Notícias

Pudim flan com sabor artificial

Aditivos e aromas não faltam aos 14 pudins flans analisados. As fórmulas usadas estão longe dos ingredientes de uma receita caseira.

26 janeiro 2024
Embalagem de pudim flan

iStock

Conservados nos expositores refrigerados das lojas, os pudins flans já feitos não levam ovos. E há fabricantes a acrescentar natas. A pouca aproximação à fórmula caseira é visível nos aditivos e nos aromas adicionados. O pudim industrial alimenta-se de substâncias não usadas nos preparados de casa. Integra ingredientes, como o xarope de glucose-frutose, lactose, proteína láctea ou amido modificado de milho. E todos eles denunciam um maior grau de processamento. 

Para avaliar os 14 pudins flans embalados à venda nos supermercados, a DECO PROteste, a par da lista de ingredientes, da declaração nutricional e do tamanho da porção individual, verificou se havia aditivos e calculou o Nutri‑Score. Através da contabilização dos ingredientes ultraprocessados, averiguou ainda o grau de processamento. A face mais preocupante é a constatação de que nenhum deles escapa a aditivos, muitos deles não propriamente inócuos.

Qual o melhor pudim flan?

O pudim flan perfaz, em média, 100 kcal por 100 gramas, precisamente o peso de cada copo. Uma fatia respeitável dessas calorias – 67% – deve-se aos açúcares. O restante provém da gordura e das proteínas. Destes elementos, redunda uma classificação aceitável – C na escala Nutri-Score – para todas as marcas estudadas. 

Aditivos em todos os pudins flans

A leitura da lista de ingredientes diz-nos que todos os fabricantes incluíram aditivos nos produtos. Para avaliar a sua segurança, recorreu-se à ferramenta da DECO PROteste. A maioria dos pudins flans contêm aditivos pouco recomendáveis. Por exemplo, amido modificado, carboximetilcelulose, mono e diglicéridos de ácidos gordos e fosfato de sódio. A eles os fabricantes recorrem para obter um efeito estabilizador, emulsionante ou espessante. Em contrapartida, nenhum contém edulcorantes, igualmente aditivos.

Ingredientes muito processados

A DECO PROteste procurou ainda ingredientes ultraprocessados, ou seja, que não fazem parte das compras de uma despensa caseira e refletem um maior grau de transformação dos produtos. Incluem aromas, amido modificado, xaropes, alguns aditivos, tal como referido pelo sistema NOVA (que classifica os alimentos em quatro categorias, pelo grau de transformação a que foram sujeitos). Os produtos aos quais se acrescentam estes ingredientes ultraprocessados distanciam-se muito dos confecionados com ingredientes simples. O pudim flan é bastante processado. Para o constatar, basta consultar as longas listas de ingredientes destes produtos. Extensas listas são sinónimo, em geral, de um maior grau de processamento ou de mais aditivos.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.