DECO PROTESTE estende atendimento a 120 mil consumidores surdos

31 março 2021
linguagem gestual

A Organização de Defesa do Consumidor aderiu ao Serviin e abre agora um canal privilegiado de comunicação para a comunidade surda.

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, criou uma parceria digital que permite o atendimento a consumidores surdos ou com alguma deficiência auditiva. Com este novo serviço, a comunidade vai poder, tirar dúvidas e conhecer os seus direitos enquanto consumidores, e formalizar queixas sobre produtos e serviços que se enquadrem como relações de consumo.

Embora o acesso ao atendimento da DECO PROTESTE possa ser realizado por e-mail, a parceria com a Serviin irá permitir à organização um contacto mais próximo com os seus subscritores - um novo canal que será utilizado pela DECO PROTESTE para a defesa dos direitos dos consumidores surdos em Portugal.

Segundo Rita Rodrigues, Responsável pelas Relações Institucionais da DECO PROTESTE, este novo canal permite “acompanhar uma comunidade de 120 mil pessoas surdas e de 530 mil com qualquer tipo de deficiência auditiva, dando acesso a uma diversidade de apoios prestados por profissionais qualificados.” Rita Rodrigues afirma que “esta plataforma tem como objetivo promover a tomada de decisões mais informadas num momento em que atravessamos uma fase caracterizada por muitas dúvidas e incertezas no que diz respeito á proteção dos direitos dos consumidores. O simples facto de podermos de forma direta e no momento esclarecer uma questão, por exemplo relacionada com um apoio social, pode fazer toda a diferença”.

O Serviin é o serviço de vídeo-interpretação que utiliza um telefone 3G/4G, ou outro dispositivo online através do portaldocidadaosurdo.pt. O atendimento é prestado por intérpretes licenciadas(os) em Língua Gestual Portuguesa e com experiência profissional em diferentes instituições. Os intérpretes fazem o atendimento ao consumidor por vídeo chamada, contactam a DECO PROTESTE e intercalam a comunicação entre a pessoa e a organização de defesa do consumidor.

O novo serviço de atendimento da DECO PROTESTE funcionará todos os dias úteis, entre as 9 e as 18h e será exclusivo para subscritores da organização.

Para mais informações contacte:

Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
Catarina.nevoa@BCW-global.com