como um disco rígido externo. A segunda possibilidade é deixar de gravar na Drive o backup do WhatsApp. O inconveniente é perder o histórico das conversas, caso lhe roubem ou perca o telemóvel. Fique a saber os passos a dar para libertar espaço.

Veja o teste a telemóveis

Como libertar espaço na Drive

Comece por verificar a capacidade de armazenamento da Google Drive, para saber se tem de libertar espaço. Aceda à Drive (drive.google.com) e vá a Armazenamento, para ficar a par de todos os ficheiros guardados e do espaço que ocupam. Verifique os ficheiros e elimine os que já não quer. Se tiver pouco espaço na Drive, pode gravar aqueles que pretende num disco rígido externo, por exemplo.

  • Ao carregar em Libertar espaço, surgem pastas com indicação de ficheiros que pode apagar, como spam, ficheiros pesados (como vídeos) ou e-mails com anexos grandes. Pode rever os ficheiros e apagar o que não interessar. Aqueles que pretende guardar, pode sempre gravar num outro suporte, sobretudo se ocuparem muito espaço. Mas só precisa de o fazer se tiver pouco espaço na Drive.
  • No caso de fotografias e vídeos, embora possa tratar de tudo no Google Drive, é mais simples fazê-lo no Google Fotos (photos.google.com). No ecrã principal, aparecem ordenados os vídeos e as fotografias. Para apagar o que não interessa, clique em Armazenamento, do lado esquerdo. A ferramenta identifica as fotos e os vídeos grandes, as imagens desfocadas, as de outras apps (como WhatsApp ou Instagram) e as capturas de ecrã. Estes filtros ajudam a encontrar o que pode apagar.
  • Por fim, verifique se o backup das fotos está a ser feito na Qualidade original ou na Poupança de armazenamento. É aconselhável usar sempre a segunda opção, porque a perda de qualidade é quase impercetível, e, neste modo, as imagens ocupam menos espaço. No ecrã principal do Google Fotos, vá no canto superior direito a Definições > Qualidade das cópias de segurança de fotos e vídeos e selecione Poupança de armazenamento.

Como alterar o backup do WhatsApp

Para que a cópia de segurança do WhatsApp não ocupe muito espaço na Drive, a alternativa é guardá-la apenas no telemóvel, desativando o backup. Contudo, se o dispositivo avariar, se o perder ou se for roubado, fica sem o histórico das conversas. Já se trocar de smartphone, consegue transferir a cópia de segurança das conversas para o novo aparelho sem problemas. Siga os passos para mudar o destino do backup ou para tornar a cópia menos pesada.

  • Aceda ao separador Armazenamento, na Google Drive. No canto superior direito, em Cópias de Segurança, consegue ver o backup do WhatsApp e decidir se pretende desativar as cópias de segurança para a conta Google. Recupera, de imediato, alguns gigabytes de armazenamento.
  • Outra opção para poupar espaço passa por definir a não-inclusão de vídeos na cópia de segurança, visto serem ficheiros que, em geral, são mais pesados e, por isso, requerem mais espaço de armazenamento. Esta alteração tem de ser feita na aplicação do WhatsApp, no telemóvel. Abra a aplicação e aceda a Definições > Conversas > Cópia de Segurança. Desmarque a opção Incluir vídeos. De imediato, verá a diferença no tamanho do ficheiro.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.