Notícias

Pudim de ovos com aromas e aditivos

O pudim de ovos já feito apresenta‑se com ingredientes que não constam da receita tradicional, como aromas e aditivos. Pode comer? Pode. Mas não abuse.

26 janeiro 2024
3 pudins de ovos em pires, sobre uma mesa com uma colher ao lado - alusão a pudins de ovos embalados

iStock

As versões embaladas do pudim de ovos, de caseiro, já pouco têm. Nalgumas abundam ingredientes estranhos à despensa de casa, como aromas, aditivos, xaropes (de glicose, por exemplo) ou fibras alimentares, como inulina, para engrossar o pudim. A DECO PROteste comprou 13 embalagens de pudim de ovos e analisou as várias informações do rótulo: ingredientes, declaração nutricional e tamanho da porção individual. Com base nestas, verificou se havia aditivos e calculou o Nutri‑Score. O grau de processamento, através do número de ingredientes ultraprocessados, foi também levado em conta.

Qual o melhor pudim de ovos?

O açúcar surge em terceiro lugar na lista de ingredientes, a seguir ao leite e ao ovo. É, pois, uma sobremesa calórica. 

Pudins de ovos com muito açúcar

Para conhecer o valor nutricional e a composição do pudim de ovos, consultaram‑se minuciosamente as informações dos rótulos. A partir da lista de ingredientes e da declaração nutricional, na qual constam os nutrientes e o peso de cada um, calcula‑se o Nutri‑Score, que traça uma avaliação nutricional global. Este algoritmo incorpora os nutrientes a limitar, ou os pontos negativos. Por exemplo, valor energético, gorduras saturadas, açúcares e sal. Já os nutrientes que conferem pontos positivos centram‑se na percentagem de fruta, nos legumes e leguminosas e nos teores de fibra e de proteína.

Os teores de gordura saturada e do sal dos pudins de ovo não são globalmente elevados. Porém, os teores de açúcar são consideráveis num doce que, naturalmente, é pobre em fibra. Os pudins analisados fornecem, em média, 145 kcal por 100 g, quase sempre coincidente com o peso de cada unidade. A maioria (60%) dessas calorias tem origem nos açúcares.

Em termos nutricionais, a grande maioria dos pudins de ovos ficam algures no meio, ou seja, numa classificação aceitável. Na escala de classificação do Nutri-Score, coincide com a letra C. 

Nove pudins com aditivos

A lista de ingredientes contém aditivos? Quais? E são seguros? A ferramenta da DECO PROteste serviu de base ao escrutínio dos aditivos adicionados aos pudins de ovos. Apenas quatro dispensam aditivos. Os nove pudins de ovo que os tinham concentraram alguns dos pouco recomendáveis, como amido modificado, carboximetilcelulose, mono e diglicéridos de ácidos gordos e fosfato de sódio. Os fabricantes utilizam estes "ingredientes" para, por exemplo, estabilizar, emulsionar ou espessar.

O consumidor comum dificilmente terá aromas, amido modificado ou xaropes de glicose e frutose na despensa, para acrescentar às receitas de doçarias caseiras. Aquelas substâncias são aromatizantes, aditivos e ingredientes ultraprocessados. A consequência é que os produtos aos quais se acrescentam ficam mais distantes dos confecionados com ingredientes simples.

Um dos sinais de que o alimento é mais processado é precisamente a extensão da lista de ingredientes. Desconfie, portanto, se a dimensão da lista exige muito tempo de leitura. Em geral, significa um maior grau de processamento, ou de mais aditivos.

Em contrapartida, nenhum dos produtos analisados contém edulcorantes, que pertencem igualmente à classe dos aditivos, exceto o pudim de ovo sem açúcares adicionados. 

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.