Teste a cadeira de crianças

Como escolher a cadeira auto

Ajudamos a escolher o modelo mais adequado em cada idade

As cadeiras de criança podem estar organizadas segundo o peso ou a altura da criança e são fundamentais para garantir a segurança dos mais pequenos em caso de acidente. Ajudamos a escolher a melhor cadeira e a decifrar os sistemas de segurança.

Guia de compras

Principais características

As crianças têm de viajar em cadeira até aos 12 anos ou até atingirem os 135 cm de altura, bastando cumprir um destes critérios. Para escolher o modelo ideal entre a imensa variedade disponível no mercado, saiba que as cadeiras auto estão divididas em vários grupos, que podem estar organizados de acordo com o peso da criança ou com a sua altura.

Se a homologação da cadeira respeitar a norma europeia ECE R44, as cadeiras estão organizadas de acordo com o peso da criança, em grupos 0, 0+, 1, 2 e 3.

À medida que vai crescendo, a criança terá de passar, pelo menos, por dois modelos de cadeira: uma dos grupos 0 ou 0+ (o típico "ovo") e outra do grupo 1/2/3. Se tiver dois ou mais filhos com pouca diferença de idade, pode ser preferível, ultrapassado o modelo 0 ou 0+, optar por cadeiras de grupos intermédios (1 e 2/3), para servir todas as crianças. São modelos mais caros, mas ganha em segurança.

Já se a homologação seguir a norma ECE R129, as cadeira estão segmentadas de acordo com a altura da criança, em centímetros. São os chamados modelos i-Size, organizados por intervalos de alturas (por exemplo, dos 67 aos 105 centímetros). Estes intervalos podem, no entanto, variar de marca para marca.

Seja na homologação por peso ou por altura, quase todas as cadeiras podem ser vendidas com e sem Isofix, o sistema de encaixe que permite a fixação da cadeira à estrutura do veículo. No caso das cadeiras i-Size, o recurso ao sistema Isofix é obrigatório em todos os modelos, exceto nas cadeiras "ovo", pois como a fixação ao assento é feita através de uma base, podem ser usadas com o sistema de fixação dos cintos do carro quando essa base não está disponível.

Quando a criança sai do “ovo” e passa a viajar sentada, pode fazê-lo inicialmente no sentido contrário ao da marcha, caso tenha uma cadeira com essa possibilidade de instalação, o carro permita e enquanto o bebé conseguir manter as pernas esticadas e confortáveis. Esta posição, teoricamente, é mais segura em caso de colisão frontal, mas como os acidentes se dão com componentes de forças com diversos sentidos, só através de uma avaliação global do desempenho de segurança das cadeiras se pode ditar qual o modelo que melhor segurança proporciona à criança.

É também admissível que a criança fique mais agitada quando viaja de costas, obrigando a uma interação constante com o adulto, que pode distrair-se mais durante a condução. A este facto acrescem ainda os possíveis enjoos, que são mais frequentes quando se viaja de costas.

Por tudo isto, há que ponderar bem a altura ideal para voltar a criança para o sentido da marcha, se tal contribuir para uma viagem mais tranquila e segura.

Quando as crianças já são crescidas, sempre que possível, opte pela versão cadeira, ao invés da versão sem costas. A opção por banco elevatório só deve acontecer quando a viagem em cadeira já se revela demasiado desconfortável para a criança e esta ainda não tem altura suficiente para o cinto passar no ombro, ao invés do pescoço.

Antes de comprar uma cadeira auto para o seu automóvel, consulte os resultados do nosso teste, porque recomendar um sistema não é garantia de segurança, já que a qualidade de construção pode comprometer o que a teoria indica como bons níveis de segurança. Sempre que possível, peça à loja para experimentar um exemplar da cadeira no seu carro, até porque há modelos que encaixam melhor em determinadas marcas de viaturas.

Voltar ao topo

Instalar a cadeira auto

Na loja, verifique a compatibilidade da cadeira com o automóvel e experimente-a. Após instalar segundo as instruções, confirme se o sistema fica estável e encaixa bem no assento do carro, tanto ao nível da base como das costas da cadeira, que devem apoiar-se em toda a altura nas costas do banco.

Veja o nosso vídeo com dicas para escolher e instalar a cadeira.

Voltar ao topo

As cadeiras segundo o peso

Grupos 0 e 0+

Desde recém-nascido até aos 10 ou 13 quilos, respetivamente. Estes modelos são instalados no sentido inverso ao da marcha do veículo, virados para o banco do automóvel. A criança é presa com o cinto da cadeira, e esta, por sua vez, com o cinto do veículo. A cadeira pode ainda ser encaixada numa base fixa com o cinto do veículo ou com as fixações Isofix. As cadeiras deste grupo só podem ser instaladas no banco da frente se o airbag estiver desligado, pois em caso de colisão, o airbag poderia ativar-se e bater na cadeira com muita intensidade, tornando-se fatal para a criança.

Grupo 1

Dos 9 aos 18 quilos. Neste grupo, há cadeiras que podem ser instaladas viradas para a frente, outras viradas para trás e muitas permitem viajar em ambas as posições. Também existem diferenças sobre o sistema de proteção. Em algumas cadeiras, a criança é presa com o cinto da cadeira e esta é presa com o cinto do carro ou encaixada nas fixações Isofix. Outras não têm cinto e a criança fica presa com uma almofada, sendo esta, por sua vez, segura com o cinto do carro.

Não podemos dizer que um sistema é melhor do que o outro. Teoricamente, viajar de costas é mais seguro numa colisão frontal, tal como o sistema Isofix é aquele que confere melhor fixação. Mas, na prática, nem sempre é assim. Só depois de testes de colisão é possível confirmar o desempenho e o nível de segurança da cadeira. O nosso conselho: veja os resultados dos nossos testes antes de comprar.

Grupo 2/3

Dos 15 aos 36 quilos. Neste grupo, os modelos são mais ligeiros, e o cinto de segurança do carro é utilizado para segurar a criança e a cadeira ao mesmo tempo. Estes modelos têm costas destacáveis, mas o apoio das costas e da cabeça garante maior segurança em caso de colisão lateral e é útil caso a criança adormeça na viagem. Quando a criança já não fica bem encaixada na cadeira, pode retirar o apoio de costas e utilizar apenas o banco elevatório. Este é indispensável para garantir que o cinto passa na zona do ombro em vez de trilhar o pescoço.

Grupo 1/2/3

Dos 9 aos 36 quilos. É possível comprar cadeiras do grupo 1/2/3 que asseguram um bom nível de proteção a crianças de pesos tão diferentes. Os modelos com uma almofada à frente e uma base reclinável, que se retira quando a criança cresce, conferem conforto e boa proteção aos mais novos. Quando atingem cerca de 15 quilos, aqueles acessórios são retirados e a cadeira passa a ser idêntica às do grupo 2/3.  

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre cadeiras auto.

Quais as cadeiras com melhor desempenho nos testes de segurança, incluindo colisões laterais e capotamento?

Os ensaios realizados só contemplam as colisões frontal e lateral. O capotamento é um tipo de acidente que não simulamos. No nosso comparador encontra os modelos mais seguros e, ao considerar os preços, os que apresentam a melhor relação entre a qualidade e o preço.

As cadeiras com Isofix são mais seguras?

Em teoria, o sistema Isofix garante mais segurança do que o clássico de fixação com o cinto do carro. Mas, como é demonstrado nos nossos testes a cadeiras auto, nem sempre as cadeiras com Isofix conseguem melhor desempenho.

Quanto deve pesar o ovo?

O peso difere muito de um modelo para outro, pois depende das opções construtivas do fabricante. Este é um dos pontos que avaliamos nos nossos testes comparativos e que consideramos muito relevante, sobretudo nos modelos do grupo 0/0+. Estas cadeiras são também usadas para o transporte fora do automóvel, o que obriga a que sejam, com frequência, colocadas e retiradas do mesmo. Devido a esta necessidade de transporte, quanto mais baixo for o peso, melhor. Mas, nos resultados dos nossos testes, existem outros fatores que contribuem para a avaliação global. Os resultados das colisões (lateral e frontal) são os mais importantes e os que têm mais peso.

Como colocar a cadeira auto?

O modo de colocação da cadeira no carro varia consoante o modelo. Comece por verificar, na loja, se a cadeira é compatível com o seu carro. Siga as instruções que estão no manual e na cadeira.

Voltar ao topo