Promover atividade física e apoiar a Academia do Johnson ao mesmo tempo? É possível e explicamos como

16 maio 2023
crianças a correr num jardim

Cada minuto de atividade física praticado e registado na plataforma FitMap será convertido num donativo de 5 mil euros para a Academia do Johnson.

A DECO PROTESTE e a plataforma FitMap estão a promover um desafio solidário que visa incentivar a prática de atividade física regular e, ao mesmo tempo apoiar a missão da Associação Academia Johnson Semedo.

O desafio é simples: trocar minutos de atividade física por um donativo monetário para a Academia do Johnson, ou seja, se, em conjunto, os utilizadores do FitMap conseguirem atingir um total de 10 mil horas de atividade física, nos meses de maio e junho, a DECO PROTESTE irá doar 5 mil euros à associação.

Este donativo irá assegurar pelo menos 70% das despesas da equipa de infantis de futsal da associação durante a época desportiva de 2023/2024. O valor será investido em equipamento, aluguer de pavilhões para treinos das crianças, inscrições dos jogadores nas competições da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) e transportes para os jogos.

A Academia Johnson é uma organização não-governamental, localizada no bairro do Zambujal, na Amadora, e tem como propósito prevenir situações de risco junto de crianças e jovens através do desporto, com atividades como o futsal e as artes marciais.

Qualquer utilizador do FitMap pode participar na iniciativa, sem necessitar de se inscrever. Precisa apenas de registar a atividade física, que será automaticamente considerada e contabilizada para o Desafio Solidário Academia do Johnson. Cada utilizador pode contribuir com um total de 40 horas, ou seja, 20 horas por mês.

Os portugueses estão entre os europeus que menos praticam exercício físico com regularidade. Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no mínimo, 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para obter ganhos para a saúde e o bem-estar, o equivalente a cerca de 20 horas por mês.

O desafio solidário Academia do Johnson, promovido pela DECO PROTESTE e o FitMap, tem assim um duplo objetivo: colocar os portugueses a praticar atividade física, e ao mesmo tempo contribuir para uma causa e instituição que aposta, todos os dias, na transmissão de valores de cidadania, justiça, equidade, liberdade, solidariedade e autorrealização.

Podem ser consultadas mais informações aqui.