Dicas

3 dicas para tirar o melhor partido da air fryer

A ideia é confecionar maior variedade de pratos, que habitualmente faz no forno? Pode usar a air fryer, que também é mais fácil de limpar e consome menos energia. Um livro de receitas, saber como preparar os alimentos e fazer bem a limpeza são elementos úteis para manter a fritadeira a ar quente a funcionar.

Grande plano de mão a segurar numa pinça e a virar alimentos no cesto de uma airfyer

iStock

Se está decidido a investir numa destas fritadeiras, certifique-se de que tem espaço suficiente. O equipamento pode não ser grande, mas é mais um apetrecho na bancada. Quando em funcionamento, deve estar afastado da parede ou de outras barreiras à circulação do ar.

Regra geral, os aparelhos são fáceis de utilizar e não obrigam a grande destreza, mas há características que melhoram a experiência. É o caso do visor na tampa, que permite acompanhar o cozinhado sem abrir. 

1. Usar o livro de receitas

livro de receitas é útil, sobretudo, nas primeiras utilizações, enquanto o consumidor não conhece bem o modo de funcionamento. Caso o aparelho não o inclua, existem vários livros de receitas específicas para air fryer, bem como sites com receitas e vídeos. Antes de começar a usar o equipamento, verifique as instruções do fabricante, sobretudo no que respeita à temperatura, à quantidade de alimentos e ao tempo de cozedura. Com a experiência, começará a adaptar estas variáveis ao seu gosto. 

Siga ou não o livro de receitas, lembre-se de que não deve consumir alimentos demasiado fritos (escuros) ou queimados.

2. Preparar alimentos crus e congelados

As fritadeiras a ar são habitualmente usadas para cozinhar produtos pré-fritos, que já contêm alguma gordura. Se optar por produtos crus, convém salpicá-los ou pincelá-los com óleo ou azeite (se usar spray, ganha em uniformidade), para melhorar os resultados e o aspeto do prato. Pelo mesmo motivo, é aconselhável não encher demasiado o cesto (no máximo, até meio) e pré-aquecer o aparelho durante alguns minutos. Pode confecionar quase tudo o que faria no forno, adaptando quantidade, temperatura e tempo de cozedura.

Os congelados merecem acesso direto à fritadeira, sem descongelar, salvo se houver indicações em contrário. Vire ou mexa os alimentos, pelo menos, a meio da preparação, de modo a obter uma cozedura o mais uniforme possível. No caso da batata, é melhor fritar doses até 500 gramas, com o equipamento pré-aquecido a 180ºC. Já para os salgados congelados, como rissóis, croquetes ou pastéis de bacalhau, os resultados serão mais satisfatórios se optar por produtos pré-fritos indicados para preparar no forno.

3. Limpar e manter a air fryer

Logo antes de utilizar a air fryer deve limpá-la, seguindo à risca as indicações do fabricante.

Durante a confeção dos alimentos, a gordura libertada durante o processo acumula-se no fundo do recipiente, pelo que pode ser necessário limpar, por exemplo, entre a fritura de duas doses. Se forrar o cesto com papel vegetal consegue mantê-lo limpo durante mais tempo. Caso pretenda usar a máquina da loiça, veja se as peças podem aí ser lavadas.

Se não tiver, por exemplo, formas ou grelhas que caibam na gaveta ou tabuleiro da fritadeira, é possível comprá-las, nomeadamente, em lojas online. Basta fazer uma pesquisa num motor de busca e prestar atenção às dimensões. 

O aparelho deve ser instalado numa superfície plana e estável, e o cabo elétrico não deve ficar torcido.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.