COMUNICADO

DECO PROTESTE apoia petição para tornar o Nutri-score obrigatório na Europa

16 outubro 2019
Nutri-score

No dia Mundial da Alimentação, a DECO PROTESTE, em conjunto com várias associações de consumidores europeias, promove a iniciativa de cidadania europeia PRO NUTRI-SCORE, para exigir ação à Comissão Europeia. 

Precisamos de um milhão de assinaturas, incluindo 15.750 em Portugal, para sermos ouvidos. Pedimos aos consumidores portugueses que apoiem um Nutri-score europeu assinando esta petição.

Muitos consumidores não entendem as informações nos rótulos dos alimentos vendidos nos supermercados, ou não têm tempo para os ler, o que dificulta a escolha de produtos saudáveis. Não é por acaso que os problemas de excesso de peso e obesidade se estão a tornar cada vez mais preocupantes em Portugal, na Europa e no mundo.

O Nutri-score ajuda os consumidores a reconhecer rapidamente os produtos nutricionalmente mais interessantes. É por isso que queremos que seja obrigatório a nível europeu e que os consumidores nos ajudem a atingir este objetivo assinando a petição. 

O Nutri-score pretende ajudar as escolhas alimentares dos consumidores, assinalando o valor nutricional dos produtos permitindo identificá-los no momento da compra. 

É representado por um logótipo retangular, na frente dos rótulos, dividido em cinco cores (verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho), ligadas às letras A (para a melhor pontuação) a E (para a pior). 

Este sistema de rotulagem tem em conta parâmetros que atribuem pontos “positivos”, como o teor em fibras, proteínas, fruta, legumes e frutos secos, e pontos “negativos”, como o teor em ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias. Daqui resulta uma avaliação da qualidade nutricional global de um alimento. 

O Nutri-score foi adotado em França em 2016, onde foi integrado num grande estudo de comportamento de compra, tendo-se revelado mais eficaz que outros sistemas de rotulagem simplificada, como por exemplo, o semáforo nutricional ou o sistema nórdico. 

Por ser mais fácil de compreender, o Nutri-score melhora significativamente a qualidade nutricional do carrinho de compras. Além disso, pode contribuir para a reformulação nutricional dos produtos pelos fabricantes.  

Embora o Nutri-score seja agora a rotulagem oficial em França e na Bélgica, continua a ser opcional, razão pela qual poucos fabricantes a usam nos seus produtos.

É por isso que, em conjunto com outras organizações europeias de consumidores, a DECO PROTESTE pede à Comissão Europeia que a torne obrigatória a nível europeu. Precisamos de um milhão de assinaturas, das quais 15.750 em Portugal, para que a Comissão seja obrigada a examinar este pedido.